Você quer saber quantos tipos de beterraba existem? Quais são os diferentes tipos de beterraba que podemos consumir? Vamos descobrir.
A beterraba é bastante consumidas no brasil e no mundo, pois este vegetal contém o maior teor de açúcar de todos os vegetais, mas ainda pode ser consumida algumas vezes por semana.
Além disso, eles são considerados um superalimento natural e também podem ser usados para a produção de loções caseiras e tinturas de cabelo.
A beterraba é uma verdura herbácea que pertence à família Amaranthaceae. É originário da Índia, das áreas mediterrâneas e da costa atlântica da Europa. É amplamente aceito que a beterraba era cultivada nos Jardins Suspensos da Babilônia.
O antigo nome latino para beterraba é beta, que se tornou bete no inglês antigo por volta de 1400. Os cozinheiros medievais adicionavam beterrabas às tortas enquanto os elisabetanos as comiam como ensopados e tortas.
Valor nutricional da beterraba:
Uma xícara de beterraba fervida contém menos de 60 calorias, enquanto 3/4 xícara de beterraba crua possui os seguintes nutrientes:
- Calorias: 43
- Água: 88%
- Proteína 1,6 gramas
- Carboidratos: 9,6 gramas;
- Açúcar: 6,8 gramas;
- Fibra: 2,8 gramas;
- Gordura 0,2 gramas;
Além de ser rico em fibra, ácido fólico (vitamina B9), manganês, potássio, ferro, vitamina C.
Tipos de beterraba
1. Beterraba bebê:
A beterraba bebê consiste em qualquer tipo de beterraba que é puxada para dar espaço ao crescimento de outros tipos de beterraba, de forma que possam ser de qualquer cor ou variedade.
Eles geralmente são vendidos como um item especial e em mercados de produtores locais. Além disso, ele têm frutas tenras e verduras, que podem ser apreciadas em diversas receitas.
As beterrabas são especialmente deliciosas quando servidas com vários tipos de verduras e você pode encontrar facilmente centenas de receitas de beterrabas com apenas uma pesquisa rápida na Internet.
2. Beterraba boldor:
Amadurecendo em cerca de 50 dias, a beterraba Boldor prefere sol pleno e tem folhas verdes brilhantes que são tão saborosas e nutritivas quanto a própria beterraba.
Ele precisa de muito espaço para crescer, então, mesmo que você o cultive em um recipiente, esse recipiente deve conter pelo menos três galões. Além disso, esta é uma beterraba saborosa que pode ser cozinhada de várias formas.
3. Beterraba comum:
Esses tipos de beterraba também são chamados de beterraba ou beterraba de mesa e normalmente são classificados por cor.
4. Beterraba cilíndrica:
A beterraba Cylindra é uma variedade tradicional dinamarquesa que se originou na década de 1880.
Também conhecido como Butter Slicer ou Formanova beterraba, este vegetal se assemelha a uma cenoura mais do que uma beterraba real.
Amadurecem em cerca de 60 dias, podem crescer até 23 centímetros de comprimento, têm forma cilíndrica e cor bordô. Além disso, a beterraba de grão fino com sabor adocicado e ótima textura, polpa de cor vermelha intensa.
Mesmo quando comparada com outros tipos de beterraba, essas beterrabas são um pouco mais doces e saborosas.
A beterraba Cylindra atinge o pico em meados do verão e está disponível durante todo o verão.
Eles são perfeitos para conservar, assar, adicionar a saladas e até mesmo assar.
Como a própria cor pode manchar, é recomendável usar luvas ao trabalhar com esse tipo de beterraba.
5. Beterraba dourada:
Estas beterrabas têm um sabor suave e uma cor dourada ou amarela. De acordo com especialistas, eles existem desde pelo menos a década de 1820.
São coloridos e doces e seu sabor torna-se mais pronunciado quando você os assa.
Existem também diferentes variedades de beterraba dourada, incluindo Golden Detroit e Golden Beet Burpee.
As beterrabas douradas podem ter até dez centímetros de diâmetro e têm um sabor doce e terroso.
Eles estão disponíveis durante todo o ano, mas o pico durante os meses de outono.
Combinam bem com alimentos como maçãs , queijo, batatas, nozes e bacon e são mais fáceis de descascar depois de cozinhá-los.
Eles também têm a carne que é variegada na cor laranja-dourada.
6. Beterraba Mangel-Wurzel
Também chamada de beterraba Mangold, era originalmente usada apenas para animais, mas ganhou popularidade nas últimas décadas.
Tem a forma de um cruzamento entre beterraba e cenoura, em parte pelo fato de ser gorda e pesada.
Há também uma variedade Mammoth Red Mangel que pode pesar até 20 libras, tornando-se uma beterraba muito grande.
Estas beterrabas têm um sabor adocicado e uma cor branca ou amarelo dourado. Eles são uma variedade rara da herança da Europa.
Eles podem ser comidos de várias maneiras, incluindo sendo esmagados da mesma forma que as batatas, em sucos, em conserva e em vários tipos de saladas.
Eles são cheios de antioxidantes e vitaminas e crescem melhor em climas mais frios.
7. Beterraba vermelha:
As beterrabas vermelhas e roxas são os tipos com os quais as pessoas estão mais familiarizadas, mas as beterrabas em lata têm um sabor completamente diferente do que as beterrabas frescas.
As beterrabas vermelhas tendem a assumir o sabor de qualquer alimentos com que são cozidas, da mesma forma que as batatas, e se você as usar em pratos como gratinados no lugar das batatas, o resultado é absolutamente delicioso.
As variedades de beterraba vermelha incluem Crosby Egyptian, Detroit Dark Red e Crapaudine.
A beterraba vermelha é especialmente deliciosa quando torrada e, se já faz muito tempo que você não experimenta a beterraba, agora é a hora perfeita para experimentá-la novamente.
8. Beterraba listrada:
Também conhecidas como beterrabas Bassano ou Chioggia, essas beterrabas têm listras na parte interna do vegetal que as tornam semelhantes a uma bengala de doces.
É uma variedade antiga que chegou aos Estados Unidos no final da década de 1840 e também tem outros nomes, incluindo a beterraba Bull’s Eye e a beterraba Candy Stripe.
A beterraba listrada está disponível o ano todo e tem um sabor muito doce a terra.
Originário da Itália em uma cidade chamada Chioggia, eles têm caules de até 30 centímetros de comprimento e combinam bem com alimentos como cenoura, espinafre e couve.
Aproximadamente 20% da beterraba sacarina é feita de açúcar e o restante consiste em água e polpa. Além disso, ela está intimamente relacionada com a beterraba do mar, que tem sabor e textura muito agradáveis.
9. Beterraba sacarina:
Assemelhando-se mais ao nabo do que à beterraba, a beterraba sacarina tem a forma cônica e a cor esbranquiçada.
Aproximadamente 20% da produção mundial de açúcar vem da beterraba sacarina, em parte porque elas têm um alto nível de Sucralose.
Essas beterrabas são normalmente cultivadas apenas comercialmente e não em hortas caseiras.
Normalmente não são consumidos como as outras variedades.
10. Beterraba albino branca
Assim como o nome sugere, a beterraba albina branca é toda na cor branca e geralmente é tratada como anual.
Originária da Holanda, esta beterraba é muito doce e redonda; na verdade, é doce o suficiente para fazer açúcar, se você desejar.
Amadurece em cerca de 60 dias, mais nos meses de outono e inverno, e é adequado até mesmo para jardins menores ou contêineres.