Descubra quais são os tipos de sal mais conhecidos e utilizado no mundo todo, o sal é um dos condimentos mais usados em receitas, pois ele realça o sabor dos alimentos. Além disso, a maior parte do sal é encontrada pela evaporação da água do mar ou água rica em minerais.
Nos tempos antigos o sal era usado não apenas para dar sabor aos alimentos, mas também era usado para conservar os alimentos mantendo a maciez e a qualidade deles.
O que é sal?
O sal é um mineral formado principalmente por cloreto de sódio, um composto químico pertencente à classe maior de sais; o sal em sua forma natural como um mineral cristalino é conhecido como sal-gema ou halita.
Tipos de sal
Sal preto
O sal preto também é conhecido como sal de lava negra. Além disso, este tipo de sal é encontrado nas ilhas vulcânicas do Havaí. O sal preto é crocante e é um grão grosso. É melhor para frutos do mar e carne de porco.
Sal do mar celta
O sal do mar céltico também é conhecido como sel gris, que significa sal cinza, este tipo de sal é encontrado no fundo das lagoas de maré na costa da França. Este sal cinza retém água e é úmido.
O sal do Mar Céltico parece espesso e contém pequenas quantidades de minerais. Além disso, ele tem um sabor salgado e uma cor cinza claro. O sal celta é ideal para terminar alimentos e é usado para assar e cozinhar carne e peixe. Além de possui menos sódio do que o sal de mesa comum.
Sal em flocos
O sal em flocos é colhido por evaporação, fervura ou de outra forma. Este sal tem formato irregular e é crocante. No entanto, ele se dissolve rapidamente e dá um toque de sabor.
Este condimento tem um sabor brilhante e salgado, tornando-o óptimo como sal final. Além de possui baixo teor de minerais.
Flor do sal
O flor do sal é colhido da água do mar evaporada. Normalmente vem da costa da Bretanha. Muitos dizem que este sal tem gosto e cheiro de mar.
Além disso, este tipo de sal é úmido e pegajoso. Por causa de suas qualidades úmidas, ajuda o sabor salgado a permanecer em sua língua. É um ótimo sal de acabamento.
Sal Kosher
O sal kosher é o sal mais puro que você pode encontrar. Além disso, ele é extraído nas montanhas do Himalaia, no Paquistão, que é a segunda maior mina de sal. No entanto, ele contém pequenas quantidades de óxido de ferro, também conhecido como ferrugem, que lhe dá a cor que você vê.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
O sal kosher tem uma cor que pode variar do branco sujo ao rosa profundo. Este sal possui vários minerais e elementos encontrados no corpo, incluindo potássio, cálcio e magnésio.
Sal decapagem
O sal de decapagem é usado para salmoura e decapagem, ele não contém agentes antiaglomerantes ou iodo. Além disso, ele não contém os oligoelementos contidos no sal marinho natural. Como resultado, não causa a descoloração dos alimentos conservados.
Sal havaiano vermelho
O sal vermelho havaiano também é conhecido como sal alaea. Além disso, este tipo de sal não é refinado, ele tem uma cor vermelha devido à argila vulcânica alaea que é rica em ferro.
Este sal tem sido usado em limpeza cerimonial há séculos. Também é usado para purificar e abençoar ferramentas. O sal vermelho havaiano adiciona uma bela cor para finalizar os alimentos, juntamente com o sabor.
Sal marinho
O sal marinho é coletado pela evaporação da água do mar. Esse tipo de sal não é refinado e tem grão grosso, mais do que o sal de mesa. É principalmente cloreto de sódio e alguns minerais com base em onde é colhido, incluindo ferro, zinco e potássio.
Esses minerais fazem com que o sal marinho tenha um sabor mais complexo. Quanto mais escuro for o sal marinho, maior será a concentração de impurezas.
Sal defumado
O sal defumado é fumado lentamente por até duas semanas em algum tipo de fogo a lenha. A madeira para fumar pode incluir madeira de maçã, carvalho, amieiro, nogueira.
Além disso, este tipo de sal traz um sabor intenso e defumado aos alimentos. O sabor da comida varia de acordo com o tipo de madeira usada e a quantidade de tempo que ela fuma. O sal defumado é um ótimo sal temperado, excelente para vegetais saudáveis, como batatas e carnes.
Sal de mesa
O sal de mesa é o tipo de sal mais comum que você verá e provavelmente usará. Também é conhecido como sal iodado. É refinado e moído depois de colhido no subsolo. Além disso, o processo de refinamento remove impurezas e vestígios de minerais. Ele normalmente contém agentes antiaglomerantes para evitar que se aglomere.
O sal de mesa é pelo menos 97 por cento de cloreto de sódio. Quando iodado, o iodo é adicionado ao sal para ajudar a prevenir a deficiência de iodo, que é comum em algumas áreas. A deficiência de iodo pode causar graves problemas de saúde.
Qual é o sal mais caro?
O sal mais caro é o bambu ametista 9x. Este é um sal marinho cinza coreano. Ele é encontrado lacrado em um cilindro de bambu envelhecido usando argila.
Usos do sal
O sal é usado para dar sabor e conservar alimentos, ele também tem sido usado no curtimento, tingimento e branqueamento e na produção de cerâmica, sabão e cloro. Hoje, é amplamente utilizado na indústria química.