Sururu: O que é, para que serve, benefícios, receitas e como usar em diversas formas. Além disso, Os benefícios do sururu que todos devem saber pois ele possui um papel bastante destacado na culinária nordestina, em especial na baiana, maranhense, pernambucana e alagoana.
No estado do Alagoas, inclusive, os benefícios econômicos e culturais que o sururu traz fizeram com que o Conselho Estadual de Cultura de Alagoas declarasse o molusco como Patrimônio Imaterial.
Dentre os famosos pratos nordestinos feitos tendo o sururu como ingrediente principal destacam-se a moqueca e o caldo.
Sururu o que é?
O sururu é bastante semelhante à ostra e a maioria dos pratos feitos com ele utiliza o azeite de dendê que, assim como também é bastante utilizado na culinária nordestina. Quando utilizado querendo significar o molusco, pode ser substituído pela palavra mexilhão.
Já quando é utilizado com o significado de bagunça, muvuca ou confusão, pode ser substituído pelo termo “furdunço”, também uma gíria.
Valor nutricional
No sururu existem muitos nutrientes valiosos, vitaminas e minerais para o nosso corpo na preparação do seu menu diário contribuem para o bom funcionamento do seu corpo inteiro, do sistema nervoso e para os músculos. Então podemos dizer que o sururu é uma fonte de saúde.
A presença de Vitamina E o torna antioxidante, o seu elevado teor de vitamina B e ácido fólico impede anemia e ajuda a melhorar a visão e cuida da pele graças à Vitamina A. Tal como para os minerais, que pode encontrar magnésio, Sódio, potássio, ferro, Iodo e Cálcio.
Benefícios
Ajuda a tratar artrite
A pesquisa provou que os residentes da costa maori da Nova Zelândia, cuja dieta composta por sururu tinham menor incidência de artrite. Foi particularmente considerado benéfico no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide.
Trata dores articulares
Os sururus são uma rica fonte de nutrientes como ferro, betaina e glicoaminoglicanos como o sulfato de condroitina. Todas estas substâncias contribuem para aliviar dores nas articulações e rigidez articular.
Ajuda o sistema circulatório
A ingestão regular de sururu reduz a probabilidade de ataque cardíaco e outros problemas circulatórios. Eles facilitam a circulação saudável para os órgãos vitais e músculos, fortalecendo as paredes arteriais e melhorando o fluxo sanguíneo.
Ajuda na saúde dos ossos e dentes
O consumo de sururus facilita o fortalecimento estrutural dos dentes e ossos, além de fornecer o suporte necessário aos tecidos adjacentes.
Mantém a saúde do sistema imunológico
O consumo regular deste fruto do mar melhora a sua resistência à infecção viral e bacteriana. Eles também melhoram a cicatrização de feridas intensificando e acelerando a formação de anticorpos.
Ajuda a manter o sistema nervoso saudável
Ao estimular os músculos, tecidos e órgãos, os mexilhões de lábios verdes ajudam a melhorar o funcionamento das células nervosas em todo o corpo.
Melhora a fertilidade
Os benefícios do sururu ajuda melhorar a fertilidade à medida que aumentam a viscosidade do muco cervical nas mulheres e no fluido seminal nos homens.
Previne a anemia
O sururu é uma excelente fonte de ferro com 100 gramas servindo de sururus cozidos, contribuindo para mais de 100% do valor diário recomendado para pessoas acima de 50 anos.
Como todos sabemos, o ferro desempenha um papel vital na produção de células sanguíneas vermelhas.
Além disso, ela está envolvida na formação de duas proteínas transportadoras de oxigênio, a hemoglobina e a mioglobina. Deficiência de ferro pode levar a problemas de saúde como anemia, falta de ar e baixos níveis de energia.
Ajuda a controlar o peso
A carne fresca de sururu contém a mesma quantidade de proteína de alta qualidade que a carne vermelha, mas tem muito menos gordura total, gordura saturada e quase 25% menos calorias.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Assim, substituir a carne vermelha por carne constitui uma dieta de baixa caloria que fornece benefícios do controle de peso.
Previne asma
Os sururus possuem propriedades anti-inflamatórias que foram encontrados para ser benéfico na redução dos sintomas da asma.
Promova a saúde do coração
Os benefícios do sururu possuem devido aos altos níveis de ácidos graxos ômega 3, de acordo com uma pesquisa realizada pela American Heart Association. Devido a essas gorduras insaturadas, elas possuem qualidades que diminuem o risco de desenvolver batimentos cardíacos anormais.
Mas eles também reduzem o acúmulo de colesterol, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas e ataques cardíacos.
Melhora a visão
Este alimento costeiro contém uma grande quantidade de minerais que, ao serem ingeridos imediatamente, são canalizados para a melhoria da nossa visão, além de ajudarem a nossa pele a permanecer saudável.
Melhor maneira de consumir
O sururu é muito versátil, com um tempo curto de cozedura podemos consumi-lo como parte de uma salada, um refogado, um molho, um bolo, um ensopado e assim por diante. No entanto, para obter o máximo dos seus nutrientes, recomendamos:
- Acompanhe-os com Suco de Limão, Salsa fresca ou Tomate para que a Vitamina C desses ingredientes favoreça o uso de Cálcio e ferro dos frutos do mar.
- Evite cozer e fritar por muito tempo, pois adicionaremos gorduras e calorias com este último e, em ambos os casos, favoreceremos a perda de nutrientes devido ao calor.
- Combine-os com gorduras boas, por exemplo, Abacate, azeite, azeitonas ou nozes, porque com eles melhoramos o uso de suas Vitamina E e Vitamina A em nosso corpo.
- Acompanhe-os com alimentos ricos em fibras, a fim de adicionar mais saciedade ao que suas proteínas já oferecem. Por exemplo, podemos combiná-los com legumes frescos, com arroz ou macarrão integral, ou com sementes, nozes ou outros.
Como fazer caldo de sururu?
Ingredientes:
– 1 kg de sururu;
– uma Cebola cortada em cubinhos (110 g);
– 1 Tomate cortado em cubinhos (123 g);
– ½ Pimentão cortado em cubinhos (60 g);
– um maço de Coentro bem picado (30 g);
– 1 colher (chá) de azeite de dendê (15 ml);
– 200 ml de leite de coco;
– uma colher (sopa) de azeite extravirgem (13 ml);
– 1 kg de batatas;
– 1 colher (chá ) de sal (5 g);
Modo de preparo:
- Numa panela de pressão cozinhe as batatas com um pouco de sal.
- Em seguida, transfira as batatas para o liquidificador e bata com um 1 litro da água de cozimento. Reserve.
- Numa panela grande, cozinhe no próprio suco em fogo baixo, por cerca de 5 minutos, o Tomate, a Cebola, o Pimentão, o Coentro e o sururu, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.
- Em seguida, junte o leite de coco e mexa cerca de 1 minuto.
- Junte as batatas batidas, o azeite de dendê, o azeite de oliva e o sal, deixe apurar mais alguns minutos.
- Sirva em seguida acompanhado de Limão e molho de pimenta (opcional).