Mesmo sendo originária do Mexico, pode também ser encontrada no sudeste do Brasil, Bolívia Argentina e Paraguai.
Seu nome Taiúva, vem do tupi guarani e significa “Fruta ou árvore do leite amarelo” visto que tanto os frutos ou o tronco e galhos feridos exsudam um látex amarelado.
Também recebe o nome de Amora branca, Amora de espinho, Amora do mato, Amora amarela, Amora brava, Apé, Jataiúba, Limorana, Taiúba, Tajuba de espinho, Tajuvão, Tatané, Tatajuba, Tatarema.
Os frutos maduros adquirem a coloração amarelo esverdeado, são muito doces, com sabor forte e agradável, porém, se não bem maduros, possuem látex amarelo abundante, que irrita a boca e a garganta.
Podem ser consumidos in-natura e na forma de sucos e doces. A arvore é essencial em projetos de revegetação pois seus frutos são fonte de alimento para diversas espécies de pássaros e animais.
Benefícios da Taiúva para saúde
Possui Propriedades Antibacterianas:
Por possuir propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas o látex extraído do fruto da Taiúva é utilizado na medicina popular para aliviar Dores de Dente, hérnias e também para curar ferimentos.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Para o Tratamento da Síflis:
O látex exsudado do caule, ajuda no tratamento da Síflis, que para tal, é necessário um fortalecimento do Sistema Imunológico, e a Taiúva ajuda a potencializar a saúde de um modo geral em virtude de seu efeito antioxidante.
Funciona Como Adstringente:
Funcionando também como adstringente, a Taiúva além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele, fecha temporariamente os poros e ajuda a controlar a oleosidade da pele.
Possui Propriedades Antinociceptivas:
Nos experimentos relatados, a Taúva demostrou possuir atividades anti-inflamatória e antinociceptiva, que é descrita como redução na capacidade de perceber e transmissão de estímulos que causam a dor, sendo importante componente para o organismo.
Funciona Como Cicatrizante:
Existem importantes alimentos que desempenham função essencial no auxílio para cicatrizar os cortes e ferimentos, e os resultados são satisfatórios.
E a Taiúva funciona como um cicatrizante natural, e na medicina alternativa, essa fruta para os adeptos renovam a pele com bom resultado.
Para o Tratamento do Reumatismo:
O reumatismo não é uma doença única, mas sim um termo que engloba sintomas musculoesqueléticos de várias doenças diferentes. Uma alimentação saudável, rica em frutas é fundamental não só para prevenir o reumatismo, como para desintoxicar o corpo de tudo aquilo que tem nos prejudicado e a Taiúva por seu efeito adstringente ajuda a tratar e prevenir o reumatismo.
O látex extraído do caule e do fruto da Taiúva apresentam propriedades medicinais muito utilizadas como:
- Antimicrobiana;
- Antifúngica;
- Analgésica;
- Anti-hipoglicemiante;
- Anti-HIV;
- Antimalária.