Tabagismo – O que é, Sintomas e Tratamento, que todos não devem ignorar. Além disso, o Tabagismo é um comportamento complexo influenciado por diversos fatores, como ambientais, hábitos pessoais, condicionamentos psicossociais e ações biológicas da nicotina. Somente em 1988 o Ministério da Saúde americano declarou o Tabagismo como uma forma de dependência. Então, saiba sobre o Tabagismo – O que é, Sintomas e Tratamento:
O que é Tabagismo: O Tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que 40% da população mundial adulta, isto é, 2,8 bilhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam.
Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o comportamento de fumar.
Causas do Tabagismo: O Tabagismo causa dependência primeiramente devido a nicotina, a substância psicoativa presente na fumaça do cigarro. Além da dependência física causada pela nicotina ainda temos a dependência comportamental que se caracteriza pela rotina associada ao uso do tabaco criada pelo fumante.
Ao ser inalada a nicotina se liga aos receptores nicotínicos cerebrais localizados na região chamada de sistema de recompensa cerebral (SRC) que são ativados liberando a dopamina, neurotransmissor que causa sensações de prazer, satisfação, melhora da atenção, aprendizado, memória. Estes receptores são chamados alfa4beta2.
Os efeitos da nicotina desaparecem ou diminuem após algumas horas de seu consumo e os sintomas desagradáveis – que compõem a Síndrome de Abstinência – surgem, levando ao ciclo da dependência (se fumo me sinto bem, se não fumo me sinto mal).
O uso crônico da nicotina leva a uma dessensibilização destes receptores, que por um tempo não respondem à dose de nicotina inalada levando o fumante aumentar o número de cigarros fumados para atingir o mesmo efeito.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Sintomas do Tabagismo: Esta doença, muito corriqueira hoje em dia, resulta de uma intoxicação de tabaco; é agravada pela instalação do hábito e provoca distúrbios respiratórios, digestivos, oculares, nervosos e cardiovasculares. Notou – se que o câncer da bexiga e sobretudo o do pulmão são mais freqüentes nos fumantes; por outro lado, na mulher grávida, o tabaco pode ser responsável por um aborto.
Tratamentos Para o Tabagismo: Então, confira abaixo os tratamentos para o Tabagismo:
- Primeiro, reduzir ou eliminar ouso do tabaco.
- Avalia-se em 7 o número máximo de cigarros suportado por dia.
- Homeopatia
- Caladium D3 (liquido); tomar de 15 a 20 gotas num pouco de água antes das refeições.
- Fitoterapia
- alho (dentes de); Deixar macerando durante uma semana 300 gramas de dentes de alho em 200 gramas de’álcool a 95 tomar uma colher de café em água com açúcar
- antes das refeições.
- Citronela (folhas e flores); infusão de 30 gramas por litro; deixar descansar 20 minutos; tomar três xícaras por dia.
- Fumária (parte aérea); infusão de 40 gramas por litro; deixar descansar 20 minutos; tomar duas xícaras por dia.
- Time (planta toda); infusão de 30 gramas por litro; deixar descansar 20 minutos; tomar 1-rês xícaras por dia.
- Acupuntura
- Sob forma de auriculoterapia.
- Massoterapia
- Massagens no corpo todo com uma bucha, ao acordar.
- Balrieoterapia
- Alusões frias em todo o corpo, de manhã ao acordar.
- Ergoterapia
- Exercícios intensivos, de preferência ao ar livre; esportes.
- Dietética
- Seguir uma cura antifumo:
OBS: Suspender qualquer excitante (álcool, chá, carnes); durante as primeiras 18 horas, dieta lúdrica, em seguida, durante outras 48 horas, regime na base de frutas frescas e secas ou de suco de frutas; nos quatro dias seguintes, regime fruto-vegetariano com legumes e cereais (salada de agrião ou suco de agrião); por fim, durante uma semana, regime lactovegetariano tomando tisanas ou água em abundância.