Existem vários tipos de ostras e algumas das quais são subdivididas em múltiplas variedades. Além disso, a ostra é o nome comum de várias famílias diferentes de moluscos bivalves de água salgada que vivem em habitats marinhos ou salobras.
Alguns tipos de ostras são comumente consumidos cozidos ou crus e, em alguns locais, são considerados uma iguaria, existem também algumas ostras de pérolas são colhidas para a pérola produzida dentro do manto. Além disso, as suas conchas translúcidas, e são usadas para fazer vários tipos de objetos decorativos.
A seguir estão algumas das variedades de ostras mais comuns e mais consumidas, cada uma com suas características, sabores únicos e distintos.
Valor nutricional da ostra:
- Calorias – 199;
- Cálcio – 62 mg;
- Gorduras Totais – 13 g;
- Vitamina C – 3,8 mg;
- Gorduras Saturadas – 3,2 g;
- Sódio – 417 mg;
- Colesterol – 71 mg;
- Carboidratos – 12 g;
- Potássio – 244 mg;
- Vitamina B6 – 0,1 mg;
- Proteínas – 9 g;
- Ferro – 7 mg;
- Cobalamina – 15,6 µg;
Benefícios das ostras para saúde:
As ostras possui inúmeros benefícios para saúde como por exemplo:
- Protege a saúde do coração reduzindo os níveis de colesterol ruim no sangue.
- Estimulando o sistema imunológico contra micróbios e infecções.
- São uma fonte rica em proteínas que auxiliam na reparação dos tecidos e no crescimento muscular.
- Promove ossos saudáveis e aumente a densidade mineral óssea e a durabilidade.
- Impulsiona o sistema imunológico do corpo e defenda-o contra os radicais livres.
- Aumenta a circulação sanguínea no corpo, formando glóbulos vermelhos e prevenindo contra a anemia ou deficiência de ferro.
Tipos de ostras
Ostra do pacífico
Esta variedade de ostras é conhecida por nomes individuais, incluindo Miyagi Oyster ou Japanese Oyster.
Eles são considerados o tipo de ostras mais cosmopolita de todas as espécies, provavelmente devido ao fato de que as ostras do Pacífico foram inicialmente introduzidas em uma variedade de países para fins de aquicultura, após o que passaram a assumir globalmente a produção de aquicultura de moluscos.
Ostras do Pacífico são encontrados principalmente em tapetes densos nas rochas e, às vezes, em substratos moles em zonas submaré.
Pode-se identificá-los facilmente por sua bela concha cinza-azulada que vem com bordas altamente estriadas.
Ostra kumamoto
As ostras Kumamoto são bastante semelhantes a outras variedades de ostras em termos de sua forma irregular e válvulas desiguais. Além disso, este é um dos tipos de ostras que são pequenos em tamanho e conseguem atingir um tamanho máximo de apenas 60 mm.
Eles possuem conchas redondas e pequenas de cor verde, e têm carnes cremosas, juntamente com um sabor salgado suave e um final de melada.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Ostra belon
As ostras belon são originárias da Europa e acredita-se que os verdadeiros “pertences” venham do estuário do rio Belon, localizado na Bretanha. Além disso, essas ostras parecem ter uma história bastante interessante por trás de sua origem.
Aparentemente, alguns cientistas transplantaram uma semente de ostra Belon da Holanda para o Maine em algum momento da década de 1950.
Eles fizeram isso porque queriam cultivar essa espécie na América do Norte.
No entanto, eles acabaram desistindo e encerrando seus esforços de curta duração porque não viram resultados substanciais.
Mas, depois de dez anos, essas ostras em particular começaram a crescer rapidamente ao longo da costa do Maine em uma variedade de leitos de rios.
Ostra olympia
As ostras olympia foram nomeadas em homenagem a Olympia, Washington e são originárias da costa norte do Pacífico da América do Norte. Além disso, este tipo de ostra também habita a costa oeste do Canadá e acredita-se que sejam as únicas espécies de ostras nativas encontradas lá.
Essas ostras possuem um grande significado histórico. Essas ostras são popularmente usadas como ostras de coquetel em todo o mundo.
Ostra de auckland
Ostras de auckland são nativas da Nova Zelândia e da Austrália. Alguns de seus habitats incluem baías protegidas e estuários que vão desde Wingan Inlet em Victoria até Harvey Bay em Queensland.
Este tipo de ostra costuma ter uma vida útil de até 10 anos e pesam cerca de 60 kg em um período de 3 anos.
Alguns de seus outros nomes comuns incluem “Rock Oyster” e “Western Rock Oyster”.
Geralmente são menores do que outras variedades de ostras e atingem em média 6 a 8 cm de comprimento de concha.
Eles se distinguem principalmente por sua concha, que é relativamente lisonjeira e contém um sabor de pedra e menos salgado.
Essas ostras estão normalmente disponíveis durante todo o ano; no entanto, sua alta temporada ocorre durante o período de setembro a março.
Ostra oriental
Essas ostras orientais foram muito populares comercialmente e ainda parecem ter essa mesma reputação.
Curiosamente, esta ostra é o ‘marisco do estado’, e a casca desta ostra é considerada a ‘concha do estado’ do Mississippi e da Virgínia.
Além disso, ela é semelhante a todas os outros tipos de ostras, as ostras orientais consistem em uma concha dura de cálcio-carbonácea que oferece proteção contra predadores.
Eles são geralmente muito grandes em tamanho e contêm um tipo de sabor ligeiramente salgado e metálico.
Também possuem um final saboroso e textura crocante, o que os tem ajudado a conquistar muitos adeptos no mercado culinário.
Ostra blue point
As ostras blue point eram particularmente famosas em 1800 por causa de seu sabor selvagem e robusto, tornando-se uma das favoritas da Rainha Vitória.
Elas são de tamanho médio e consistem em um sabor suave, carnudo e salgado. A sua textura é muito estaladiça, firme e fresca o que deixa um gosto salgado-doce.
Ostra beausoleil
Eles crescem até um tamanho médio de 2 1/2 “e consistem em um perfil de sabor muito delicado que é combinado com um final doce e um leve salgado.
Uma característica interessante dessas ostras é que elas são cultivadas pelo método de suspensão em bandeja, no qual as ondas e as marés fazem com que elas batam umas nas outras.
Ostra misty point
Essas ostras de casca dura estão disponíveis o ano todo e geralmente são cultivadas nas ilhas localizadas na ponta sul da costa leste da Virgínia. Além disso, eles crescem até um tamanho médio de até 3 “e são normalmente cultivados usando o processo de cultivo de rack e saco.
Ostra well fleet
As ostras Fleet são bastante populares por suas carnes rechonchudas com uma textura firme e um sabor suave e crocante com alto nível de salinidade.