Início » Biblioteca de nutrientes » Taurina – o que é, benefícios e efeitos colaterais!

Taurina – o que é, benefícios e efeitos colaterais!

taurina

A taurina é um tipo de aminoácido encontrado em muitos alimentos e frequentemente adicionado a bebidas energéticas mas faz bem para saúde. Muitas pessoas tomam taurina como suplemento, e alguns pesquisadores se referem a ela como uma “molécula maravilhosa”. Demonstrou ter vários benefícios para a saúde, como menor risco de doença e melhor desempenho esportivo.

taurina
taurina

O que é taurina?

A taurina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu corpo. Está particularmente concentrado em seu cérebro, olhos, coração e músculos e pele.

Ao contrário da maioria dos outros aminoácidos, não é usado para construir proteínas. Pelo contrário, é classificado como um aminoácido condicionalmente essencial.

Seu corpo pode produzir e também é encontrado em alguns alimentos. No entanto, certos indivíduos – como aqueles com doenças específicas, como doenças cardíacas ou diabetes – podem se beneficiar de tomar um suplemento.

Apesar da crença comum, este aminoácido não é extraído de urina de touros ou de sêmen de touros. O nome é derivado da palavra latina taurus , que significa boi ou touro – de modo que pode ser a fonte da confusão.

Benefícios da taurina:

As principais fontes alimentares de taurina são alimentos de origem animal, como carne, peixe e laticínios. Quantidades menores ocorrem em alguns alimentos vegetais. Também é adicionado a muitas bebidas energéticas.

1. Diabetes:

A taurina pode melhorar o controle do açúcar no sangue e combater o diabetes.

Curiosamente, as pessoas com diabetes tendem a ter níveis mais baixos – outro indicador de que pode ter um papel nessa doença.

2. Saúde do coração:

Taurina pode reduzir o risco de doença cardíaca, melhorando vários fatores de risco importantes, como colesterol e pressão arterial.

3. Desempenho do exercício:

Além disso, taurina desempenha vários papéis importantes em seus músculos e pode ajudar vários aspectos do desempenho do exercício, reduzindo a fadiga, aumentando a queima de gordura e diminuindo os danos musculares.

Sintomas de deficiência de taurina:

A razão pela qual a deficiência de taurina pode ser difícil de identificar é porque seus sintomas são bastante semelhantes a outros distúrbios. Aqui estão alguns possíveis sinais dessa deficiência de aminoácidos:

Você precisa de quantidades adequadas de taurina para o bom funcionamento da sua retina. Taurina realmente desempenha um papel na saúde dos seus vasos sanguíneos e coração.

A taurina é essencial para melhorar o desempenho e a resistência. Este aminoácido desempenha um papel na função cognitiva, portanto, ter níveis insuficientes pode levar a sintomas depressivos e ansiosos. Na verdade, ajuda o corpo a metabolizar a gordura a ser usada como fonte de energia.

Exercício e taurina o que dizem os estudos?

Suplementos têm sido associados ao condicionamento físico, e há estudos que apóiam as alegações de que isso pode beneficiar o desempenho atlético e de treinamento.

Um estudo publicado na revista Amino Acids, 20 que examinou 11 homens com idades entre 18 e 20 anos, descobriu que tomar um suplemento de taurina durante sete dias antes do treino aumentava o VO2max (a capacidade do corpo de transportar e usar oxigênio) e períodos mais longos de treinamento antes de se sentir exaustão.

Os pesquisadores japoneses que conduziram o estudo acreditavam ser as propriedades antioxidantes e protetoras de células da taurina que ajudaram a proporcionar esses benefícios.

A habilidade da taurina em ajudar a reduzir o dano muscular também foi notada. Além disso, em um estudo separado, verificou-se que os participantes que tomaram taurina antes de um treino de levantamento de peso com lesões musculares reduziram a dor e os marcadores de dano muscular em comparação com aqueles que receberam um placebo.

Este aminoácido pode ter um benefício para as pessoas que querem gerenciar seu peso. Além disso, os ciclistas que suplementaram com 1,66 gramas de taurina tiveram um aumento de 16% na queima de gordura, o que pode ajudar na perda de peso.

Efeitos colaterais:

De acordo com as melhores evidências disponíveis, não tem efeitos colaterais negativos quando usada nas quantidades recomendadas.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.