Talassemia – Causas, Sintomas e Tratamentos que poucos sabem. Além disso, a Talassemia, também conhecida como anemia do Mediterrâneo, é uma doença hereditária do sangue em que ocorre uma produção anormal de hemoglobina, substância que dá a cor vermelha ao sangue e que é responsável por transportar oxigênio para as células.
Assim, as pessoas afetadas pela Talassemia têm anemia constante, e os sintomas apresentados da Talassemia variam de acordo com o tipo e gravidade da Talassemia.
Os dois tipos principais, são Talassemia Alfa e Talassemia Beta, recebem seus nomes por causa das duas cadeias de proteínas que fabricam hemoblobinas normais. Os genes de cada tipo de são passados dos pais para a criança. Tanto aTalassemia Alfa quanto a Beta tem formas leves e severas.
Causas: É causada por mutações no DNA das células que produzem a hemoglobina, substância em seus glóbulos vermelhos que transporta oxigênio por todo o corpo. As mutações associadas com Talassemia são passadas do pai ou mãe para os filhos.
As mutações que a causam interrompem a produção normal de hemoglobina, causando baixos níveis de hemoglobina e uma alta taxa de destruição das células vermelhas do sangue, resultando em anemia.
Sintomas: Em geral, a forma minor da Talassemia, que é a forma mais leve da doença, causa apenas uma leve anemia e palidez, que normalmente não é percebida pelo paciente. No entanto, a forma major, que é o tipo mais forte da doença, pode causar:
- Fadiga;
- Irritabilidade;
- Sistema imune fraco e vulnerabilidade à infecções;
- Atraso no crescimento;
- Respiração curta ou ofegante com facilidade;
- Palidez;
- Falta de apetite.
Tratamentos: O tratamento é bem mais complicado. Inclui programa de transfusão sanguínea permanente, esplenectomia e uso de quelantes para retirar excesso de ferro resultantes das inúmeras transfusões. Quando o paciente da Talassemia dispõe de um doador de medula compatível, esse tipo de procedimento pode ser indicado.
Como Prevenir: Na maioria dos casos, não pode ser prevenida. Se você tem Talassemia ou carrega esse gene no seu organismo, considere procurar a ajuda de um geneticista ou hematologista antes de ter um filho. Ele poderá dizer se a criança terá mais ou menos risco de sofrer com a Talassemia.
Obs: Os sinais e sintomas que você enfrenta dependem do tipo e gravidade que você tem. Alguns bebês apresentam sinais e sintomas de Talassemia ao nascimento, ao passo que outros podem desenvolver sinais ou sintomas durante os primeiros dois anos de vida.