Descubra quais são os tipos de frutas cítricas, origens e as suas variedades. As frutas cítricas contêm muitos compostos que podem ajudar a manter o coração saudável.
Além disso, as suas fibras solúveis e flavonoides podem ajudar a aumentar o colesterol HDL saudável e reduzir o colesterol LDL e triglicerídeos prejudiciais. As frutas podem reduzir a pressão alta, outro fator de risco para doenças cardíacas.
História da frutas cítricas:
A família dos cítricos é nativa das regiões tropicais e subtropicais da Ásia e do Arquipélago Malaio. As grandes variedades de frutas cítricas que vemos hoje evoluíram de pequenas bagas ao longo de milhões de anos.
O primeiro membro da família dos cítricos veio para a Europa por volta de 310 a.C e permaneceu como a única fruta cítrica por vários séculos. No entanto, durante esse tempo, acredita-se que limas, limões e laranjas estavam ganhando popularidade na Itália.
Na China, as laranjas doces estavam em estágio avançado de cultivo antes de serem introduzidas na Europa, como evidencia a “Monografia sobre as laranjas de Wên-chou, Chekiang”, de Han Yen-chih, que descreveu 27 variedades de laranja e outros tipos de frutas cítricas.
Tipos de frutas cítricas:
Laranja
Espécie: Citrus x sinensis
Origem: Sudeste Asiático, Nordeste Asiático e Sul da China
Variedades famosas: Valencia e Hamlin
Também conhecida como laranja doce, essa espécie de citros é um híbrido de pomelo e tangerina. Além disso, a fruta suculenta cresce em climas tropicais e subtropicais e existe há milênios.
O registro escrito mais antigo de laranjas foi encontrado na literatura chinesa em 314 a. C. Em 1987, descobriu-se que as laranjas eram as frutas mais cultivadas no mundo.
Tangerina
Espécie: Citrus reticulata
Origem: China
Variedades famosas: Dancy e Sunburst
A tangerina se assemelha muito à variedade de laranja doce comum. Em vez da forma esférica das laranjas comuns, as tangerinas são achatadas. Eles também são mais doces e menos azedos do que as laranjas.
Acredita-se que a fruta tenha propriedades medicinais na cultura chinesa e é consumida para tratar problemas abdominais e relacionados ao catarro. Eles também são símbolos tradicionais de abundância e sorte e são exibidos com destaque durante o Ano Novo Chinês.
Laranja-de-sangue
Espécie: Citrus sinesis
Origem: Sul do Mediterrâneo
Variedades famosas: Tarocco e Sanguinello
O nome sinistro da laranja sanguínea, na verdade, vem da polpa carmesim profunda da fruta, que é resultado de antocianinas, um antioxidante incomum em frutas cítricas. Às vezes, o tom avermelhado escuro também sangra na casca da fruta, que é muito espessa, dura e difícil de descascar.
A laranja sanguínea é uma mutação natural da laranja e tem um sabor distinto de framboesa, em combinação com os sabores doces e azedos usuais de frutas cítricas. Por causa disso, muitas vezes é transformado em geleias, saladas e refrigerantes italianos.
Tangelo
Espécie: Citrus tangelo
Origem: Estados Unidos da América
Variedades famosas: Orlando e Minneola
O tangelo é um cruzamento entre uma toranja e uma tangerina. Às vezes chamados de campainhas, eles são facilmente distinguíveis por causa de um botão característico na haste. Essas frutas cítricas têm casca solta, fácil de descascar e são extremamente suculentas e com sabor ácido e ácido.
Seu sabor doce os torna um substituto viável para a culinária de tangerinas e laranjas doces.
Laranja amarga
Espécie: Citrus × aurantium
Origem: Sudeste Asiático
Variedades famosas: Bouquet de Fleurs e Laraha
Como o nome sugere, esses tipos de frutas cítricas são azedos e amargos, tanto que a maioria das pessoas não consegue comê-la fresca. A laranja amarga é um cruzamento entre a tangerina e o pomelo e apresenta um aspecto enrugado. Seu sabor azedo resulta de sucos ácidos, enquanto o sabor amargo surge devido aos óleos essenciais presentes.
laranjas amargas, também chamadas de laranjas de Sevilha, são comumente usadas na produção de marmelada e também são um ingrediente-chave no licor com sabor de laranja, triple sec.
Yuzu
Espécie: Citrus x junos
Origem: China Central e Tibete
Variedades famosas: Yuko e Dangyuja
Yuzu ou Citrus junos é semelhante a uma pequena toranja com a pele enrugada. É altamente aromático, podendo ser amarelo ou verde, dependendo da maturidade.
O yuzu tem um sabor ácido, muito parecido com a toranja, e tem nuances de tangerina, embora uma variedade japonesa chamada yuko seja doce. O yuzu raramente é comido como fruta; em vez disso, sua casca e suco são usados na culinária asiática, incluindo receitas de molho ponzu, chá yuzu , doces e bebidas. O óleo forte em sua casca é usado para fazer perfume.
No Japão, a fruta yuzu inteira é flutuada em banhos durante o solstício de inverno, como uma forma de liberar seu aroma.
Toranja
Espécie: Citrus × paradisi
Origem: Barbados
Variedades famosas: Oro Blanco e Ruby Tinto
Acredita-se que a toranja seja um híbrido acidental da laranja comum e do pomelo. Além disso, a este tipo de fruta cítrica é chamada de toranja porque cresce como parte de um cacho de frutas em sua árvore, semelhante a um cacho de uva.
Fruta cítrica muito apreciada no café da manhã, a toranja tem um sabor ácido a semidoce, muitas vezes ligeiramente amargo. A polpa do fruto pode ser branca, rosa ou vermelha, dependendo de suas cultivares. Nos países caribenhos, a toranja é usada para fazer doces.
Pomelo
Espécie: Citrus × maxima
Origem: Sul e Sudeste Asiático
Variedades famosas: laranja doce e tangerina
Pomelo, pummelo ou shaddock é uma das espécies cítricas originais junto com a cidra e a tangerina, que deu origem a centenas de outras espécies cítricas que vemos hoje.
Além disso, a fruta é geralmente de cor amarelo pálido a verde claro e é bastante grande, pesando cerca de 2-4 libras. Possui polpa doce branca – e menos comumente rosa ou vermelha – com sabor adocicado, como uma versão suave da toranja. Porém, não tem o amargor da toranja.
Às vezes, a casca do Pomelo é usada para fazer marmelada ou mergulhada no chocolate. Também é usado em banhos aromáticos.
Tangelo jamaicano
Espécie: Citrus reticulata × paradisi
Origem: Jamaica
Também conhecido como Ugli, ugli fruit ou uniq fruit, esse cítrico pode parecer feio por fora, mas não se deixe enganar pela aparência. É um dos mais deliciosos tipos de frutas cítricas criado a partir do cruzamento de laranja, tangerina e toranja. O resultado é uma fruta suculenta com toda a doçura da tangerina, nenhum amargor de uma toranja, e uma casca muito perfumada.
Laranja kinkan
Espécie: Citrus japonica
Origem: Sul da Ásia e região Ásia-Pacífico
Variedades famosas: Hong Kong Wild e Nagami
Esta deliciosa fruta cítrica é muito semelhante em cor e sabor à laranja doce, mas é muito menor em tamanho, como uma azeitona grande. O nome kumquat significa “tangerina dourada” em cantonês.
A variedade japonesa é consumida inteira, tanto a casca quanto a polpa. Isso ocorre porque a casca é muito doce, mas a polpa no centro é bastante azeda. Consumi-lo inteiro cria um sabor azedo e refrescante. Também é usado como ingrediente em geleias e sobremesas múltiplas.
Calamondin
Espécie: Citrus microcarpa
Origem: Filipinas, sul da China, Bornéu, Taiwan e Sulawesi
Também conhecida como calamansi, a pequena fruta cítrica redonda tem casca avermelhada, casca fina e polpa suculenta e ácida. O fruto é um híbrido de kumquat e tangerina. Além disso, a polpa é bastante ácida e azeda (embora a casca seja doce) e é mais comumente usada para cozinhar ou fazer conservas.
Na culinária asiática, a polpa azeda é usada para marinar peixes, carne de porco e aves. A variedade floridiana da calamondina tem tons de damasco, tangerina, limão, goiaba e abacaxi.
Limão
Espécie: Citrus limon
Origem: Nordeste da Índia, Sul da Ásia
Variedades famosas: Bonnie Bray e Eureka
Este é um dos tipos de frutas cítricas que tem o gosto azedo é devido aos altos níveis de ácido em seu suco, o que o torna também um agente de limpeza. A pequena fruta amarela tem uma ampla variedade de usos e é usada em panificação, culinária, aromaterapia, limpeza e, claro, para fazer limonada.
Lima comum
Espécie: Citrus × aurantiifolia
Origem: Sudeste Asiático
Variedades famosas: limão taitiano e persa
Ao contrário do limão muito azedo, o limão comum tem um sabor doce e é altamente aromático. No Oriente Médio, a fruta é fervida em salmoura e depois seca para fazer um condimento, chamado lima-preta.
Além disso, a sua variedade mais famosa é olimão persa, o fruto não tem sementes, é maior que o limão-chave e permanece fresco por mais tempo. Também é menos amargo que o limão.
Lima australiana
Espécie: Citrus australasica
Origem: Austrália
A lima australiana, também chamada de lima caviar, como o próprio nome, é uma lima alongada que se assemelha a um dedo. Quando aberta, esta fruta cítrica incomum revela vesículas de suco globular que se parecem com ovas de peixe ou caviar.
Essas pérolas ou vesículas dão uma explosão de sabor azedo e picante efervescente semelhante ao do limão. Por isso, é utilizado na fabricação de picles e marmeladas de butique. A casca de limão também pode ser removida, seca e usada como condimento.
Mão de buda
Espécie: Citrus medica var. sarcodáctilo
Origem: Extremo Oriente
A fruta cítrica de aparência mais assustadora da lista, a mão de Buda, tem esse nome por causa de sua semelhança com os dedos vistos nas representações de Buda.
A mão de Buda é um dos tipos de frutas cítricas que pode assumir muitas formas, como dedos fechados, dedos abertos e dedos anões. A estranha fruta não tem polpa ou suco, então apenas suas raspas são usadas para fazer pratos, sobremesas e licores. Na China, a fruta é um símbolo de boa sorte e longevidade e é uma tradicional oferenda do templo no ano novo.
Além de serem deliciosas, as frutas cítricas têm uma série de outros benefícios, incluindo ajuda na digestão, perda de peso, melhora da saúde cardíaca, redução do risco de câncer de esôfago, estômago e ovário, manutenção da elasticidade da pele e diminuição da duração do resfriado comum.
Então vá em frente e afunde os dentes em uma suculenta tangerina– ou melhor ainda, em um picolé de limão. Verdade seja dita, existem muitas opções por aí, então é melhor você começar por aí e tentar todas elas.