Conheça os diferentes tipos de arroz mais consumidos no mundo todo, pois o arroz, é um grão de cereal comestível que possui amidos.
O arroz possui uma grande variedade em preparação na culinária como em sopas, acompanhamentos e pratos principais da cozinha asiática, do Oriente Médio e de muitas outras culinárias.
Acredita-se que o cultivo do arroz tenha começado na China e, a partir daí, popularizado na Índia e no Sri Lanka.
Em seguida, mudou-se para a Europa, América Central e América do Sul.
O cultivo desta safra tem visto e experimentado um grande progresso em termos de ser cultivado e cultivado em várias partes do mundo.
A principal razão por trás disso é sua grande versatilidade, ou seja; sua capacidade de crescer em uma variedade de climas e condições ambientais diferentes.
Valor nutricional do arroz:
As informações nutricionais a seguir são fornecidas pelo USDA para 1 xícara de arroz com 186g:
- Calorias: 242
- Gordura: 0,4g
- Sódio: 0mg
- Carboidratos: 53,4g
- Fibra: 0,6g
- Açúcares: 0g
- Proteína: 4,4g
Tipos de arroz:
Arroz arborio:
O arborio é um arroz italiano de grão médio que é ligeiramente mais largo em tamanho.
Embora seja nativo da Itália, agora também é cultivado no Texas e na Califórnia.
Este arroz contém alto teor de amido, o que lhe confere uma consistência muito pegajosa e em borracha que o transforma em uma textura cremosa quando cozido.
Isso o torna ideal para pratos como risoto, sopa e arroz doce.
Além disso, o arroz arborio tem uma textura branca perolada e uma forma oval ligeiramente gorda.
Ele vem em uma variedade de tamanhos; no entanto, entre todos eles, superfino, que é o tamanho de grão mais longo, é o mais comumente usado nos Estados Unidos.
Arroz basmati:
Este é um tipo de arroz de grão bastante longo com um perfil de sabor de nozes.
É comumente encontrado e cultivado no Paquistão, Índia e Himalaia, com a Índia produzindo quase dois terços de todo o suprimento mundial.
O arroz basmati tem um aroma bastante floral, por isso é a escolha preferida de arroz para pratos como arroz com açafrão, caril, pilafs, etc.
Este sabor e aroma distintos vêm principalmente de seu processo de envelhecimento que dura quase um ano antes da colheita .
O arroz basmati é basicamente um arroz fino e bastante longo, que se enquadra na mesma categoria do arroz americano.
Curiosamente, torna-se ainda mais comprido quando é cozido e se transforma em um tipo de arroz fofo e mais leve que não gruda de jeito nenhum. Ele vem em branco e marrom.
Arroz integral:
O arroz integral é normalmente associado a uma alimentação saudável porque é considerado um grão inteiro e é menos processado em comparação com o arroz branco.
Isso porque, durante o processamento, só é retirada a casca, que é a dura cobertura protetora do arroz, deixando para trás o gérmen e o farelo, os dois subprodutos que são embalados com nutrientes e proteínas essenciais.
O arroz integral tem uma textura em borracha quando é cozido e libera um sabor muito agradável e suave de nozes.
É frequentemente descrito como um tipo de arroz mais versátil devido à sua capacidade de se tornar realmente fofo e leve durante o cozimento, o que garante ainda que o arroz não grude em uma massa bagunçada.
Arroz de jasmim:
Este é um arroz de grão longo que foi inicialmente cultivado na Tailândia, de onde se originou.
O nome “jasmim” é basicamente uma referência à cor do arroz, que lembra a flor do jasmim , que é branca.
O arroz de jasmim é frequentemente apresentado em uma variedade de pratos no Caribe e também é frequentemente usado na culinária asiática.
Essa popularidade deriva essencialmente do fato de que o arroz se torna levemente pegajoso durante o cozimento e exala um aroma e sabor celestiais de jasmim.
Além disso, ele possui também uma textura super macia e úmida que permite absorver sabores e especiarias .
Arroz branco:
Este é o tipo de arroz mais comum consumido em todo o mundo, o arroz branco é um arroz de grão longo e muitas vezes é considerado um tipo de arroz altamente versátil.
Muitas vezes é comparado ao arroz integral no que diz respeito ao seu valor nutricional, pois acaba perdendo uma grande quantidade de seus nutrientes e minerais devido à forma como é processado.
No entanto, apesar de seu baixo valor dietético, ainda é bastante popular em uma variedade de receitas tradicionais americanas e até mesmo na culinária mexicana e asiática.
O arroz branco tem sabor muito suave e leve e acaba por ser bastante fofo em termos de textura quando cozido.
Alguns pratos famosos com arroz branco são refogados, caçarolas e pilafs de arroz.
Arroz selvagem:
Também conhecido como arroz indiano, arroz canadense ou aveia aquática, acredita-se que o arroz selvagem seja uma grama aquática em vez de arroz.
Esse grão é nativo da América do Norte e costuma ser vendido junto com o arroz branco.
É comumente cultivado em áreas úmidas que são encontradas perto de rios e lagos, especialmente perto da região dos Grandes Lagos nos Estados Unidos.
Ao cozinhar arroz selvagem, eles tendem a se enrolar e revelar um interior branco, uma característica que torna o arroz selvagem bastante único e diferente dos outros tipos de arroz.
Porém, originalmente, os grãos de arroz selvagem são de cor marrom ou preta.
O arroz selvagem contém uma textura esfumada e de nozes com um exterior em borracha, mas é muito macio por dentro.
Também são ricos em antioxidantes e proteínas, o que confere ao arroz um alto valor nutritivo. Ótima opção para sopas, recheios e pilafs de arroz, pois agrega sabor e substância ao prato.
Arroz preto:
Como o nome sugere, o arroz preto é, na verdade, de cor preta.
A rica cor preta vem dos altos níveis de antocianina presentes no arroz preto, o mesmo antioxidante que também está presente nos mirtilos.
A antocianina dá um grande impulso ao seu sistema imunológico, o que torna o arroz preto excelente para todos aqueles que procuram um tipo de arroz mais saudável.
O arroz preto é um arroz de grão médio e é normalmente conhecido por vários outros nomes, como arroz preto tailandês, arroz preto Venere, arroz proibido e arroz preto Nerone.
É comumente encontrado na culinária asiática e em uma variedade de pratos, como macarrão, sobremesas, mingaus e o tradicional bolo de arroz preto chinês.
Arroz de sushi:
Este é o arroz japonês de grão curto, famoso por seu uso em sushi, como o nome sugere.
Consiste em uma viscosidade extrema, ainda mais do que o próprio arroz pegajoso, o que o torna a escolha ideal para rolos de sushi.
O arroz de sushi está disponível em várias variedades, algumas das quais são Akitakomachi, Hitomebore e Koshihikari.
É basicamente arroz de grão curto que fica superdenso e macio quando cozido, razão pela qual o arroz de sushi é ideal para blocos de sushi ou rolos de sushi.
Arroz rosematta:
Este é um dos tipos de arroz de grão médio nativo da Índia, que apesar de seu sabor e sabor de terra diferente e estranho, o arroz Rosematta ganhou popularidade significativa desde os tempos antigos, onde se acreditava que esse sabor distinto era bastante único e rico.
O arroz Rosematta consiste em grãos rosa-amarelados e uma camada externa ou externa avermelhada.
Mesmo depois de cozido, o arroz mantém sua tonalidade rosada e fica bem no prato.
A melhor maneira de comer arroz de rosematta é servir junto com seus curries e ensopados, que também ajudam a realçar o sabor único desse arroz.
Arroz vermelho cargo:
O arroz vermelho cargo é bastante semelhante ao arroz integral em termos de seu processo de moagem, no qual a camada externa da casca é removida e a camada de farelo permanece intacta, permitindo que o arroz retenha seu valor nutricional.
É um arroz de grão longo não glutinoso, que vem em uma cor marrom avermelhada com um toque de marrom.
Acredita-se que este arroz seja uma grande fonte de vitaminas, cálcio, fibra e ferro e contém um sabor doce e de nozes com uma textura muito mastigável.
Arroz parboilizado:
O arroz parboilizado é processado de maneira diferente dos outros tipos de arroz.
Devido a esta diferença no processamento, este arroz fornece uma grande quantidade de cálcio, fibra, vitamina B6 e potássio do que o arroz normal.
O arroz parboilizado tem um sabor mais completo do que o arroz branco médio, devido ao seu processo de moagem que também endurece os grãos deste arroz, evitando que cozinhe em excesso.
Isso ajuda ainda mais o arroz a reter todos os seus nutrientes e elementos essenciais.
Este arroz é frequentemente encontrado em vários tipos de saladas, caril, molhos de vegetais e caçarolas.
Arroz valência:
A valência é um arroz de grão médio-curto e também é conhecido por vários outros nomes, incluindo arroz de pérola ou arroz redondo.
Ele contém um alto teor de amido que o ajuda a se tornar muito absorvente e macio depois de cozido.
Geralmente atua como um tampão em vários pratos que contêm um elemento líquido devido às suas qualidades de absorção, dando ao prato a proporção seca-úmida perfeita.
Seja um bolo de arroz preto ou um rolo de arroz de sushi; você deve experimentar todos os tipos de arroz e escolher seus favoritos.