O terçol ocorre quando há pequeno acúmulo de secreção ou pus na pálpebra, por isso a lesão fica palpável, vermelha e dolorosa. Também conhecido como hordéolo.
O terçol é uma inflamação de glândulas que produzem secreção gordurosa ao redor dos cílios. A inflamação pode acontecer somente pelo acúmulo errado da secreção das glândulas, ou também em conjunto com alguma infecção, causada por bactérias que vivem na pele. Entretanto, não é contagioso, e pode ser tratado em casa com higiene dos olhos e compressa morna.
Principais sintomas de terçol:
Os Principais Sintomas de Terçol são:
- Sensibilidade e dor na borda da pálpebra,
- Surgimento de uma pequena área arredondada, dolorosa e inchada, com um pequeno ponto amarelo no centro;
- Aumento da temperatura na região;
- Sensibilidade à luz e lacrimejamento dos olhos
Causas de terçol:
O terçol ocorre quando as glândulas produtoras da parte lipídica da lágrima são obstruídas, o que pode ocorrer por alguns motivos:
- Infecção bacteriana: quando uma bactéria comum se aloja dentro da glândula
- Mau funcionamento da glândula: qualquer problema na ação dessas estruturas pode causar acúmulo de substâncias e levar à inflamação
- Blefarite: essa doença causa uma inflamação na borda das pálpebras, onde nascem os cílios, e sua recorrência pode favorecer o surgimento do terçol
- Excesso de oleosidade nos olhos: pessoas que produzem um sebo excessivo nessa região podem acabar tendo as glândulas sebáceas obstruídas.
Como tratar o terçol?
Saber o que fazer quando surge o problema de terçol no olho é muito importante para evitar o seu agravamento. Na maioria dos casos, o nódulo é totalmente drenado de forma espontânea num período de 5 a 7 dias.
O tratamento principal envolve a utilização de compressas úmidas e mornas, além do uso de pomada à base de antibióticos e corticosteroides para auxiliar a drenar o conteúdo do nódulo e também ajudar na redução da dor no local.
Para iniciar o tratamento do problema, basta realizar primeiramente uma higiene adequada dos olhos e da pele ao seu redor e posterior aplicação de calor no local. Esta aplicação pode ser feita através de compressas de gaze ou com algodão umedecido com água morna ou soro fisiológico e que são colocados na lesão por 15 minutos, durante quatro vezes ao dia.
O que fazer quando se suspeita de terçol:
O terçol, normalmente, não precisa de remédios para curar e, por isto, o tratamento é feito em casa. Seguir algumas recomendações pode fazer com que ele melhore mais rapidamente, como:
- Limpar a região ao redor dos olhos, e não deixar acumular muita secreção;
- Aplicar compressas mornas no local afetado durante 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes ao dia;
- Não espremer ou mexer demais na região, pois pode piorar a inflamação;
- Não usar maquiagem ou lentes de contato, parar não espalhar a lesão, ficando maior, e não fazê-la durar mais tempo.
- Veja mais detalhes e dicas sobre como tratar em casa.
O terçol geralmente, desinflama ou drena sozinho em cerca de 4 dias, e não costuma passar de 1 semana. Os sinais de melhora são a diminuição do inchaço, da dor e da vermelhidão. Alguns casos, porém, são mais graves, podendo durar mais tempo e com piora da infecção, portanto, deve-se ficar atento aos sinais e procurar atendimento de um clínico geral.
Alguns cuidados podem ajudar na prevenção do problema:
Pessoas com pele oleosa ou com diagnóstico de blefarite (caspa nos cílios devido ao aumento da produção de gordura) devem aumentar os cuidados em relação à higiene, fazendo uma limpeza diária na região dos cílios e das pálpebras. Devem ser utilizados somente produtos próprios para região dos olhos, evitando uma possível irritação no local.Durante todo o tratamento é importante que o paciente evite esfregar os olhos, não utilize qualquer produto ou maquiagem na região, assim como evite usar lentes de contato durante o período de infecção.
Quando procurar o médico?
Para identificar se o terçol está mais grave e procurar atendimento médico, deve-se ficar atento a alguns sinais, como:
- A inflamação se espalhar pelo rosto, apresentando um área grande vermelha, quente e dolorosa;
- Os olhos estiverem muito vermelhos e irritados;
- A visão estiver diminuída;
- A lesão não desaparecer em 7 dias.
Após avaliação, o médico poderá prescrever uma pomada ou colírio com antibiótico e, em alguns casos, é até necessário o uso de antibiótico por via oral, como cefalexina. Também há poucos casos mais graves em que pode ser necessária uma pequena cirurgia para drenagem do pus da lesão.
Conclusão:
O terçol no olho é um nódulo causado por uma infecção de bactérias nas glândulas sebáceas e sudoríparas, causando diversos sintomas, entre eles dor, vermelhidão e aumento da sensibilidade na margem da pálpebra, ocorrendo também lacrimejamento, fotofobia e sensação de corpo estranho nos olhos. O tratamento é simples e pode ser feito também de forma caseira para alguns casos mais leves.