O surto de gripe H3N2 têm gerado grande preocupação na população em geral, os casos de infecção, se disseminou este ano no hemisfério norte e atualmente se espalha pelo Brasil causando o aumento de hospitalizações.
Além disso, o aumento de casos de gripe no Brasil causado pelo vírus da influenza H3N2 tem gerado um novo alerta de possível surto de gripe H3N2, que já registrou mortes em alguns estados do país.
O vírus da gripe H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.
No entanto, os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. ((https://butantan.gov.br/noticias/saiba-como-diferenciar-os-sintomas-da-gripe-e-da-covid-19-em-meio-ao-surto-e-a-pandemia))
Tipos de vírus da gripe:
Ao todo existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.
Tipo A: A influenza tipo A pode infectar seres humanos, animais como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
No entanto, alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.
Tipo B: Infectam exclusivamente os seres humanos, este é um vírus circulante B que pode ser divididos em 2 principais grupos denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria.
Além disso, o vírus da gripe B não são classificados em subtipos.
Tipo C: infectam humanos e suínos, ele é detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.
Tipo D:
De acordo com o MS, a influenza D é um dos tipos de influenza que foi identificado nos Estados Unidos em 2011.
Além disso, este vírus infecta suínos e bovinos, porém ele não é conhecido por infectar ou causar a doença em humanos.((https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Influenza-Gripe))
Como evitar a propagação do surto de gripe H3N2:
A H3N2 é uma doença transmitida por via respiratória, porém a forma de evitar a propagação do surto de gripe H3N2 é semelhante a da covid-19. Portanto, quem consegue se proteger de uma, se protege da outra.
Entre os principais cuidados para prevenir da H3N2 estão: evitar aglomeração, utilizar máscara corretamente, manter os ambientes ventilados e lavar as mão com frequência.
Além disso, é importante também evitar abraços, aperto de mão e fique longe de pessoas que estão com sintomas gripais. ((https://www.saude.ce.gov.br/2021/12/29/h3n2-e-covid-19-infectologista-detalha-formas-de-prevencao-e-tratamento/))
Cuidados e prevenção do surto de gripe H3N2:
A prevenção e os cuidados para evitar o surto de gripe H3N2 deve ocorre o distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos com frequência.
Tome cuidado ao emprestar objetos pessoais como copos e colheres. É bastante importante ter uma alimentação saudável com alimentos ricos em vitaminas e nutrientes para aumentar a imunidade do corpo, também deve fazer exercícios físicos diariamente.