Tendinite Patelar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, Também conhecida pelo joelho de saltador, a Tendinite Patelar é uma inflamação de uma determinada zona do tendão patelar, logo abaixo da rótula do joelho, que provoca dor e limitação.
O tendão, estrutura fibrosa responsável por unir osso e músculo, é no entanto o elo mais fraco em caso de sobrecarga de esforço. Como tal, a repetição constante e regular de certos movimentos, especialmente o salto, pode levar ao desenvolvimento de uma inflamação do tendão patelar. Daí o nome de joelho de saltador.
A Tendinite Patelar afeta sobretudo atletas de desportos de salto, como basquetebol, andebol, voleibol e algumas disciplinas de atletismo. Contudo, pode também afetar atletas de outros desportos, e ainda, pessoas que não praticam qualquer tipo de desporto.
A Tendinite Patelar, sendo geralmente provocada pela atividade física, inicialmente apenas é notada durante o exercício ou após um treino mais intenso. No entanto, com a sua evolução, a dor começa a ser sentida em atividades normais do dia-a-dia, como sentar-se numa cadeira ou subir escadas, entre outros.
Neste artigo poderá conhecer melhor este problema: causas, sintomas, diagnóstico e como tratar a Tendinite Patelar. Confira ainda um remédio caseiro que pode ajudar no tratamento deste problema.
Causas da Tendinite Patelar: A Tendinite Patelar é um problema mais frequente em jovens adultos atletas, estando associada a movimentos repetitivos de contração extrínseca (quando o músculo está contraído e alongado ao mesmo tempo) do quadríceps femoral (mecanismo extensor do joelho), e à flexibilidade reduzida do músculo posterior da coxa (isquiotibial).
Como referimos em cima, a utilização repetida e regular do salto, com a presença das condições aqui mencionadas, irá levar ao surgimento de uma inflamação do tendão patelar na zona abaixo da rótula.
Além de atletas de salto, há ainda desportos que causam stress no tendão da patela, podendo assim também provocar a sua inflamação. Atividades como ciclismo, corrida, futebol, etc., podem também ser causadores deste problema.
Por fim, há ainda causas não relacionadas com a prática desportiva, que podem também estar por detrás do desenvolvimento de uma Tendinite Patelar. Pessoas que possuam um desalinhamento nos seus membros inferiores, como pé chato, quadris mais largos ou joelhos valgos, têm maior risco de desenvolver este problema.
Sintomas da Tendinite Patelar: A dor é o primeiro sintoma da Tendinite Patelar da patela, geralmente entre sua rótula e onde o tendão se liga à sua espinha dorsal (tíbia).
A dor em seu joelho pode:
- Em primeiro lugar, estar presente apenas quando você inicia a atividade física ou logo após um treino intenso
- Persegue até que interfira em jogar seu esporte
- Eventualmente, interfere com os movimentos diários, como escalar escadas ou subir de uma cadeira
Quando Consultar um Médico: Para dor no joelho, experimente primeiro as medidas de autocuidado, tais como gelo na área e reduzindo ou evitando temporariamente atividades que desencadeiam seus sintomas.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Informe Para o Seu Médico se a Sua Dor:
- Continua ou piora
- Interfere com a sua capacidade de realizar atividades diárias de rotina
- Está associado a inchaço ou vermelhidão sobre a articulação
Como Diagnosticar a Tendinite Patelar: Caso haja a suspeita de existência de Tendinite Patelar, o médico ortopedista irá fazer a observação clínica dos sintomas e avaliar o historial do paciente. Para complementar o diagnóstico, são geralmente pedidos exames como o raio-x, a ultrassonografia ou a ressonância magnética.
O raio-x é o mais habitual, sendo a ultrassonografia mais utilizada em casos onde há a necessidade de um exame de confirmação. Por fim, a ressonância magnética é mais indicada para os casos crônicos ou em preparação para a cirurgia. Após a confirmação do problema, o médico irá então definir o tratamento mais adequado.
Tratamentos Para Tendinite Patelar: Para a maioria dos casos de Tendinite Patelar, o tratamento conservador é suficientemente eficaz para curar o problema. Este inclui repouso e alteração do tipo e intensidade de treino, crioterapia, medicação e fisioterapia. Confira de seguida cada uma das vertentes do tratamento para a Tendinite Patelar.
Crioterapia: A crioterapia, ou seja, aplicação de gelo, deve ser realizada 3 a 4 vezes por dia, durante cerca de 15 a 20 minutos. A aplicação das compressas geladas irá ajudar a diminuir a inflamação e reduzir a dor. Não se esqueça de evitar colocar o gelo diretamente na pele, para não queimar.
Medicamentos: Outra forma de ajudar a reduzir a inflamação e aliviar os sintomas é através de toma de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos. Diclofenaco e Ibuprofeno, mas também cremes como o Reumon ou o Voltaren, são muito úteis nestes casos, podendo ser de toma oral ou aplicação tópica.
Repouso Para Tendinite Patelar: O repouso e a alteração de hábitos de treino são essenciais para evitar o agravamento da Tendinite Patelar, e assim, promover a recuperação do tendão. A manutenção dos mesmos exercícios irá continuar a esforçar o joelho e o tendão, podendo a inflamação tornar-se crônica, com necessidades terapêuticas maiores, como a injeção de corticoides, ou até mesmo cirurgia.
Fisioterapia para tendinite patelar: A fisioterapia é uma importante vertente do tratamento para a Tendinite Patelar, pois além de ajudar a aliviar a inflamação e a dor, irá reabilitar o tendão e a musculatura envolvente.
Geralmente o tratamento fisioterapêutico inclui a realização exercício de fortalecimento muscular do joelho, exercícios de alongamento e crioterapia. Pode ainda incluir a realização de uma técnica denominada de iontoforese e a aplicação de uma cinta no joelho.
A iontoforese consiste na aplicação de um medicamento corticoroide na zona afetada, que de seguida é estimulada com uma carga elétrica dada por um aparelho específico, de modo a facilitar a absorção dos princípios ativos. Já a cinta aplicada no joelho irá realizar uma determinada pressão na patela.
Além do tratamento terapêutico, é ainda fundamental os pacientes serem orientados para realizarem sempre alongamento antes e depois da atividade física. Tendo em conta as características deste tipo de Tendinite Patelar, os exercícios mais adequados são aqueles que alongam a musculatura flexora no lado posterior e anterior da coxa.