Estes são os tipos de algas marinhas mais consumidos na alimentação, remédios e até mesmo para combater as mudanças climáticas.
Além disso, as algas também fornecem a maior parte do suprimento de oxigênio da Terra por meio da fotossíntese. Mas também existe uma miríade de utilizações humanas para as algas.
Alga marinha são plantas comestíveis de água salgada e algumas variedades se parecem com longos caules, enquanto outras se parecem mais com folhas de alface, arbustos frondosos ou até mesmo com gramíneas grossas.
As algas marinhas utilizadas para fins culinários são colhidas do oceano e imediatamente secas, para serem embaladas em seu pico.
O resultado é uma bolsa de fragmentos firmes e crocantes que se soltam e amolecem em pedaços macios e salinos quando reidratados em água morna.
O que é alga marinha:
Alga marinha é o nome comum de inúmeras espécies de plantas comestível que crescem no oceano, rios e lagos.
Além disso, as algas marinhas também são um dos alimentos mais versátil usado na culinária, em remédios e cosméticos.
Tipos de algas marinhas:
Nori
Nori costuma ser encontrado em folhas finas e crocantes encontrada enrolado em um sushi roll ou cortado em quadrados menores em uma embalagem de lanche.
Este tipos de alga marinha é verde escuro e macio, com um sabor suave e ligeiramente aveludado.
As folhas Nori são feitas com uma técnica semelhante à do papel, em que a polpa desfiada é prensada e seca em prateleiras.
Kombu
O Kombu é um tipo de alga marinha que tem folhas grossas, grandes e resistentes ou desfiado em tiras menores.
Além disso, o kombu é adorado pelo sabor salgado, salino e rico em umami que transmite e é impossível de replicar, os pedaços maiores são o ingrediente perfeito para colocar em caldos e ensopados ferventes ou para montar pratos inteiros ao redor.
Wakame
Wakame é a variedade de alga marinha seca usada mais comumente em saladas de algas marinhas e flutuada em sopas por causa de seu sabor levemente adocicado e textura sedosa.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Além disso, esta alga é vendido em pedaços pequenos porque se expande ligeiramente quando reidratado; os pedaços pequenos também são acompanhamentos simples que envolvem preparação mínima, além de serem molhados.
Dulse
A dulse é um tipo de alga marinha saboroso pois o seu sabor salgado natural torna-o uma escolha comum para misturas de temperos e coberturas que podem ser polvilhadas, bem como snacks revestidos com pó de algas marinhas.
Arame
Arame é uma espécie de alga marinha que, quando fresca, parece uma rede de veias; seco, assemelha-se a fios de açafrão superdimensionados roxos-escuros.
Após um curto período de reidratação, o arame está macio, mas ainda mantém um pouco da textura, sendo um ótimo complemento para saladas, arroz e pratos de macarrão.
Além de possui um sabor bastante suave, o que o torna versátil e fácil de usar.
Hijiki
O hijiki é tem textura, tamanho e sabor semelhante a algo arame. O que o torna uma ótima opção para salada de algas marinhas.
Além disso, o hijiki pode ser facilmente substituído por arame em uma receita.
Como comprar algas marinhas:
Cada variedade de alga marinha tem suas próprias características visuais e textuais ideais para observar enquanto faz compras.
O nori, por exemplo, deve ser de cor vibrante e não manchada ou pulverulenta.
O kombu, por outro lado, costuma ser revestido com um pó branco quando comprado, que é totalmente fino é o ácido glutâmico que dá sabor, que aparece no ingrediente, que aparece na superfície e pode ser limpo antes de usar.
Além disso, existem algumas a serem consideradas ao comprar qualquer tipo de alga marinha seca.
- Portanto, certifique-se de que o produto esteja crocante e seco, sem sinais de umidade na bolsa ou esponja ou manchas na própria alga.
- Não deve ser excessivamente esfarelento ou cinza.
Esses fatores garantirão que você obtenha algas marinhas saborosas que durarão na sua despensa até que você esteja pronto para usá-las.
Como armazenar algas marinhas:
Você pode ajudar a manter as algas marinhas frescas mantendo-o selado novamente em seu recipiente original, um saco zip-lock ou um frasco de vidro hermeticamente fechado junto com o pacote.
Em ambientes úmidos, você pode querer congelar suas algas marinhas para estender a vida útil.