Existem vários tipos de açúcar e cada um tem seus próprios usos, prós e contras, o açúcar é conhecido como uma das commodities mais antigas do mundo.
Embora seja um ingrediente comum, usado essencialmente em sobremesas, houve um tempo em que o açúcar era tão valioso que as pessoas começaram a armazená-lo no seu “cofre de açúcar”.
Acredita-se popularmente que o uso do açúcar teve sua origem na Polinésia na forma de cana-de-açúcar.
A partir daí, ele se espalhou por diferentes partes da Índia. Em 510 a. C., o imperador de Dario invadiu a Pérsia, hoje chamada Índia, e descobriu “o junco que dá mel sem abelhas”.
Naquela época, o método de fabricação da cana-de-açúcar era considerado ultrassecreto, conhecido apenas por poucos sortudos.
Depois de preparado, o produto final era exportado para diversos países com grandes lucros.
Tipos de açúcar:
Açúcar granulado
Também conhecido como açúcar refinado, branco ou de mesa, o açúcar granulado é o tipo de açúcar mais comum de uso diário.
Quando as pessoas falam em “açúcar”, é a esse tipo de açúcar que se referem.
Além disso, ele é produzido a partir da beterraba ou da cana-de-açúcar e é composto por 99,9% de sacarose pura.
A sacarose é primeiro refinada e depois completamente processada em minúsculos cristais.
As pessoas usam açúcar granulado para fazer chá, café e produtos assados para torná-los mais saborosos.
Mas, além de equilibrar o sabor de vários alimentos, o açúcar granulado também é usado para manter os alimentos assados super macios, úmidos e crocantes.
Açúcar refinado
Um ingrediente de panificação comum, o açúcar refinado é um açúcar branco refinado usado popularmente no Reino Unido e na Austrália.
Nas lojas dos Estados Unidos, você pode encontrar açúcar refinado sob o rótulo de “açúcar superfino”.
Muitos confundem açúcar refinado ou rícino com açúcar de confeiteiro.
No entanto, a consistência do açúcar refinado não é como o açúcar de confeiteiro; na verdade, está em algum lugar entre o açúcar granulado e o açúcar em pó.
Açúcar de confeitaria
O açúcar de confeiteiro é um dos tipos de açúcar que é finamente moído na forma de pó. Além disso, ele tem a capacidade de se dissolver facilmente, por isso é ideal para coberturas e coberturas.
Esse açúcar também é usado para decorar bolos e cupcakes, polvilhando-o suavemente sobre essas guloseimas assadas.
Açúcar de pérola
Também chamado de açúcar nib, o açúcar pérola é um produto acabado de açúcar branco refinado.
Esse tipo de açúcar é produzido quebrando grandes blocos de açúcar comum e, em seguida, usado para fins de panificação, como polvilhar açúcar de pérola triturado em cima de bolos.
Faça isso antes de assá-los, e isso adicionará um sabor crocante aos produtos assados. Além disso, este alimento popular que faz uso excessivo do açúcar pérola são os waffles de liege belga, uma massa de fermento embalada com açúcar pérola crocante e caramelizado.
Observe que o açúcar pérola é naturalmente muito duro e grosso, por isso não derrete facilmente, especialmente em temperaturas usadas para assar.
Açúcar de cana
O açúcar de cana é produzido exclusivamente a partir da cana-de-açúcar e é processado nominalmente, ao contrário do normal (açúcar granulado) que vem da beterraba ou da cana-de-açúcar.
Comparativamente, é melhor e mais caro também.
Por ser minimamente processado, o cana-de-açúcar é capaz de reter a cor marrom claro ou louro e é mais saboroso que o açúcar granulado.
Portanto, se você fizer dois lotes de biscoitos, um com açúcar normal e outro com açúcar de cana, você notará imediatamente a diferença.
Você descobrirá que os biscoitos feitos com açúcar de cana são mais marrons e saborosos do que os biscoitos feitos com açúcar granulado.
Açúcar demerara
O açúcar Demerara é um açúcar mascavo de tamanho de grão um tanto grande.
Inicialmente, esse é um dos tipos de açúcar que era produzido apenas em Demerara, mas devido à crescente popularidade dessa colônia e seu comércio com o mundo europeu, o açúcar demerara é comumente produzido em países como Havaí, Índia e México.
Não confunda com açúcar mascavo, pois o açúcar demerara não contém aditivos como melaço, como o açúcar mascavo. Já o açúcar demerara é marrom claro, minimamente refinado e produzido a partir da cristalização do caldo da cana.
Açúcar turbinado
O açúcar turbinado possui grandes cristais marrom-dourados que estão facilmente disponíveis em supermercados, lojas de alimentos e vários cafés.
Além disso, este é um dos tipo de açúcar frequentemente referido como açúcar bruto, o açúcar turbinado é cultivado naturalmente e possui um sabor a caramelo.
No entanto, o FDA afirma que o açúcar turbinado não é bruto porque o açúcar bruto nunca está apto para o consumo, pois contém contaminantes como areia e outras impurezas.
Portanto, o açúcar turbinado é refinado mecanicamente, o que o torna um tipo de açúcar processado.
Açúcar muscovado
O açúcar muscovado é um açúcar de cana de cor marrom profundo e não refinado que contém melaço orgânico. Além disso, ele é devido ao alto teor de melaço que esse tipo de açúcar tem um sabor doce e um sabor amargo.
Portanto, para iluminar o sabor, algumas empresas retiram uma pequena quantidade do melaço durante o processamento do açúcar.
Além disso, o melaço presente no muscovado oferece antioxidantes como ácido gálico e polifenóis.
Esses antioxidantes evitam que as células danifiquem, eliminando os radicais livres.
A proteção contra os radicais livres diminui as chances dos consumidores de sofrerem de diabetes e doenças cardíacas, como ataque cardíaco e derrame.
Devido ao melaço e aos antioxidantes, o açúcar muscovado é ligeiramente mais nutritivo do que o açúcar normal.
Açúcar mascavo claro
O açúcar mascavo é produzido quando o açúcar branco é misturado e aromatizado com melaço.
No açúcar mascavo claro, a quantidade de melaço é menor, por isso tem uma cor marrom claro. Após refinar o açúcar branco, o açúcar é devidamente misturado ao xarope à base de melaço e, em seguida, recristalizado.
Uma película fina e lisa de melaço cobre as partículas de açúcar e muda sua cor e sabor em geral.
Geralmente, quando uma receita pede a adição de açúcar mascavo, refere-se ao açúcar mascavo claro.
Açúcar mascavo escuro
O açúcar mascavo também vem em sua versão mais escura, que todos nós conhecemos como açúcar mascavo escuro.
Quando a adição de melaço é maior no açúcar, ele adquire uma coloração marrom mais escura.
E esse tipo de açúcar é conhecido como açúcar mascavo o escuro.
Estima-se que o açúcar mascavo escuro contém o dobro da quantidade de melaço, por isso é mais marrom, úmido e mais pesado do que o açúcar mascavo claro.
A boa notícia é que esses dois tipos de açúcar podem ser usados alternadamente.
Portanto, se for o caso, a receita que você está preparando diz açúcar mascavo escuro, e você não tem em casa, pode usar açúcar mascavo claro.
No entanto, ao usar açúcar mascavo claro, seu prato pode não atingir a mesma cor ou sabor que poderia com a ajuda de açúcar mascavo escuro.