Os tipos de carnes vermelhas mais populares são bovina, cordeiro e porco e o tipo mais popular de carne branca é a de frango e de peru.
Embora frango, boi, cordeiro ou porco sejam o que vemos com mais frequência em supermercados e restaurantes, e provavelmente é o mais consumidos, no entanto, existem muitos outros tipos de carnes.
Como por exemplo cabra, cordeiro, peru crustáceos, lagosta, amêijoas, ostras, vieiras e mexilhões.
Embora existam três categorias amplas de carnes, ou seja, carne vermelha, aves e frutos do mar, há muitos tipos diferentes nessas classificações.
O termo carne branca pode se referir a aves e frutos do mar juntos, ou seja, qualquer carne que seja branca ou clara antes e depois do cozimento, mas são tipos distintos de carne que devem ser diferenciados uns dos outros.
Existem muitos animais diferentes, todos com sua própria carne, mas quando nos referimos à carne que é mais comumente consumida nas culturas ocidentais.
Tipos de carnes:
Carne de porco
A carne de porco é rosada ou branca, com gordura firme e branca. Muito dele também é usado para produzir carnes frias, como presuntos, patês e terrinas, sem mencionar que são processados de outras maneiras para salsichas e similares.
Além da proteína, a carne de porco é rica em vitaminas do complexo B, principalmente B1, selênio e zinco.
Com baixo teor de ferro, a carne de porco varia no teor de gordura, dependendo do corte, mas pode ser bastante gordurosa e rica em ácidos graxos ômega 6.
É considerado impuro em algumas culturas e costuma ser propenso a carregar parasitas, como a tênia e salmonella.
Além disso, a carne de porco também é mais suscetível a doenças de origem alimentar do que outras carnes e precisa ser bem cozida.
Os Porcos de criação são monitorados cuidadosamente em busca de parasitas e tomam medicamentos para erradicá-los, o que também acontece quando são cozidos.
Carne bovina
O ancestral das vacas como as conhecemos hoje é conhecido como auroque, que é caçado pelo homem desde o início dos tempos.
Eles foram domesticados em 8.000 a. C, e hoje existem centenas de raças de vacas, mas apenas algumas dominam o mercado.
Eles eram animais sagrados em várias civilizações antigas e ainda estão na Índia hoje.
De bife a hambúrgueres, de charque a molho à bolonhesa, a carne bovina é uma das favoritas na dieta de muitos carnívoros. Combinada tradicionalmente com molho de raiz-forte, essa carne vem em muitas formas e é apreciada de muitas maneiras.
A carne bovina contém muitas proteínas e é mais rica em ferro. Além disso, a maior parte da gordura são ácidos graxos saturados que vêm com o colesterol, mas a quantidade de gordura depende do corte da carne.
A carne bovina é frequentemente responsabilizada pelo colesterol alto e levando a certos tipos de câncer quando consumida em grandes quantidades.
Carne de bezerro
A carne de bezerro é magra, pobre em ferro e rica em proteínas. No entanto, os fígados contêm grandes quantidades de ferro , vitaminas B e vitamina A.
Embora se deva tomar cuidado apenas para comer fígados de bezerros criados ao ar livre. Além disso, este tipo de carne combina bem com castanhas, pão ralado, pimentão e cogumelos brancos.
Carne de cordeiro
Os primeiros animais a serem domesticados por humanos, foram os cordeiros eles forneciam carne, leite e roupas (couro e lã).
Existem diferenças significativas tanto na qualidade quanto no sabor da carne, dependendo da raça, localização geográfica e do que foi alimentado, entre outros fatores.
Todos os cortes e miudezas de cordeiro podem ser usados na culinária. e pode ser assado, grelhado ou frito, refogado ou fervido.
Além disso, o cordeiro tem um sabor distinto que muitas pessoas amam ou odeiam.
O cordeiro, ao contrário de carneiro, vem de ovelhas com menos de um ano de idade e é tipicamente mais tenro e também mais especial. Ele costuma ser mais caro por esse motivo, mas tem um bom nível de nutrientes, o que a torna uma das carnes mais saudáveis.
Frango:
Existem muitos tipos diferentes de frango, e a cor da carne varia de acordo com a dieta da ave.
Além disso frango é um dos tipos de carnes que acompanha bem trufa preta, amêndoa, manjericão, cogumelos brancos e lagostins.
Rico em proteínas e pobre em gordura, o peito de frango sem pele ou ossos é uma das únicas carnes que não contém gordura saturada.
Esta carne é muito versátil e consumida em todo o mundo, cozida inteira com a pele, aos pedaços ou utilizada noutros pratos para dar sabor.
Uma das carnes mais baratas disponíveis em muitos países, o frango é acessível e, portanto, muito comum.
Por ser uma carne rica em proteínas, o tamanho exato de um pedaço de outra carne conteria mais proteína.
Portanto, para aqueles que estão tentando reduzir as calorias enquanto ainda consomem proteínas, o frango é uma ótima opção de carne magra.
Os ossos de frango também têm uma densidade muito menor do que outras carnes, então o colágeno e a gelatina são mais fáceis de extrair.
Carne de bode
A carne da bode é um tipo de carne doméstica mais consumidas em todo o mundo, com exceção da Europa e da América do Norte.
Este é um tipos de carnes que apresenta um aroma doce e agradável. É tipicamente torrado, frito ou grelhado e temperado com temperos.
O bode adulto tende a ser uma das carnes mais duras e também não tem um sabor particularmente forte, por isso é melhor cozinhá-la lentamente em pratos que lhe permitam absorver o sabor de outros alimentos, como ensopados ou sopas.
Cozinhar em fogo baixo por mais tempo permite que a carne receba outros sabores, este carne combina bem com mel, pimentão, feijão verde, creme de leite e alecrim.
Turquia
Esta carne branca pode ser muito saborosa quando cozida corretamente tem um sabor mais profundo e robusto do que o frango e geralmente está disponível em formas mais processadas do que o frango, embora menos comum em geral.
Um dos tipos de carnes mais densos em proteínas, é uma opção de baixo teor calórico e alto teor de proteínas.
Além disso, a carne de turquia é semelhante ao frango é rico em selênio, fósforo, vitaminas B e potássio e é relativamente barato.
Faisão
Os faisões são aves bastante magras, com pouca gordura e muito rico em proteínas.
Além disso, os faisões são muito bem assados ou em caldeirada e também podem ser recheados.
Este tipo de carne é rico em vitaminas e minerais do grupo B e, como todas as carnes de caça, ricos em purinas e, portanto, não são uma boa opção para pessoas que sofrem de gota.
O faisão combina bem com sabores de bacon, castanha, trufa preta e repolho. Os tipos mais comuns são Cólquida, de pescoço redondo, Verde ou Japonês, ou o Faisão Comum.
Carne de pato
Os patos selvagens são considerados aves de caça e ainda podem ser caçados, embora seja amplamente regulamentado.
Grelhado, assado, frito na frigideira, refogado e confeitado, o pato pode ser preparado de várias maneiras, com frutas como laranja, cerejas ou vegetais.
Eles são ricos em proteínas e uma das maiores fontes de ferro de todas as aves.
Embora sejam conhecidos como pássaros muito gordurosos, a composição de sua gordura é semelhante ao azeite de oliva, principalmente ácidos graxos mono e poli-insaturados, o que o torna benéfico para o sistema cardiovascular.
Carne de coelho
As raças de coelhos começaram a se multiplicar a partir do século 16, pois eram fáceis de alimentar e se tornaram parte natural da dieta dos agricultores.
Por ser uma carne razoavelmente magra, o coelho é rico em proteína e pobre em gordura, com algumas vitaminas B e minerais. Com alto teor de vitamina B12 e selênio.
Além disso, a carne de coelho costuma ser cozidos ou fritos; esta carne é melhor para absorver os sabores ao redor.
Frutos do mar
Esta categoria inclui uma grande variedade de carnes, de peixes a crustáceos e lulas, e tudo mais.
Além disso, esses tipos de carnes possui uma ampla gama de benefícios nutricionais em frutos do mar, com quantidades variáveis de gordura, ômega 3, proteína e nutrientes.