Sulfato de Magnésio – Para que Serve, Dosagem e Precauções. Além disso, Sulfato de Magnésio é indicado para reposição dos níveis de magnésio, no tratamento de hipomagnesemia, edema cerebral, eclâmpsia, controle de convulsão em uremia aguda, tetania uterina, controle das arritmias cardíacas e intoxicação e envenenamento por bário, em adultos e crianças. O sulfato de magnésio é um composto extremamente importante para o organismo, sendo essencial em diversos processos bioquímicos e fisiológicos, ativando diversos sistemas enzimáticos.
O sulfato de Magnésio desempenha um papel importante na transmissão neuroquímica e na excitabilidade muscular, previne e controla convulsões, tem um efeito depressor no Sistema Nervoso Central e atua perifericamente produzindo e ajudando na vasodilatação. Após a sua administração, via intramuscular, atua no organismo cerca de uma hora após administração, e quando administrado por via intravenosa, tem um efeito quase imediato. Então, confira Sulfato de Magnésio – Para que Serve, Dosagem e Precauções.
Para que Serve Sulfato de Magnésio:
Para que Serve Sulfato de Magnésio: O sulfato de magnésio está indicado como laxante, sendo útil também contra azia, má digestão, deficiência de magnésio, limpeza da pele, unha encravada, dores musculares, artrite, flebites e fibromialgia.
Dosagem de Sulfato de Magnésio: O sulfato de magnésio deve ser tomado segundo indicações médicas e não deve passar da dose recomendada por dia, e também não deve ser utilizado por mais de 2 semanas.
Uso adulto: Para efeito laxativo intenso e imediado devem ser utilizados 15g de sal amargo em 1 copo de água.
Crianças com mais de 6 anos: Usar 5g dissolvidos num copo de água, ou segundo orientações do médico.
Composição do Sulfato de Magnésio: Solução de Sulfato de Magnésio 10% contém:
- Sulfato de magnésio heptaidratado 10 g
- Água para injeção 100 ml
- Solução de Sulfato de Magnésio 50% contém: Sulfato de magnésio heptaidratado 50 g
- Água para injeção 100 ml
Efeitos Colaterais do Sulfato de Magnésio: Alguns dos efeitos colaterais de Sulfato de Magnésio incluem vermelhidão, sede, baixamento da pressão arterial, baixo tônus muscular, diminuição da temperatura corporal, bloqueio da transmissão neuromuscular com depressão dos reflexos, redução da frequência respiratória e cardíaca ou colapso circulatório.
Precauções Para Sulfato de Magnésio: O tratamento prolongado deve monitorar as atividades do coração, pressão arterial, frequência respiratória, função renal, reflexos. Se necessário, a aplicação simultânea de preparações de cálcio deve ser administrado em uma veia diferente.
Doentes com disfunção renal grave não deve ser usado mais do que 20 gramas de sulfato de magnésio em 48 horas. O mesmo grupo de pacientes e é contra-indicada em pacientes com oligúria administração intravenosa rápida do fármaco.