Descubra quais são os diferentes tipos de mel mais usado na comercialização e as suas características, pois, o mel é um dos alimentos mais antigos geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado.
Além disso, ele é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.
Existem cerca de 300 tipos de mel diferentes no mundo.
Embora todos sejam compostos principalmente de açúcar (glicose e frutose em porcentagens variáveis), eles variam em sabor, cor, textura e até mesmo cheiro.
Valor nutricional do mel:
Um xicara de mel com 100g fornece:
- Calorias – 304;
- Gorduras Totais – 0 g;
- Gorduras Saturadas – 0 g;
- Colesterol – 0 mg;
- Sódio – 4 mg;
- Potássio – 52 mg;
- Carboidratos – 82 g;
- Fibra Alimentar – 0,2 g;
- Açúcar – 82 g;
- Proteínas – 0,3 g;
- Vitamina C – 0,5 mg;
- Cálcio – 6 mg;
- Ferro – 0,4 mg;
- Vitamina B6 – 0 mg;
- Cobalamina – 0 µg;
- Magnésio – 2 mg.
Tipos de mel
Mel puro
O mel puro é um tipo de mel não processado que é colocado à venda diretamente após a extração do favo. Além disso, o mel puro é a forma mais elementar e bruta de mel, livre de quaisquer produtos químicos adicionais ou conservantes artificiais, que muitas vezes são adicionados à maioria do mel comercialmente disponível.
Este tipo de mel pode ser aquecido um pouco para facilitar a extração e coação ou para transferi-lo para garrafas, mas nunca é aquecido além de 120 graus Fahrenheit. Isso significa que seu aroma delicado e várias enzimas benéficas para a saúde permanecem intactos.
Assim, sabe-se que o mel cru possui o maior valor terapêutico. Por não passar por nenhum procedimento de refino, não é incomum ou incomum encontrar pólen.
Mel pasteurizado
O mel pasteurizado é mel processado que passou por vários procedimentos para afastar bactérias e outros agentes vivos.
Qualquer mel que tenha sido aquecido acima de 120 graus Fahrenheit e tenha qualquer agente extra adicionado a ele é considerado mel processado.
Desnecessário dizer que o mel pasteurizado é muito menos saudável e menos benéfico em comparação com o mel cru puro porque, com as bactérias indesejáveis, as enzimas boas também são destruídas.
Caso você esteja se perguntando por que os fabricantes aquecem o mel se isso o torna ineficaz, isso é feito para torná-lo mais conveniente de usar.
A maioria das pessoas quer mel suave e consistente saindo das garrafas que podem ser facilmente derramadas no chá , panquecas, torradas, etc.
Mel de favo
O mel de favo é um tipo de mel que está disponível para consumo ainda na sua forma original, ou seja, tal como é armazenado pelas próprias abelhas.
Isso significa que não é extraído das células de cera de abelha em formato hexagonal (chamadas de favo de mel) e, em vez disso, é vendido no mercado em sua forma mais pura.
Além disso, muitas empresas oferecem um pedaço de favo de mel em uma jarra, mas o mel de favo real se refere a uma seção do favo delicado que está escorrendo com muito xarope doce e é vendido em um recipiente bem embalado.
Mel em pedaços
O mel em pedaços é simplesmente mel em favos que é vendido em um frasco junto com muito mel líquido derramado sobre ele.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Mel líquido
Mel líquido refere-se basicamente ao mel preparado cortando as tampas de cera de um favo de mel e, em seguida, filtrando o produto resultante usando um extrator de mel.
Além disso, isso remove todo o mel das células individuais de uma colmeia.
O mel líquido é o tipo de mel mais comum encontrado emprateleiras.
Comparado ao mel em favo e ao mel granulado, é um dos tipos de mel mais consumido devido à sua consistência e facilidade de uso.
Todos os tipos de mel discutidos acima (exceto mel em favo, mel em pedaços e mel cru puro e cru que pode cristalizar) pois eles se enquadram na categoria de mel líquido.
Mel cremoso
O mel cremoso é um tipo de mel que, ao contrário da maioria das outras formas, está no estado semilíquido.
É composto por uma parte de mel granulado e nove partes de mel líquido. Além disso, a mistura é armazenada a cerca de 57 graus Fahrenheit até que se torne firme e sólida.
O mel cremoso passa por um procedimento especial para controlar a cristalização e pequenos cristais neste mel garantem uma consistência macia e evitam a formação de cristais maiores que podem ocorrer no mel não processado.
Esse tipo de mel é melhor para espalhar em uma torrada ou devorar com panquecas quentes.
Outros nomes para mel cremoso incluem mel fiado, fundente de mel, mel batido e mel batido.
Mel granulado
O mel granulado é o mel em pó obtido por liofilização do mel líquido para eliminar o conteúdo de água. Além disso, o mel granulado não está disponível em todos os lugares, mas é o mais versátil de todos os tipos.
Por ser em pó, pode ser misturado em diversos produtos, desde alimentos como chás, smoothies, bolos e até produtos de beleza.
Mel da primavera
O mel da primavera se refere ao mel que vem das abelhas que coletam o néctar de qualquer tipo de produto da primavera.
Isso pode incluir flores de frutas colhidas na primavera, como maçãs, peras, mirtilos, etc., bem como outras flores da primavera , como alfazema, tulipas e outras.
O mel da primavera é carregado com um sabor que pode variar de levemente doce a picante ou cítrico, dependendo da origem da coleta.
Esses tipos de mel são uma excelente opção para sobremesas, chás de ervas ou mesmo para simplesmente degustá-los no pão torrado.
Mel do prado
O mel de prados refere-se ao mel coletado em colmeias naturais e também em colmeias em vários campos.
Assim como o mel da primavera, o mel dos prados também tem sabores variados, dependendo das flores e da vegetação de onde as abelhas coletaram o néctar.
Além disso, muitos agricultores seguem a filosofia de origem de um único prado, o que significa que não medem esforços para garantir que desde a coleta do néctar até a extração do mel; as abelhas ficam apenas em um prado.
Isso ocorre porque os prados distantes apenas alguns quilômetros podem levar a sabores de mel completamente diferentes, pois o tipo de flora em cada terreno difere um do outro.
Mel polifloral
Esse tipo de mel é derivado do néctar de flores diversas que crescem naturalmente em terras selvagens. Além disso, mel polifloral é comumente usado por pessoas alérgicas a grãos de pólen, a fim de reduzir sua sensibilidade e aumentar sua tolerância a esses alérgenos.
No entanto, a chave para que esse remédio seja eficaz é usar polifloral puro ou cru como mel pasteurizado, que não contém a maioria das enzimas e antioxidantes que aumentam a imunidade.
Este tipo de mel é leve e frutado, mas com muito sabor. Dependendo do tipo específico de flores das quais o néctar foi obtido, o polifloral pode ter um sabor mais delicado ou intenso.
Mel de melada
O mel de melada também é conhecido como mel da floresta. Embora não signifique necessariamente que seja de uma floresta, uma coisa é certa: o néctar desse mel não é coletado das flores conforme a norma.
Em vez disso, é coletado da melada das árvores.
Embora muitas pessoas acreditem que a melada se refere à seiva excretada pelas árvores, na realidade ela é excretada pelos pulgões. Além disso, os pulgões se banham na seiva das árvores à procura de nutrientes. Depois de digerirem os aminoácidos necessários, eles excretam o material não digerido de volta à árvore.
Essa ‘melada’ é coletada pelas abelhas para produzir o que chamamos de ‘mel de melada’.
este mel é amplamente produzido nas regiões mediterrâneas, de onde é exportado para diferentes partes do mundo.