Tifo – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos são usados antibióticos para eliminar as infecção localizadas causadas pelo tifo. Além disso, o Tifo é uma doença causada por infecção com uma ou mais bactérias riquetsiale. As pulgas, os ácaros, os piolhos ou os carrapatos o transmitem quando eles o mordem. As pulgas, os ácaros, os piolhos e os carrapatos são tipos de animais invertebrados conhecidos como artrópodes.
Quando os artrópodes que transportam bactérias riquetsiais mordem alguém, eles transmitem a bactéria que causa o Tifo. Raspar a mordida abre ainda mais a pele e permite que as bactérias tenham maior acesso à corrente sanguínea. Uma vez na corrente sanguínea, as bactérias continuam a se reproduzir e crescer.
Os surtos geralmente só ocorrem em países em desenvolvimento ou em regiões de pobreza, saneamento deficiente e contato humano próximo. Tifo geralmente não é um problema nos Estados Unidos, mas você pode se infectar enquanto viaja para o exterior.
A doença não tratada pode levar a complicações graves e é potencialmente fatal. É importante consultar seu médico se suspeitar que você possa ter Tifo. então, confira agora Tifo – O que é, Causas, Sintomas Tratamentos:
Causas: Não é transmitido de pessoa para pessoa como um resfriado ou gripe. Existem três tipos diferentes, e cada tipo é causado por um tipo diferente de bactéria e transmitido por um tipo diferente de artrópodes.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
- Tifo de Epidemia: Este tipo de Tifo é causado por um vírus carregado pelo piolho corporal e possivelmente por carrapatos também. Pode ser encontrado em todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos, mas geralmente é encontrado em áreas de alta população e saneamento pobre, onde as condições promovem a infestação de piolhos .
- Tifo Endêmico: Alternativamente conhecido como Tifo murino, este tipo é causado por Riquetsiale tapichi e é transportado pela pulga de rato ou pulga de gato. O Tifo endêmico pode ser encontrado em todo o mundo. Pode ser encontrado entre pessoas em contato próximo com ratos. Não é comum nos Estados Unidos, mas casos foram relatados em algumas áreas, principalmente Texas e sul da Califórnia.
- Esfrega o Tifo: Este tipo é causado por Orientia tsutsugamushi e carregado por ácaros em seu estágio larval quando são chicheros. Este tipo de Tifo é mais comum na Ásia, Austrália, Papua Nova Guiné e nas Ilhas do Pacífico. Também é chamado de doença tsutsugamushi.
O piolho, a pulga, o carrapato ou o ácaro tornam-se transportadores das bactérias quando alimentam o sangue de uma pessoa infectada (Tifo epidêmico) ou um roedor infectado (qualquer uma das três formas de Tifo acima mencionadas).
Se você entrar em contato com esses artrópodes transportadores de bactérias que podem causa o Tifo (por exemplo, dormindo em lençóis infestados de piolhos), você pode se infectar de várias maneiras.
A bactéria, além de ser transmitida através de sua pele por suas mordidas, também pode ser transmitida através de suas fezes. Se você arranhar a pele sobre uma área onde os piolhos ou os ácaros alimentaram, as bactérias nas fezes podem entrar na corrente sanguínea através das pequenas feridas em sua pele.
Sintomas: Os sintomas variam ligeiramente pelo tipo, mas existem sintomas associados a todos os três tipos de Tifo, tais como:
- dor de cabeça.
- febre.
- arrepios.
- erupção cutânea.
Os Sintomas do Tifo Epidêmico Geralmente Aparecem de Repente e Incluem:
- dor de cabeça severa.
- Febre alta (acima de 102,2 ° F).
- Erupção cutânea que começa nas costas ou no peito e se espalha.
- confusão.
- Estupor e parece estar fora de contato com a realidade.
- Pressão arterial baixa (hipotensão).
- Sensibilidade ocular para luzes brilhantes.
- Dores musculares graves.
Sintomas do Tifo Endêmico. Eles incluem:
- Tosse seca.
- nauseá e vomito.
- diarreia.
Sintomas em Pessoas com Tifo Esfregaço Incluem:
- Nódulos linfáticos inchados.
- cansaço.
- Lesão vermelha ou ferida na pele no local da mordida.
- tosse.
- erupção cutânea.
Tratamento: Os antibióticos mais utilizados para tratar incluem:
- doxiciclina (Doryx, Vibramicina): o tratamento preferido.
- Cloranfenicol: uma opção para aqueles que não estão grávidas ou que amamentam.
- Ciprofloxacina (Cipro): usado para adultos que não conseguem tomar doxiciclina.