Os tipos de açúcar que fazem um bem enorme para sua saúde e você precisa conhecer, pois, nem todo tipo de açúcar faz mal alguns são saudáveis. Além disso, Embora o açúcar branco e refinado seja o mais comum entre os 4 Tipos de Açúcar que iremos falar hoje. Além disso, outras variedades de adoçantes naturais podem ser obtidas através de diferentes tipos de colheita e industrialização ou de outras matérias primas, como frutas e milho.
Conhecido como um ingrediente perigoso, os 4 Tipos de Açúcar de fato deve ser ingerido com moderação, já que o uso desregrado por provocar a obesidade e desenvolver a diabetes. Para escolher os Melhores Tipos de Açúcar, confira o que é o Mascavo, Refinado, Demerara e Cristal.
Como o Açúcar é Feito?
Após a colheita da cana, que pode ser manual ou mecanizada, o caldo é bombeado e passa pelas seguintes etapas:
Tratamento: O aquecimento, tratamento químico, a decantação e a peneiração removem impurezas, como areia, bagacilho e argila.
Evaporação: Depois do tratamento, obtemos um caldo transparente, levemente amarelado, composto por água, sais minerais e açúcares. Na evaporação, é removido 75% da água e o caldo é transformado em um xarope concentrado.
Cozimento: Aqui é recuperado de 80% a 85% da sacarose do xarope. Este será transformado em massa.
Centrifugação: Após ser cozinhada, a massa é centrifugada, lavada com água quente e vapor. O processo dá origem a um mel que pode ser usado na produção do etanol.
Secagem: O açúcar é levado aos secadores e depois peneirado. Depois é embalado e armazenado para ser vendido.
O açúcar de beterraba é o favorito dos europeus. O clima favorece a plantação e a produção desses Tipos de Açúcar segue processos semelhantes ao açúcar produzido com cana. As folhas são higienizadas, cortadas em fatias finas e ficam em repouso em água quente. O procedimento remove o açúcar e outras substâncias.
O chá resultante é purificado e filtrado com gás carbônico e cal. Este líquido é levado para tubos onde parte da água evapora. Sobra um xarope espesso que é fervido e sua água é extraída, até surgirem cristais. Uma centrífuga separa a água restante. Depois, basta secar os grão de açúcar.
Conheça Agora Os 4 Tipos de Açúcar:
Existem vários Tipos de Açúcar. As diferenças são a matérias-primas, formas de refinamento, textura, sabor composição nutricional. Conheça os processos de fabricação, as vantagens e desvantagens de cada um. Conheça Agora → 4 Tipos de Açúcar – Mascavo, Refinado, Demerara e Cristal:
1. Açúcar Mascavo:
De cor caramela e com sabor parecido com o da rapadura, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar e o que lhe confere. Além disso, características diferentes do refinado é a diferença no processo de industrialização, já que é obtido no cozimento e, portanto, não passa pelo processo de refinamento, ação que conserva seus valores nutricionais.
2. Açúcar Refinado:
O açúcar branco é o mais utilizado. Sua aparência branca e o sabor são resultados da adição de enxofre durante o refinamento. Além disso, a substância tira vitaminas e sais minerais. O açúcar refinado eleva a pressão arterial mais de 25% em relação ao sal. Além disso, envelhece a pele, está associado a doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer e até mesmo a miopia.
3. Açúcar Demerara:
Conhecido por ser uma das formas mais caras dos açúcares extraídos da cana, o demerara é muito utilizado na receita de doces sofisticados. De sabor mais ameno que o mascavo, o ingredientes passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e, portanto, mantem os teores minerais da cana-de-açúcar.
4. Açúcar Cristal:
É o açúcar com cristais grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Além disso, depois do cozimento, ele passa apenas por um refinamento leve, que retira “só” 90% dos sais mineirais. Por ser econômico e render bastante, o açúcar cristal sempre aparece nas receitas de bolos e doces
Como Incluir Novos Tipos de Açúcar na Sua Dieta:
Para responder essa pergunta, é preciso considerar outro fator além das propriedades nutricionais: o gosto pessoal. Além disso, embora as opções menos refinadas de açúcar sejam as mais ricas em nutrientes, o sabor não agrada a todos os paladares.
Algumas pessoas que buscam alternativas mais naturais ao açúcar refinado acham o sabor da rapadura e do açúcar mascavo muito intenso. Além disso, nesses casos, a substituição deve ser feita gradualmente para dar tempo de o paladar se acostumar ao novo sabor.
Portanto, é interessante buscar usar menos açúcar e sentir melhor o sabor natural dos alimentos. Além disso, essa é uma forma de reeducação alimentar que contribui para uma alimentação mais saudável.
Como você pôde ver, substituir o açúcar que você usa no seu dia a dia é uma maneira simples de aumentar a ingestão de nutrientes. Além disso, importantes para o bom funcionamento do seu corpo. Junto com outros hábitos simples de alimentação, não é difícil adotar um estilo de vida mais saudável.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes Tipos de Açúcar que existem no mercado, que tal continuar acompanhando as nossas dicas de saúde e bem-estar? Além disso, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro dos nossos conteúdos da pele.