Você quer saber quantos tipos de chocolate existem? Quais são os diferentes tipos de chocolate que podemos consumir? Vamos descobrir.
O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau e a sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central.
Além disso, ele é um dos alimentos mais usados no mundo todo em receitas de bolos, doces, brownies, bombons, chocolate quente e pode ser encontrado na forma sólida ou líquida.
Valor nutricional do chocolate:
Além disso, uma xicara de chocolate com 100 gramas fonece:
- Calorias 546
- Gorduras Totais 31 g
- Gorduras Saturadas 19 g
- Gorduras Trans 0,1 g
- Colesterol 8 mg
- Sódio 24 mg
- Potássio 559 mg
- Carboidratos 61 g
- Fibra Alimentar 7 g
- Açúcar 48 g
- Proteínas 4,9 g
- Cafeína 43 mg
- Vitamina C 0%
- Cálcio 56 mg
- Ferro 8 mg
- Vitamina D. 0%
- Vitamina B6 0 mg
- Cobalamina 0,2 µg
- Magnésio 146 mg
Tipos de chocolates:
Chocolate ao leite
O chocolate ao leite é normalmente produzido a partir do chocolate amargo com baixos níveis de cacau, mas altos níveis de açúcar, e um produto lácteo que pode ser leite fervido, leite em pó ou leite condensado.
Em comparação com o chocolate amargo, o chocolate ao leite tem um sabor mais leve e doce.
Além disso, o chocolate ao leite com ou sem sabores adicionados está facilmente disponível em mercearias ou supermercados.
Mas o seu objetivo deve ser sempre escolher o melhor, que seja visivelmente mais brilhante e menos quebradiço do que o chocolate preto.
Ele também deve fazer um som áspero quando você o quebra, ou então pode significar que você tem um chocolate de baixa qualidade, independentemente do preço.
Este tipo de chocolate vem com uma propriedade de bem-estar, com todo o crédito indo para seus produtos químicos que aumentam o humor, como cafeína, teobromina, triptofano e tirosina.
Quando usado na panificação, o sabor do chocolate ao leite é superado com outros ingredientes, mas será eficaz o suficiente para adicionar um sabor doce e cor à sua sobremesa.
Chocolate amargo
Este tipo de chocolate não tem leite ou sólidos de leite e, portanto, tem um gosto amargo e seco.
Independentemente do sabor amargo, 35% da população mundial prefere o chocolate amargo a outros tipos de chocolate.
Os ingredientes básicos das barras de chocolate amargo incluem grãos de cacau, lecitina de soja, açúcar e aromas como baunilha.
Devido à elevada percentagem de grãos de cacau, o chocolate preto tem uma cor profunda e intensa, mais viva que o chocolate branco ou ao leite.
O chocolate amargo também tem um perfil nutricional excelente, pois é uma fonte rica em antioxidantes e contém nutrientes como fibras, ferro, zinco, magnésio, cobre, fósforo, potássio, etc.
O chocolate amargo também ajuda a proteger a saúde cardíaca dos consumidores e melhora o fluxo sanguíneo por todo o corpo.
Chocolate semi-doce
Um ingrediente de panificação padrão, o chocolate semidoce tem um sabor ligeiramente mais doce devido ao maior percentual de teor de açúcar.
Por exemplo, se o chocolate semidoce contém 30% de açúcar, o chocolate amargo provavelmente terá uma porcentagem menor desse açúcar, geralmente em torno de 5 a 10%.
No entanto, o teor de açúcar no chocolate semidoce nunca é maior do que no chocolate doce, pois ele sempre tem menos de 50% de açúcar, enquanto o chocolate doce contém mais de 50% de açúcar.
Lembre-se que o teor de cacau é sempre maior nas barras de chocolate amargo do que nas semidoce.
Além de açúcar e grãos de cacau, o chocolate doce envolve manteiga de cacau, baunilha e um emulsificante para dar sabor.
O que torna o chocolate semidoce especial é o fato de ter o equilíbrio certo entre chocolate e doçura, o que o torna versátil o suficiente para ser adicionado em todos os tipos de receitas.
Chocolate amargo doce
O chocolate amargo contém menos açúcar do que o chocolate meio doce, daí o nome.
O chocolate semidoce contém 35% de cacau em pó, enquanto o chocolate amargo tem maior teor de cacau, pelo menos 50% de cacau.
Além disso, quando se trata de panificação, os dois tipos de chocolates podem ser usados alternadamente.
Se sua receita pede chocolate meio-doce e você não tem, pode usar chocolate amargo ou amargo e adicionar um pouco mais de açúcar para equilibrar.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Chocolate alemão doce
As pessoas costumam confundir chocolate meio-doce com chocolate doce, mas deve-se notar que o chocolate doce é mais açucarado do que qualquer outro tipo de chocolate. Além disso, se você planeja usar o chocolate doce como substituto do chocolate semidoce, precisará adicionar ½ colher de sopa de açúcar a cada grama de chocolate.
Também conhecido como chocolate doce de confeitaria, o chocolate doce foi criado por Samuel German para poupar aos padeiros a tarefa de misturar chocolate com açúcar.
No entanto, ao contrário do que muitos possam pensar, o chocolate doce e o famoso bolo que leva o mesmo nome tiveram origem nos Estados Unidos e não na Alemanha.
Chocolate branco
O ingrediente que confere uma cor marrom exuberante ao chocolate típico é o cacau em pó, ausente na fabricação do chocolate branco.
É exatamente por isso que o chocolate branco carece de uma cor escura intensa, atípica de outros tipos de chocolates.
Além disso, o principal ingrediente do chocolate branco é a manteiga de cacau, que é misturada com sólidos do leite, gordura do leite, lecitina e açúcar para mantê-lo bem unido.
Acredita-se que o chocolate branco se originou pela primeira vez na Suíça durante a década de 1930 como uma alternativa melhor à manteiga de cacau.
A Nestlé acreditou com a produção de chocolate branco em todo o mundo na década de 1930.
A forma única de chocolate era vendida em forma de barra, denominada “Galak” e a partir daí, este cremoso chocolate de leite tornou-se facilmente acessível em vários países.
Cacau em pó sem açúcar
O cacau em pó é a forma básica de chocolate que é criada através da trituração das sementes das vagens é um fruto de uma árvore de cacau.
Essas sementes são fermentadas, secas e depois torradas. As cascas dos grãos torrados são removidas e processadas para extrair a gordura da manteiga de cacau dos grãos de cacau.
Os sólidos são posteriormente triturados para serem posteriormente vendidos como cacau em pó.
O pó de cacau vem em duas variações básicas – processo holandês e processo natural.
Para começar, observe que o cacau em pó tem um nível de pH natural que varia de 5,3 a 5,8, o que significa que é bastante ácido por natureza.
No processo holandês, os grãos de cacau são lavados com uma solução alcalina que aumenta seu nível de pH para 6,8 a 8,1, tornando-os menos ácidos, fáceis de dissolver e de cor mais escura.
Por outro lado, o cacau em pó processado naturalmente, também conhecido como cacau em pó processado Broma, é basicamente grãos de cacau moídos naturais.
Eles não passam por nenhum processamento para alterar seus níveis naturais de pH. O cacau em pó natural vem na cor marrom-avermelhada com sabores fortes.
Chocolate de cobertura
Cobertura refere-se à mais alta qualidade de chocolate que é feito de ingredientes básicos de chocolate, incluindo sólidos de cacau, manteiga de cacau, açúcar e aditivos como leite em pó, lecitina de soja e baunilha.
Ao contrário do chocolate normal, o chocolate de cobertura tem a textura mais fina e isso se deve à adição de manteiga de cacau em maior quantidade.
Por causa disso, tanto a textura quanto o sabor do chocolate de cobertura são supremos.
Além disso, você também pode usá-lo para fazer trufas, cachos, cascas ou barras de chocolate.
Embora seja a melhor opção para mergulhar e temperar, o chocolate de cobertura não é um ingrediente ideal para panificação.
Devido a uma dose maior de manteiga de cacau, é provável que o chocolate se comporte de maneira estranha em receitas de bolos ou brownies.
Portanto, é ideal evitar o uso de chocolate de cobertura ao assar bolos ou brownies.
Chocolate composto
O chocolate composto é um tipo de chocolate feito de uma mistura de cacau, gorduras vegetais e adoçantes.
É uma alternativa mais barata ao chocolate normal, pois usa gorduras vegetais de baixo custo, como óleo de palma ou óleo de coco, em vez da cara manteiga de cacau.
Devido à falta de manteiga de cacau, o chocolate composto não é legalmente conhecido como “chocolate” em alguns países.
Na textura, o chocolate composto pode parecer semelhante ao chocolate de cobertura, mas em termos de sabor, eles estão em pólos opostos.
Como o chocolate de cobertura contém uma alta porcentagem de manteiga de cacau rica, é mais macio e mais saboroso do que o chocolate composto.
Chocolate rubi
Depois do chocolate escuro, branco e ao leite, o rubi é considerado o quarto tipo de chocolate famoso por sua bela cor rosa.
Ele é comparativamente mais recente e foi apresentado oficialmente pela primeira vez pela empresa de cacau belga-suíça – Barry Callebaut – em 2017.
Você pode ter se deparado com barras de chocolate rosa com corante alimentício colorido ou misturadas com frutas silvestres várias vezes.
Mas o que diferencia o rubi dos outros é que ele é feito naturalmente, sem o uso de corantes ou aditivos alimentares.
O chocolate rosa-blush não é conhecido apenas por sua cor distinta, mas também pela versatilidade.
Recentemente, as lojas da KitKat em Tóquio serviram um chocolate quente rosa rubi misturado com deliciosas framboesas.