Conheça os diferentes tipos de camarão de água doce e salgada mais utilizadas em receitas e para fins ornamentais.
Os camarões é o prato de marisco preferido das pessoas em no mundo todo, pois eles têm um sabor deliciosos devido à sua carne macia e suculenta, e podem ser preparados de varias formas.
Além disso, os estados do Golfo do Texas, Alabama, Mississippi, Louisiana e oeste da Flórida, juntos eles produzem mais de 240 milhões de toneladas de camarão a cada ano.
Um americano médio consome cerca de 2 quilos de camarão por ano, o valor mais alto entre todas as outras opções de frutos do mar.
Você pode se surpreender ao descobrir que existem mais de 2.000 espécies de camarões que foram descobertas até agora.
No entanto, nem todos eles foram pesquisados em profundidade, nem todas as variedades estão disponíveis para uso culinário.
O artigo a seguir destaca os tipos de camarão mais comuns que você encontrará em uma loja de frutos do mar além de mais algumas espécies de camarão para alimentação e fins decorativos.
Tipos de camarão:
Camarão rosa
Obtidos principalmente na costa oeste da Flórida, esses camarões são muito populares na culinária de frutos do mar.
Além disso, este tipo de camarão é geralmente rosado, e pequeno também são chamados de ‘camarões para salada’ porque são amplamente usados para servir sabores suaves e doces em saladas de camarão.
Camarão marrom
O camarão marrom têm uma textura firme, casca vermelho-amarronzada e vêm em uma variedade de sabores que podem variar de levemente doce a levemente salgado ou semelhante ao iodo.
Eles ficam rosados ao serem cozidos e têm um sabor único em comparação com outros camarões comestíveis.
Os chefes preferem simplesmente cozinhar no vapor ou ferver os camarões marrons para desfrutar do sabor natural que estes camarões têm para oferecer.
Camarão branco
Com quase 20 centímetros de comprimento, o camarão branco tem uma textura firme e, portanto, oferece uma grande variedade de opções de cozimento aos chefs.
Por exemplo, os camarões brancos podem ser consumidos após ferver, cozinhar no vapor, rechear, grelhar, assar ou mesmo fritar.
Eles vêm em três variedades principais, ou seja, chinês branco, branco do Golfo e camarão branco do Pacífico.
Além disso, eles são uma boa preferência para muitos chefs devido ao seu sabor clássico, textura firme, sabor doce e facilidade de limpeza.
Camarão rock
Esses camarões receberam esse nome por causa de suas cascas duras e geralmente eram considerados uma grande ‘pesca descartável’ até que uma máquina especial foi projetada no final da década de 1960 para descascar suas cascas duras antes de vendê-las.
O camarão rock têm textura firme e sabor adocicado semelhante à lagosta espinhosa.
Esse sabor os torna uma proteína acessível em comparação com a compra de variedades caras de lagosta.
Camarão tigre
Os camarões tigre são nativos das águas dos continentes asiático e africano.
Além disso, eles também estão disponíveis em cultivo, bem como em variedades selvagens na Tailândia, Vietnã, Filipinas e Índia.
Eles são fáceis de identificar pelas listras de tigre no corpo e são valorizados por seu perfil de sabor suave juntamente com uma textura firme que os torna a opção ideal para quem está cozinhando camarões pela primeira vez.
Este é um dos tipos de camarão que podem crescer em tamanhos gigantes de 30 centímetros de comprimento e são ideais para cozinhar no vapor, grelhar ou comer de várias outras maneiras.
Camarão spot
Os camarões Spot são frequentemente chamados de ‘Lagostas do Alasca’ e fornecem um sabor exótico e doçura aos pratos em que são usados.
Eles estão entre os camarões mais tenros disponíveis para cozinhar e, portanto, têm um sabor incrivelmente macio e suculento.
No entanto, isso também os torna difíceis de limpar e preparar, porque as cascas se quebram em pequenos pedaços se você não for cuidadoso o suficiente. Estas são as variedades jumbo que podem crescer até 30 centímetros.
Camarão arlequim
Originária do sul da China, esta espécie exclusiva recebeu esse nome devido ao corpo amarelo ou branco com listras pretas que de certa forma a fazem parecer uma abelha.
O camarão arlequim vêm da família Caridina breviata e, embora o nome possa sugerir o contrário, esta variedade não está relacionada com o popular Camarão Abelha.
Esse tipo de camarão é ornamental e adora ser alimentado regularmente com variedades carnudas de comida de camarão, como pequenos pedaços de peixe.
Para ajudá-los a se reproduzir, mantenha-os em pares com uma verificação rigorosa das concentrações de nitritos, iodo e cobre na água.
Antes de adicioná-los ao aquário, tome cuidado para que não haja peixes grandes e agressivos, pois os camarão arlequim podem ser facilmente comidos por predadores devido ao seu tamanho minúsculo.
Camarão cereja vermelha
O camarão cereja vermelha é uma variedade vermelha da espécie Neocaridina davidi é um dos tipos de camarão mais popular entre muitos aquaristas devido à sua cor brilhante e vistosa.
Esses camarões se reproduzem em água doce em temperatura ambiente ou ligeiramente fria (18 a 28 graus Celsius).
As temperaturas mais altas promovem a reprodução, mas podem ser perigosas às vezes porque a concentração de oxigênio é reduzida na água quente.
O camarão cereja vermelha são criaturas pacíficas e se dão bem em aquários comunitários.
Eles são onívoros por natureza e adoram se alimentar de algas, bem como de qualquer outro alimento de peixe que tenha sobrado por outras espécies no tanque.
Você também pode alimentá-los com pellets como uma dieta suplementar ou se tiver um aquário que abrigue apenas este tipo de camarão.
Camarão tigre azul
O camarão tigre azul é a variante azul da família dos camarões Caridina cantonensis que mede cerca de 1 a 5 cm de comprimento quando maduro.
Esses camarões são caracterizados pelas distintas listras azuis em seu corpo, que se destacam ainda mais por seus olhos laranja vívidos.
O camarão tigre azul se reproduz em tanques de água doce e são mantidos em um nível de pH neutro, mas podem se sair igualmente bem em condições ligeiramente ácidas (cerca de 6 pH).
Camarão blue bolt
Pertencente à família Caridina cantonensis, o camarão blue bolt é originário do sul da China.
Além disso, os camarões Blue Bolt não estão disponíveis em todas as peixarias locais, mas se você estiver realmente interessado, pode encomendá-los em lojas online.
Este tipo de camarão apresenta uma cabeça azul brilhante que muda gradualmente para tons de branco cremoso ou azul claro perto da cauda.
A cor marcante torna esses camarões uma espécie de destaque no aquário, pois são facilmente identificados como belezas únicas de um azul intenso em contraste com as plantas verdes e outros seixos coloridos no tanque de água.
Por serem parentes dos camarões tigre azul , os camarões Blue Bolt têm requisitos de cuidado semelhantes, que incluem limpeza frequente com água e alimentação cuidadosa.
Camarão bola de neve
Os camarões bola de neve são uma ótima escolha para aquários, pois podem ser tratados em grande número e em diferentes condições de água, como água dura e macia.
No entanto, a superalimentação prejudicará a qualidade da água e pode levar a problemas de saúde do camarão.
Além disso, a água deve ser limpa com um pH de 6,5 a 8,0 é significativa para sua sobrevivência saudável.
Embora sejam onívoros por natureza, a maioria adora comer algas e, portanto, são uma boa coleção para controlar as algas em aquários.
Os camarões bola de neve se reproduzem rapidamente e, se mantidos a salvo de predadores, são vistos nadando ativamente e trazendo vida ao aquário.
Camarão cristal
Este tipo de camarão foi criado seletivamente para uso ornamental.
Os camarões cristal estão disponíveis em duas variedades: o camarão Crystal Red e o Crystal Black.
Ambos têm as mesmas necessidades de manutenção e são semelhantes em natureza, exceto pelo fato de que seu padrão em forma de abelha-abelha é de cores diferentes.
O camarão cristal apresenta uma combinação de listras vermelhas e brancas vibrantes, enquanto a outra espécie é seu equivalente monocromático.
Cuidar deste tipo de camarão em um aquário doméstico é relativamente difícil, pois uma grande pureza da água é necessária para que eles prosperem.
Você também terá que decorar o tanque de água de tal forma que sejam criados esconderijos suficientes para os camarões.
Isso ocorre porque eles realmente não gostam de nadar muito livremente em águas expostas e visíveis.
Camarão fantasma
O camarão fantasma, também conhecido como camarão de vidro, é uma espécie fascinante da família Palaemonetes.
Além disso, este é um dos tipos de camarão que possui o corpo transparente e claro, eles realmente se parecem com um vidro moldado.
Esses camarões transparentes são facilmente protegidos de predadores e podem ser mantidos sozinhos ou em grupo.
Camarão caridina babaulti
O camarão caridina babaulti é ornamental esta espécie é multicolorida porque eles são uma espécie colorida que pode ser encontrada em tons de vermelho, marrom, verde e amarelo, bem como em um padrão monocromático estilo zebra.
Os camarões Babaulti são onívoros, mas tendem a se alimentar de matéria vegetal em decomposição nos aquários, em vez de receber alimentos carnudos.
Apesar das necessidades de baixa manutenção, os fatores básicos para seu acasalamento saudável ainda são essenciais, por exemplo, boa filtração, níveis de pH equilibrados, temperaturas estáveis e níveis controlados de amônia e nitritos.
Camarão preto
O camarão preto possui listras em preto e branco, esses minúsculos companheiros de aparência elegante são uma adição requintada ao aquário, mas não são facilmente sustentáveis e, portanto, não são uma escolha muito boa para aquaristas novatos.
Pertencentes à família Caridina cantonensis, estes camarões são sensíveis às mudanças de água, por isso é melhor alojá-los em tanques maiores, onde as flutuações nas condições da água são mais fáceis de controlar.
Esses tipos de camarão são herbívoros, mas requerem alimentação cuidadosa porque a alimentação excessiva pode ser extremamente perigosa para a saúde ou, às vezes, até fatal.
Camarão amano
Os camarões Amano serão uma ótima escolha para você começar a montar seu próprio tanque de água, desde que mantenha os aquários livres de peixes predadores.
Além disso, eles são super fáceis de cuidar, e têm apetite por algas e vão facilitar a sua tarefa de limpeza dos tanques.
No entanto, devido aos seus corpos de 2 a 3 cm de comprimento, eles são bem maiores do que as outras variedades de camarão de água doce e serão uma adição mais proeminente ao tanque.
Camarão cardinal
O camarão cardinal é originário dos lagos de Sulawesi, Indonésia, manter esses camarões de cor vermelha brilhante é desafiador, mas certamente recompensador.
Tudo que você precisa é ter um bom conhecimento de cuidados com camarões e tanques de água domésticos.
Eles são onívoros e adoram se alimentar de algas.
A água deve ser dura e quente com um pH mais elevado, estas espécies vão surpreendê-lo até com a sua prole assim que os adultos se habituem às condições da água que mantém para um cuidado óptimo.