Esses são os melhores tipos de maracujá mais usados em xaropes, sucos, gelados e mousse. Além disso, o maracujá é muito popular e há uma variedade de diferentes sabores.
Esta fruta incrível vem em diferentes variedades e é cultivada em vários locais, incluindo Havaí, Califórnia, América do Sul e Austrália. No entanto, pode ser comprado durante todo o ano.
Além disso, o maracujá é uma fruta que possui um alto teor de vitamina B, Fibra, vitamina C, vitamina A e ferro.
Portanto, este artigo o ajudará a conhecer os diferentes tipos de maracujá, como armazenar e cultivar.
Tipos de maracujá
Maracujá roxo
O maracujá roxo é inicialmente um fruto de cor verde, mas fica roxo quando maduro e pronto para ser colhido.
Além disso, o maracujá roxo é considerado o mais benéfico para a saúde, pois contém vitamina C, vários tipos de vitamina B e uma quantidade saudável de ferro. Não só é uma das mais populares de todas as variedades de maracujá.
A polpa deste maracujá é de cor amarelo-alaranjada e tem um sabor picante que pode lembrá-lo da fruta conhecida como goiaba.
O maracujá roxo comum foi cultivado pela primeira vez no belo Havaí e tem uma casca muito grossa. Além disso, esse tipo de maracujá tem menos caroços pretos no centro e baixa acidez.
Maracujá amarelo
O maracujá amarelo atinge um tamanho maior que o roxo, e seu cipó é mais forte e grosso.
Além disso, esse tipo de maracujá é resistente e não é tão suscetível a danos ou destruição por doenças ou pragas.
Por sua maior acidez, esse tipo de maracujá é comumente utilizado em sucos e xaropes.
Existem vários tipos de maracujá amarelo, incluindo o Maracujá, que é tipicamente cultivado no Brasil. É mais amarela do que as outras variedades e maior.
O maracujá amarelo banana tem um formato mais comprido, como o amarelo, daí o nome, e tem um sabor bem adocicado. O maracujá de banana tem um sabor que é quase azedo.
Além disso, esse tipo de maracujá foi cultivado pela primeira vez no Havaí e é uma das variedades de maracujá mais saborosas, mas rende menos suco que as outras.
Maracujá doce
O maracujá doce é uma versão mais recente do maracujá. Muitos fabricantes afirmam que esse tipo de maracujá é o mais saboroso de todos e se tornou muito popular.
Eles começam azuis e ficam laranja à medida que amadurecem. Além disso, eles têm uma polpa de cheiro muito doce que é muito saborosa.
Maracujá gigante
O maracujá gigante cresce mais devagar do que todos os outros, mas também cresce, chegando a um pé de diâmetro. Este tipo de maracujá não tem sabor forte.
Nativo do norte da Argentina e sul do Brasil, o maracujá roxo gigante é menos ácido que o maracujá amarelo, contém muito suco e tem um sabor mais rico.
Por outro lado, o maracujá amarelo gigante é cultivado em áreas tropicais como o Havaí e geralmente é o maior, mas o menos aromático.
Maracujá da Caatinga
O maracujá da caatinga é uma fruta do semiárido nordestino, conhecido também como maracujá do mato. Sendo uma fruta resistente a seca e pragas que podem afetar a fruta.
Além disso, ele apresenta uma polpa branca e casca esverdeada. Diferente do maracujá comum, apresenta uma doçura e acidez mais marcante. Possui uma grande variedade de propriedades medicinais e nutrientes essenciais.
Como consumir maracujá
A maneira mais fácil de se deliciar com o maracujá é simplesmente cortá-lo ao meio e retirar a polpa com uma colher.
Além disso, você pode usar uma pitada de açúcar ou algum outro adoçante para reduzir qualquer acidez e realçar a doçura ainda melhor.
No entanto, se quiser retirar as sementes do maracujá, basta usar uma peneira. Isso o ajudará a criar um suco de maracujá ótimo para beber ou você pode misturá-lo com outras frutas tropicais para fazer um suco incrível.
Como armazenar o maracujá
A melhor forma de armazenar o maracujá que ainda não está maduro é deixá-lo em temperatura ambiente, sobre uma bancada, ou pode ser guardado na geladeira por cerca de uma semana.
Como cultivar maracujá
Escolha um local com sol, exceto em áreas muito quentes, onde sombra parcial é preferível.
- Plante o maracujá entre na primavera ou verão, próximas a uma parede, ou em uma treliça.
- Se plantar mais de um pé de maracujá, plante por pelo menos dois metros de distância.
- O solo deve ser rico em potássio. Portanto, aplique uma cobertura morta e regue bem, principalmente nos meses mais quentes.
- As videiras de maracujá podem frutificar cerca de 18 meses após o plantio.
Dica:
Os melhores horários para plantar são de manhã cedo ou no final do dia, para que as plantas não sejam expostas ao sol quente imediatamente.
Como regar o maracujá:
Uma videira de maracujá necessita de rega regular, especialmente quando é nova e jovem e também quando está a produzir frutos e a florir.
Além disso, você deve regá-lo profundamente pelo menos algumas vezes por semana, dependendo das condições climáticas locais e do clima em que vive.
Quanto tempo leva para o maracujá dar frutos?
Uma videira de maracujá recém-plantada leva cerca de um ano a 18 meses para produzir frutos.
Normalmente, você obterá uma grande pontuação de maracujá durante os meses de verão e outono, a menos que more em uma área tropical onde possa continuar a plantar e crescer mais.
Além disso, lembre-se de que o maracujá está maduro quando a casca está enrugada e deve ser colhido antes de cair.
Como saber quando o maracujá está maduro
A maneira mais fácil de saber quando o maracujá está maduro é quando está enrugado. Isso significa que a casca do maracujá vai enfraquecer e enrugar quando estiver pronta para ser plantada.
Além disso, também terá uma cor mais escura em roxo escuro, amarelo escuro ou até vermelho ou laranja.