As técnicas de relaxamento para lidar com o estresse que vão fazer você ser livra do estresse de forma natural. Alem disso, podemos fazer referência à antiga citação de Epicteto que diz: “as pessoas não são perturbadas por uma coisa, mas por sua percepção de uma coisa.
Se subscrevermos essa ideologia, podemos ver como as estatísticas de estresse estão aumentando, com os últimos números em média de 70% da população apresentando sintomas de estresse.
Não apenas isso, mas esses sintomas se voltaram para manifestações físicas no corpo na forma de doença, bem como distúrbios de saúde mental, como depressão e ansiedade.
Em nosso mundo acelerado, é fácil encontrar estresse. Com muita coisa acontecendo e muitas tarefas para lidar, o estresse é o subproduto simples de ter muito no prato, com poucas horas durante o dia.
Causas do estresse:
As principais causas de estresse tornaram-se trabalho / carreira, dinheiro e o futuro do mundo (seja política ou socialmente nas comunidades locais).
O estresse no trabalho tornou-se a infeliz força motriz, com cerca de 80% dos trabalhadores relatando um ambiente estressante de trabalho.
Quando estamos estressados, há várias alterações fisiológicas pelas quais nosso corpo sofre: dores de cabeça, fadiga, dores, dores, problemas de digestão, insônia, aumento da pressão sanguínea, aperto da mandíbula, aperto nos músculos e muito mais.
Da mesma forma, desenvolvemos sintomas emocionais e mentais, como agitação, baixa energia, pensamentos acelerados, ansiedade, depressão e ataques de pânico.
Felizmente, com uma infinidade de pesquisas externas sobre o assunto, o gerenciamento do estresse tornou-se uma prioridade no equilíbrio entre trabalho, vida e qualquer coisa intermediária.
As principais economias, corporações e organizações globais mudaram sua abordagem de como encaramos o estresse, criando, portanto, ambientes mais holísticos da vida profissional que ajudam no alívio do estresse. Veja agora as técnicas de relaxamento para lidar com o estresse.
Técnicas de relaxamento para lidar com o estresse:
1. Encontre tempo para se exercitar durante o seu dia:
O exercício não precisa levar horas do seu tempo. Talvez nem todos consigamos ir à academia ou a uma aula por algumas horas todos os dias, mas encontrar momentos em seu dia em que priorizar o movimento é uma ótima maneira de começar o hábito.
Escreva um horário no seu calendário para fazer uma aula de cardio no ginásio local pelo menos uma vez por semana e comprometa-se com esse horário. Dirija direto do trabalho, se for necessário, eliminando a tentação de ficar em casa.
Dê um passeio durante a hora do almoço, em vez de apenas trabalhar durante o almoço. Configure alarmes e lembretes no seu telefone para mantê-lo responsável.
2. Mantenha-se hidratado:
Podemos precisar de duas xícaras de café para começarmos de manhã, mas esse vício tem altos e baixos.
Você sabia que grandes quantidades de café durante o dia elevam seus níveis de cortisol, da mesma maneira que o estresse?
Optar por cortar os fluidos do dia com água, chá de ervas ou smoothies ou sucos sem açúcar é uma boa maneira de equilibrar a energia que você obtém dos alimentos.
3. Deixe seu trabalho no trabalho:
Muitas vezes, levamos nossos projetos e tarefas para casa depois de um longo dia de trabalho. Quando essas listas de tarefas cruzam o limiar de nossa casa, começamos a perder os limites entre ser funcionário e ser humano com uma família, amigos e uma vida social.
Manter esses limites claros e deixar o trabalho em funcionamento é uma técnica essencial para poder aproveitar o resto do seu dia, todos os dias, para fazer as coisas que lhe trazem alegria, reduzindo assim o estresse e deixando-o à porta.
4. Arranje tempo para se divertir:
Seja sair com os amigos para ir ao cinema uma vez por mês, ou assistir a um jogo ou concerto, nos divertirmos é algo que costumamos adiar.
Quantas vezes você encontrou um velho amigo e sugeriu que se encontrasse e nunca seguisse adiante? Todos somos culpados disso.
A vida atrapalha; mas, assim como podemos planejar todo o dia de trabalho, também podemos planejar um tempo para relaxar e apreciar as coisas mais simples.
5. Meditação:
A meditação é uma prática de rápido crescimento e pela razão certa.
Não apenas reduz os níveis de cortisol, que alimentam o estresse; também promove relaxamento e descanso profundos.
Você pode meditar de manhã antes do dia começar, para definir o tom de como gostaria de abordar as tarefas do dia; ou você pode meditar à noite antes de dormir, para facilitar o sono e descansar dos eventos do dia.
Não importa quando você decide praticar, iniciar é o primeiro passo. Se não for possível encontrar e frequentar uma aula de meditação local, sintonize os vários aplicativos gratuitos de meditação no seu telefone.
6. O Autocuidado:
Este pode ser o momento perfeito para você se tratar. O autocuidado não precisa ser caro nem complexo.
Pode ser algo tão simples quanto tomar um bom banho de espuma no final de um longo dia ou fazer um piquenique durante o fim de semana. Contanto que esteja dando tempo para si mesmo, é autocuidado!
O autocuidado não apenas alivia o estresse, mas também o coloca de volta ao momento presente, onde você pode aproveitar o dia e a si mesmo sem perseguir pensamentos futuros.
7. Suplementos:
Embora a maioria de nossas vitaminas e minerais seja derivada de alimentos, às vezes precisamos de suplementos adicionais para preencher as lacunas.
As vitaminas C e D são altas no aumento de nossa energia, especialmente nos meses mais frios, onde o sol é baixo e os citrinos nem sempre estão disponíveis.
Da mesma forma, os ácidos graxos ômega-3 que você obteria com frutos do mar e abacate reduziram a ansiedade em até 20%, e são muito saudáveis para o sistema imunológico e a digestão.
8. Óleos essenciais:
Nosso sistema olfativo – nosso olfato – desempenha um papel fundamental em como podemos aliviar o estresse.
Pense no seu cheiro favorito e como você se sente quando o percebe. Muitas vezes há uma sensação de relaxamento imediato, como se a tensão estivesse simplesmente diminuindo.
Há muito tempo que os óleos essenciais são usados na aromaterapia para fazer exatamente isso.
Hoje em dia, nunca foi tão fácil comprar óleos essenciais e difundi-los em casa, no escritório ou até no carro.
Alguns aromas populares que comprovadamente aliviam o estresse e a ansiedade são lavanda, sândalo, jasmim, capim-limão e rosa, entre outros.
Além de difundir, considere aplicações tópicas na parte interna dos pulsos, têmporas e solas dos pés, para obter um efeito duradouro durante todo o dia.
9. Mantenha um diário:
Uma técnicas de relaxamento para lidar com o estresse comprovada é iniciar uma prática de registro no diário. Comece todas as manhãs abrindo seu diário e fazendo um resumo dos pensamentos.
Isso envolve escrever tudo o que estiver em sua mente, seja da noite anterior ou um pensamento com o qual você acordou. Também é útil anotar todos os sonhos que você se lembra.
A ideia por trás dessa prática é que, depois de despejar qualquer pensamento que possa ter, é mais fácil priorizar seu dia. É quase como se você estivesse criando uma nova lousa em branco.
Além disso, anotar seus pensamentos permite processá-los e analisá-los de uma perspectiva independente, sem que eles apodreçam e se transformem em lembranças estressantes posteriormente.
Conclusão:
Com tanto quanto estamos fazendo malabarismos em nossas rotinas diárias, o estresse é o infeliz perseguidor à espreita nas sombras.
Podemos ceder aos hábitos e padrões estressantes que nos mantêm presos à dor física e mental; ou podemos redirecionar nossos hábitos para algo mais produtivo, terapêutico e curativo.
Felizmente, com os recursos e técnicas à nossa disposição, esses hábitos são muito mais fáceis de implementar do que pensamos.