Início » Nutrição » Legumes e Vegetais » 10 tipos de couve: veja os seus benefícios e como usar (com dicas)

10 tipos de couve: veja os seus benefícios e como usar (com dicas)

origem da couve

Saiba tudo sobre os diferentes tipos de couve mais consumidos e podem variar na aparência, sabor e até mesmo conteúdo nutricional.

A couve é uma planta comestível de folhas soltas e é um membro antigo da família Brassica, que também inclui vários outros vegetais crucíferos, como brócolis, repolho, couve de Bruxelas e couve-flor.

Este vegetal verde e escuro é uma fonte de alimentação e contém minerais e vitaminas essenciais, como cálcio, ferro, proteína, magnésio, fibra e vitamina A, vitamina C e vitamina K.

Além disso, houve um tempo, no passado, em que a couve era uma das verduras mais evitadas em supermercados e feiras livres.

No entanto, nos últimos tempos, este vegetal com folhas muito verdes tornou-se uma das maiores tendências alimentares do mundo culinário.

Origem da couve

origem da couve
origem da couve

A origem da couve remonta a cerca de 2.000 anos atrás, quando era uma das verduras mais consumidas na Idade Média. Naquela época, era um alimento básico na dieta da maioria das pessoas.

O principal motivo de sua popularidade naquela época é o fato de ser um vegetal muito fácil de cultivar e também altamente resistente ao frio. No entanto, esse não era o caso na França, e há um grande debate sobre como ou quando os franceses comeram esse vegetal folhoso.

Embora a couve fosse definitivamente cultivada e comida na França, na verdade fazia parte da categoria legume ou bile, que se traduz em “vegetais perdidos e esquecidos” em inglês.

Em comparação com nabos que eram cultivados popularmente na França, a couve era um tipo de vegetal muito esquecido e, surpreendentemente, muitos fazendeiros nem sabiam o que era esse vegetal.

Mesmo durante o período da Primeira e Segunda Guerra Mundial, a couve caiu seriamente fora de moda.

Esse declínio em sua popularidade, que inicialmente começou durante a Idade Média, tornou-o um vegetal do tipo “adore-odeie”. No entanto, só muitos anos depois é que a couve entrou no estilo de vida vegano.

Era principalmente parte da dieta americana, mas logo, pessoas de todo o mundo começaram a descobrir diferentes variedades incríveis de couve e também os incríveis benefícios nutritivos de cada tipo.

Valor nutricional da couve

valor nutricional da couve
valor nutricional da couve

Embora a couve seja muito baixo em calorias, ele tem um perfil nutricional impressionante.

Na verdade, apenas 1 xícara  com 89 gramas de couve verde cru contém:

Além disso, a couve também contém pequenas quantidades de outros micronutrientes, incluindo ferro, vitamina A, e riboflavina.

Benefícios da couve para saúde

beneficios da couve
benefícios da couve

Reduz os níveis de colesterol

Um dos benefícios mais importantes da couve é que ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol no corpo.

Essa redução nos níveis de colesterol desempenha um grande papel na redução do risco de doenças cardíacas.

Este vegetal contém sequestrantes de ácidos biliares que ajudam a evitar que os ácidos biliares sejam absorvidos pelo corpo.

Isso acaba causando uma diminuição maciça na quantidade de colesterol total no corpo.

Aumenta a saúde ocular

A couve possui propriedades que ajudam aumentar a saúde ocular, pois este vegetal contém dois dos carotenoides mais vitais que são essenciais para uma boa saúde ocular: luteína e zeaxantina.

Além disso, a couve também consiste em altos níveis de betacaroteno, que protege os olhos e previne doenças oculares perigosas, como degeneração macular e catarata.

Reduz o risco de câncer

Todos os vegetais que pertencem à família dos vegetais crucíferos, incluindo couve, contêm compostos naturais que têm a capacidade de combater o câncer.

Esses compostos presentes na couve ajudam a proteger nossas células de mutações e danos ao DNA.

Além disso, ela também inativa compostos cancerígenos no corpo e, ao fazer isso, pode até estimular a morte de células cancerosas.

Tipos de couve

tipos-de-couve
tipos-de-couve

A seguir veja os tipos de cove:

1. Couve encaracolado

couve encaracolado
couve encaracolado

Este é o tipo de couve tem folhas enrugadas com bordas com babados e hastes longas de cor verde pálido a profundo.

A couve encaracolada tem um sabor apimentado bastante característico, que geralmente deixa um gosto amargo na boca.

As folhas verdes brilhantes deste vegetal folhoso às vezes são tão enroladas que pode ser muito difícil cortá-las.

Como outros tipos de couve, a couve encaracolada é extremamente nutritiva e contém uma grande quantidade de antioxidantes essenciais, incluindo vitamina B6, vitamina K e potássio.

2. Couve premier

couve premier
couve premier

A couve premier é considerada a mais saborosa de todas as variedades de couve e é usada em vários pratos e receitas, como sanduíches frios e saladas frescas.

Muitas pessoas também comem crua devido ao seu sabor rico e ao fato de não ser tão dura ou picante como outros tipos de couve.

Além disso, as suas folhas são muito lisas e com bordas recortadas proeminentes.

É altamente rico em antioxidantes e especialmente betacaroteno, um pigmento orgânico encontrado na maioria das frutas e vegetais frescos.

Nossos corpos convertem o betacaroteno em vitamina A, que é uma vitamina vital para um sistema imunológico saudável e funcionando bem.

3. Couve bengala

couve bengala
couve bengala

A planta da couve-bengala produz um caule muito robusto, longo e reto que quase irrompe em um enorme tufo de múltiplas folhas verdes.

Essa variedade de couve também requer um maior cuidado e atenção ao cultivá-la em comparação com outras variedades de couve.

Um de seus principais requisitos de crescimento é o clima geral ideal, que deve ser de 75 graus Fahrenheit porque é quando a planta cresce melhor.

O solo também deve ser bem drenado e deve ser constituído de camadas de composto orgânico.

4. Couve siberiana

couve siberiana
couve siberiana

Esta é um dos tipos de couve mais resistentes ao frio e é considerada uma espécie completamente diferente dos outros membros da família da couve.

A couve siberiana está mais próxima de várias espécies de nabo do que de couve.

O fato de ser extremamente resistente ao frio torna-o excepcionalmente resistente a pragas e ao frio.

A couve siberiana produz caules longos e finos com folhas grandes, verde-acinzentadas e onduladas, que têm um sabor muito suave em comparação com as outras variedades de couve.

As folhas são extremamente firmes e têm uma textura muito borrachenta que as torna quase desagradáveis ​​quando comidas cruas.

5. Couve russa vermelha

couve russa vermelha
couve russa vermelha

Também conhecida como ‘couve vermelha’ a couve russa vermelha é a favorita de muitas pessoas.

Além disso, ela se originou principalmente na Sibéria, mas mais tarde foi popularizado na América do Norte por comerciantes durante o século XIX.

Esta variedade de couve apresenta grandes semelhanças com a couve encaracolada, exceto por sua aparência única.

Tem folhas verdes clara e franjadas que se parecem com as outras folhas de um repolho adulto.

A couve-russa vermelha é mais popular por seu sabor característico, muitas vezes descrito como suave e doce, com um toque apimentado.

Essa combinação de sabores a torna uma das couves mais doces e também significa que é melhor comê-la crua em uma deliciosa salada de couve.

6. Couve vermelha

couve vermelha
couve vermelha

Esta variedade de couve apresenta uma bela cor vermelha escura com tons roxos profundos.

Além disso, ela também possui folhas super encaracoladas e com babados que também apresentam um tom deslumbrante de vermelho profundo.

A couve-vermelha é comumente cultivada em jardins, devido à sua aparência deslumbrante e valor ornamental.

Suas folhas encaracoladas avermelhadas frequentemente adquirem uma cor violeta profunda no tempo frio, tornando-a simplesmente hipnotizante.

Esta variedade de couve é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, como vitamina A e vitamina C, proteínas, cálcio, ferro, magnésio, fibra alimentar e potássio.

7. Couve lacinato

couve lacinato
couve lacinato

A couve lacinato é caracterizada por suas folhas longas e cinza-escuras que parecem extremamente agradáveis ​​do ponto de vista estético quando cultivadas em um jardim.

Também é conhecido por sua cor super escura e textura e aparência finas. Suas folhas enrugadas geralmente exibem um tom verde-azulado que as torna lindas em um prato.

8. Couve chinesa

couve chinesa
couve chinesa

A couve chinesa é encontrada em duas variedades principais, uma com flores amarelas e outra com flores brancas.

O último tipo de couve chinesa cresce quase 19 cm de altura, enquanto o primeiro tipo cresce apenas 20 centímetros de altura.

A Couve chinesa ou brócolis chinês é basicamente uma folha verde que é principalmente uma parte da família do repolho.

Esse é um dos motivos pelos quais você encontrará muitas pessoas substituindo a couve chinesa por brócolis comum em várias receitas chinesas.

Essa variedade de couve produz folhas grossas e grossas que exibem uma cor azul-esverdeada brilhante com lindas flores que se parecem muito com brócolis , exceto pelo fato de serem muito menores.

9. Couve bebê

couve bebe
couve bebe

A couve-bebê é provavelmente uma das variedades de couve mais fáceis de encontrar na maioria dos supermercados e também são as mais fáceis de usar, dada sua textura macia.

Este tipo de couve possui folhas que apresentam grande semelhança com as da couve crespa em termos de sabor e aparência, exceto que a couve-bebê tem folhas muito menores e mais finas.

Além disso, a couve-bebé é uma verdadeira potência em termos de valor nutricional e conteúdo.

É muito rico em vitamina C, vitamina A e vitamina K1, além de cálcio e ferro. Isso o torna um superalimento incrível que você deve incluir em sua dieta diária.

10. Couve tronchuda

couve tronchuda
couve tronchuda

A couve tronchuda tem folhas muito grossas e macias que a tornam uma ótima opção para fazer suco.

Você pode adicioná-lo facilmente aos seus smoothies e sucos verdes para obter aquele sabor leve de repolho.

Ele contém uma grande quantidade de nutrientes benéficos e tem baixo teor de carboidratos, o que o torna um superalimento indispensável.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.