Aprenda sobre os diferentes tipos de chá mais consumidos no mundo todo para tratar gripes, resfriados e ajudar na perda de peso, dores de garganta e muito mais.
O chá é uma bebida aromática comumente preparada pela fermentação de folhas das plantas medicinais em água quente ou fervente.
Além disso, o chá é rico em polifenóis, compostos naturais que trazem benefícios à saúde, como redução de inflamações e ajuda no combate ao câncer, reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame.
As evidências arqueológicas sugerem que o chá foi descoberto pela primeira vez na China há mais de 6.000 anos o que torna o chá uma substância conhecida mais antiga do que a Grande Pirâmide de Gizé.
Porém, naquela época os chineses consumiam folhas de chá como uma forma de mingau de grãos ou simplesmente mastigando as folhas.
O chá deixou de ser um alimento para uma bebida popular apenas algumas centenas de anos atrás, quando as pessoas perceberam que uma mistura dessas folhas preparada em água quente tem um gosto muito melhor do que as formas alternativas de consumir chá.
O chá foi descoberto pela primeira vez pelo imperador chinês Shennong quando uma folha de chá acidentalmente caiu em sua tigela de água quente enquanto ele estava em sua busca para descobrir ervas e plantas comestíveis.
Tipos de chá
Chá preto
O chá preto é o tipo de chá que é preparado a partir das folhas da planta Camellia Sinensis. As folhas que murcham imediatamente após a colheita são enroladas pelos agricultores para libertar as enzimas nelas contidas.
As folhas são então espalhadas e oxidadas até ficarem marrons e depois de secas, as folhas são aquecidas a uma determinada temperatura para destruir as enzimas e evitar mais oxidação, pois isso altera o sabor.
Por fim, as folhas são moídas na forma de pó e vendidas após serem devidamente embaladas.
O chá preto tem um sabor forte e robusto e apresenta uma cor marrom avermelhada ou preta quando preparado em água quente.
Este tipo de chá tem vários benefícios para a saúde que incluem manter a pressão arterial, reduzir o nível de açúcar no sangue, melhorar a saúde do coração, melhorar a digestão, reduzir o risco de câncer e muito mais.
Chá preto com bergamota
O chá preto com bergamota é uma combinação de chá preto e extrato de fruta de bergamota.
A bergamota é uma fruta cítrica em forma de pera conhecida por suas propriedades medicinais.
Além de contrabalançar o sabor amargo do chá preto puro, a adição de extrato de bergamota torna a bebida boa para perda de peso e saúde bucal, além de torná-la um bom analgésico.
Chá preto com limão
Outra maneira de reduzir o sabor forte do chá preto puro é adicionar algumas gotas de suco de limão à mistura.
No entanto, você também pode comprar chá preto pré embalado com extrato de limão ou simplesmente espremer um pouco de suco de limão em sua xícara normal de chá.
Os benefícios do chá preto com limão incluem maior absorção de ferro, desintoxicação e controle de peso.
Este chá também é bom para curar dores de garganta e aumentar a imunidade, pois combate os radicais livres em seu corpo e impede a propagação de um vírus.
Chá verde
O chá verde é o oposto do chá preto em termos de processamento.
Enquanto o chá preto é o mais processado de todas as variedades verdadeiras de chá, o chá verde é o menos processado.
É preparado a partir de folhas que são secas antes de serem aquecidas a uma temperatura muito baixa.
Outras técnicas podem ser empregadas, por exemplo, fritar na frigideira, cozinhar no vapor, assar ou jogar em fogo baixo.
Isso torna as folhas levemente aromáticas e elas liberam um sabor fresco de erva quando adicionadas à água fervente.
Dependendo do tipo de planta o sabor geral do chá verde pode variar de fresco e suave a forte e ligeiramente ácido.
Além disso, este é um dos tipos de chá conhecido por seus benefícios à saúde, pois é repleto de antioxidantes.
Chá verde com jasmim
O chá verde com jasmim é um chá verde aromatizado.
Além do cheiro único que o extrato de jasmim adiciona à bebida, ela também é valorizada por seus benefícios à saúde.
Este é um dos tipos de chá que aluda alivia a dor artrítica e a inflamação, estabiliza a pressão arterial, reduz o estresse e a ansiedade e é conhecido por ajudar as pessoas que sofrem de depressão.
Chá verde com limão
De acordo com a pesquisa, o suco de limão realça as propriedades antioxidantes do chá verde e os torna mais facilmente absorvidos pelo corpo.
No entanto, uma xícara de chá verde com limão pode ajudá-lo a perder peso, e ainda tratar o resfriado rapidamente.
Chá verde com menta
Com um aroma atraente, este tipo de chá pode fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e também aliviar várias dores articulares e musculares.
Chá oolong
Oolong é um tipo de chá verdadeiro, o que significa que também é obtido da planta Camellia Sinensis. A diferença entre o chá preto e o chá verde é o modo como é processado.
Oolong está parcialmente oxidado, ele passa pela metade do tratamento que o chá preto passa.
Portanto, dependendo do nível de oxidação, o chá oolong pode ser ligeiramente semelhante ao chá verde ou preto em termos de sabor e aparência.
Chá branco
O chá branco pode fornecer a menor quantidade de cafeína, mas prepará-lo por mais tempo fortalecerá as propriedades.
Chá preto orgânico envelhecido
O chá preto orgânico envelhecido é originário da China conhecido por suas propriedades medicinais, embora fosse ilegal importá-lo para os Estados Unidos até vinte anos atrás.
O método de produção do chá ainda é um segredo bem guardado entre os chineses.
Além disso, este tipo de chá apresenta um perfil de sabor intensamente rico que não é amargo, apesar do sabor turfoso.
Chá de camomila
O chá de camomila feito de flores secas de camomila, é há muito um tópico de interesse tanto para pesquisadores quanto para amantes do chá.
Há muito tempo este tipo de chá é utilizado como remédio popular tradicional, pois é rico em flavonoides.
Os flavonoides são produtos químicos naturais que desempenham um papel significativo nas propriedades medicinais do chá de camomila.
Além disso, este é um dos tipos de chá mais conhecido por suas propriedades de tratar manchas na pele, cicatrizes de acne e previne erupções devido às suas propriedades anti-inflamatórias.
No entanto, pode causar reações alérgicas graves em alguns casos ou levar ao vômito se consumido em excesso.
Chá de capim limão
O chá de capim-limão é feito de capim-limão, uma erva nativa do Sri Lanka. Diz-se que esse tipo de chá de ervas ajuda a diminuir o colesterol, reduz a ansiedade e é usado para tratar certas infecções bacterianas.
Chá de tília
A tília é uma árvore cujas flores, folhas, assim como sua casca, são utilizadas para fins medicinais.
Acredita-se que o chá de tília ajuda a curar problemas respiratórios como bronquite, alivia dores de cabeça e acelera a recuperação de gripes e resfriados comuns.
Chá de hibisco
O chá de hibisco é feito de flores de hibisco frescas ou secas, este chá possui frequência em restaurantes exóticos.
Além de reduzir o colesterol e regular a pressão arterial, o chá de hibisco mantém a saúde do fígado e acelera o metabolismo. Pode ser consumido quente, mas é mais saboroso se servido gelado.
Chá rooibos
O chá Rooibos é amplamente popular como uma alternativa saborosa e sem cafeína ao chá preto e ao chá verde.
Este tipo de chá de ervas é valorizado por seus inúmeros benefícios à saúde, que incluem proteção contra câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Chá de gengibre
O chá de gengibre possui propriedades que ajudam a tratar o resfriado comum, gripe, dores de cabeça, dores nas articulações ou estresse.
- Basta adicionar um pouco de gengibre fresco picado em água e leve para ferver.
- Adicione mel (e um pouco de suco de limão para equilibrar o sabor adstringente) e beba enquanto estiver morno.
Chá mate
Também conhecido como chimarrao ou cimarron, o mate é uma bebida tradicional da América do Sul rica em cafeína. É uma excelente opção de tipos de chá.
No entanto, muitas pessoas o consideram a melhor alternativa ao café porque fornece um impulso de energia semelhante ao do café, mas contém mais nutrientes.
Chá masala
Muito popular na Índia, o chá masala significa literalmente chá com especiarias. É fermentado com leite e inclui uma variedade de especiarias, como cravo, erva-doce, anis estrelado, noz-moscada, canela, cardamomo e muito mais.
A melhor coisa sobre este chá é que pode ser adaptado de acordo com suas preferências, adicionando mais ou menos especiarias.
Você vai adorar uma xícara de chá masala durante as chuvas ou a estação fria.
Chá de rosa mosqueta
O chá de rosa mosqueta possui propriedades que ajudam aperder peso, tratar resfriado e gripes.
Este chá contém muitos minerais e vitaminas que aumentam sua imunidade e melhoram a saúde geral.
Chá de frutas de inverno
Quando o tempo fica frio, uma xícara de chá de frutas de inverno fornecerá calor como nada mais.
Como é evidente pelo nome, não existe uma fórmula fixa para este chá.
Os amantes e fabricantes de chá o produzem de maneiras diferentes de acordo com sua preferência, mas uma xícara típica de chá de frutas de inverno inclui frutas (ou extrato de frutas) como maçã, uva, kiwi, laranja e um pouco de mel para adoçar ainda mais.