Os tipos de coentro são uma ótima opção para acrescentar na culinária. Além disso, o coentro é uma planta com flores da à família da salsa.
É originário do sul da Europa, norte da África e oeste da Ásia e foi cultivado pela primeira vez em 2.000 anos a. c.
Além disso, ele foi cultivado nos jardins suspensos da Babilônia e foi uma das especiarias mais populares até mesmo no antigo Egito e na Grécia.
Além disso, os antigos egípcios acreditavam que o coentro pode ser usado como alimento na vida após a morte, enquanto os antigos gregos o consumiam como alimento e também o usavam como ingrediente para perfumes.
Todas as partes do coentro são comestíveis, mas são as folhas e as sementes que costumam ser consumidas.
No entanto, nem todo mundo vai gostar do sabor do coentro. Portanto, saiba quais são os tipos de coentro.
Tipos de coentro
1. Culantro
O culantro e um tipo de coentro conhecido também como coentro espinhoso, ele é popular em muitos pratos caribenhos e asiáticos.
Você pode usar Culantro no lugar da folha de coentro, se quiser, e se você mesmo cultivar, lembre-se de que ele prefere solos úmidos com muita sombra.
A própria planta se parece com alface de folhas longas e tem flores azuis em um ponto. Além disso, o culantro pode crescer até trinta centímetros de altura e as folhas têm cinco centímetros de largura.
Uma das coisas mais interessantes sobre este tipo de coentro é que ele é usado tanto para dar sabor aos alimentos quanto para fins medicinais.
Pois, esta planta possui aroma e sabor fortes quando utilizado em diversos pratos, e quando utilizado para fins medicinais, apresenta excelentes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.
O culantro é, embora sejam primos botânicos e seja da mesma família da salsa, da cenoura e da nabo.
2. Coentro de verão indiano
O coentro de verão indiano é uma erva bienal. Na maioria das vezes, ele cresce melhor ao longo de dois anos e precisa de uma quantidade moderada de manutenção, o que significa que você precisa saber algo sobre o cultivo de coentro se quiser plantar esse tipo de erva.
Além disso, este diferente de coentro chega a ter cerca de sessenta centímetros de altura e pode ser perturbado por certas pragas; portanto, se você cultivá-lo, fique atento a eles.
3. Folha de coentro
O coentro se parece muito com a salsa porque tem folhas planas e dentadas.
No entanto, é aí que termina a maioria das semelhanças. Além disso, a salsa tem sabor muito suave, mas o coentro é forte e picante.
Algumas pessoas até descrevem o sabor como um pouco “ensaboado”, mas isso é uma questão de preferência.
Se você colher as folhas de coentro antes que elas cresçam ou germinem, elas têm melhor sabor e são recomendadas para pessoas que vivem em zonas oito ou mais altas.
Existem várias variedades de coentro de folhas. O coentro cresce melhor quando plantado à sombra durante os meses quentes de verão.
O coentro é ótimo em receitas de sopas e ensopados, molhos, pesto, molhos, pratos de arroz, saladas e até enchiladas e sopa de milho.
Se as folhas de coentro forem colhidas quando são jovens e pequenas, elas terão seu melhor sabor, pois tendem a se tornar um pouco amargas se o período de crescimento se prolongar por muito tempo.
4. Coentro mexicano ou coentro do pará
Este é um tipo de coentro conhecida por ser uma planta de baixa manutenção que atrai borboletas em seu jardim e é fácil de cultivar, o coentro mexicano floresce no meio do verão e é geralmente considerado uma planta bienal.
Além disso, ele tem sido muito usado para fins medicinais e é conhecido por ajudar em condições como picadas de cobra, infertilidade, hipertensão, dores de ouvido, febre, queimaduras e até malária.
5. Coentro potluck
Há uma quantidade moderada de manutenção para este tipo de coentro, e é por isso que ela não é recomendada para produtores iniciantes.
Ao cultivá-lo, o agricultor deve estar ciente de coisas como níveis de pH, necessidades de água, sol e condições do solo, para citar alguns.
6. Semente de coentro
Quando você está colhendo coentro, você deve cultivá-lo de forma diferente, dependendo se deseja colher as folhas ou as sementes.
Se você deseja sementes de coentro, é melhor considerar uma variedade que não seja resistente a parafusos.
Alguns deles produzem sementes cerca de 10 dias antes, embora ambos sejam cultivados da mesma forma que quando você se interessa pelas folhas. Além disso, quando a planta inteira estiver marrom, pendure-a de cabeça para baixo e amarre um saco de papel no caule para pegar as sementes.
Depois de apenas alguns dias, você pode colher todas as sementes, porque todas estarão no fundo do saco nesse ponto.
Além disso, vocês pode acrescentar em inúmeras as receitas, como sopa de lentilha, pasta de curry, vários ensopados e sopas, hambúrgueres e outros tipos de carne, e até lasanha.
Outros pratos em que são bons incluem assados e pratos fritos. Durante a parte inicial do ciclo de vida da planta, você pode colher as folhas da planta do coentro, mas deve esperar até mais tarde se quiser colher as sementes.
7. Coentro vietnamita
O coentro vietnamita é recomendado para produtores nas zonas 10 e superiores, e geralmente é considerado mais saboroso do que o coentro normal.
Também conhecido como Rau Ram, o coentro vietnamita não sai tão rapidamente quanto o tipo normal de coentro, o que é uma das razões de seu sabor.
Além disso, a planta tem folhas estreitas e escuras com bordas lisas e marcações em ambos os lados das nervuras da folha.
Se você quiser colocar esse tipo de coentro em suas saladas, pode usar um raminho inteiro, incluindo o talo.
No entanto, se você cozinhar com ele, poderá picá-lo e adicioná-lo a alimentos como macarrão e até sopas e ensopados. Se você cultivá-la, lembre-se de que ela adora muita umidade e sombra à tarde.
No que diz respeito ao cultivo de coentro vietnamita, é bastante fácil de cultivar.
Tem um bom desempenho em climas tropicais quentes e, além de temperos, também é usado para fins medicinais, principalmente para tratar vários tipos de problemas estomacais, como dores de estômago básicas e até indigestão.
Além disso, curiosamente, este é um dos tipos de coentro conhecido por reprimir os impulsos sexuais, razão pela qual às vezes é comido por monges budistas.
Devido à sua versatilidade em vários pratos alimentares, é um excelente complemento para qualquer horta de ervas.