Conheça os tipos diferentes de grãos de café, aprenda a identificar as características dos vários tipos de café, cada grão tem um perfil de sabor distinto e tem níveis mais altos ou mais baixos de cafeína.
O sabor do grãos de café, no entanto, depende da região de cultivo e das práticas de processamento.
Os grãos de café são, na verdade, sementes de frutas encontradas dentro de bagas vermelhas brilhantes.
Além disso, Café vem do termo árabe para “vinho do grão”, “Cappuccino”, por outro lado, é assim chamado porque a bebida lembra as roupas dos monges capuchinhos.
O consumo global do café chega a cerca de 2,25 bilhões de xícaras de café por dia.
No entanto, os melhores climas para o cultivo de grãos de café são conhecidos como Papua Nova Guiné, Brasil, Sumatra, Honduras, Peru, Guatemala, Colômbia e Etiópia.
Hoje no Dicas de Saúde trazemos aos nosso leitores alguns tipos diferentes de grãos de café.
Tipos diferentes de grãos de café
Café arábica
Mais de 60% do café do mundo é feito de grãos arábica, e eles são populares e comuns por um motivo.
Esses grãos são cultivados em grandes altitudes e, portanto, recebem a quantidade perfeita de sombra e chuva para resultar em um sabor completo e delicioso.
As árvores de arábica são geralmente bastante pequenas não mais que um metro e oitenta de altura – e são fáceis de cuidar, o que é um dos motivos pelos quais são um feijão tão comum para se fazer café.
Os grãos de arábica é um dos tipos diferentes de grãos de café pois são brilhantes e ligeiramente ácidos, e vêm em várias variedades de aromas e sabores.
Muitos têm níveis de acidez mais baixos e algumas de suas variedades incluem Bourbon, Blue Mountain, Typica e Caturra.
Se você provar o café em seu paladar – onde se encontram doçura e salinidade – você terá um gosto melhor na boca, e o café em grão arábica sempre tem um gosto melhor quando você o serve quente ou com uma cafeteira para derramar ou pingar, principalmente porque o sabor dos grãos diminui se você servir o café com creme ou quando estiver frio.
Café bourbon
Monges franceses desenvolveram essa variedade de grãos de café, e ela resultou em um sabor muito frutado com um tom doce de caramelo.
Muito popular nas Américas e em toda a África, feijão Bourbon produzir maiores quantidades de grãos do que outros tipos diferentes de grãos de café árvores , mesmo que as árvores são um pouco suscetível a várias doenças.
É também o predecessor de muitos outros tipos de grãos de café encontrados no mercado hoje.
Café catimor
Um cruzamento entre dois outros tipos diferentes de grãos de café, o resultado final às vezes é um sabor azedo e desagradável; no entanto, se os grãos forem processados corretamente, essas qualidades podem ser um pouco reduzidas.
Essas cepas são encontradas principalmente em El Salvador, Nicarágua e Índia.
Cafe catuai
Desenvolvido nas décadas de 1950 e 60 no Brasil, o grão de café Catuaí possui inúmeras variações e expõe algumas das melhores qualidades de um bom café brasileiro.
Este tipo diferente de grão de café é ligeiramente ácido e tem notas adocicadas.
Café caturra
Variedade mutante do grão de café Bourbon, o grão Caturra foi desenvolvido na década de 1930 no Brasil, embora tenha se saído melhor mais tarde, quando foi plantado nas altitudes da Colômbia e da América Central.
Esses grãos produzem café com sabor cítrico brilhante e corpo leve, é também um antecessor de muitas outras variedades de café em grão, incluindo o Maracatu e o Catimor.
Café excelsa
Cultivado principalmente no sudeste da Ásia, o grão de café Excelsa é completamente diferente de outros tipos de grãos, embora tenha sido recentemente classificado como parte da família Liberica.
Tem um formato agradável de amêndoa e é frequentemente usado em misturas para que o café tenha mais sabor e vigor.
Esse é um dos motivos pelos quais degustar este tipo diferente de grão de café no meio e no verso do palato resulta no melhor sabor.
Geralmente considerado um tipo de café torrado leve, esse grão de café tem um sabor frutado e ácido e, uma vez que você o prova, é provável que você o experimente novamente e novamente.
Café geisha
Os grãos de gueixa produzem xícaras de café premiadas que são sedosas na boca e possuem muitos sabores.
Na verdade, hoje em dia esse tipo diferente de grão de café já rendeu mais prêmios do que quase todos os outros grãos de café do mercado.
Café icatu
A parte incrível de escolher os grãos da Icatu para sua próxima xícara de café é a quantidade de sabores que você pode saborear neles, incluindo ameixa, chocolate e frutas vermelhas, que saem totalmente se o café for processado a seco.
Além disso, este é um dos tipos diferentes de grãos de café uma variedade híbrida que se originou no Brasil.
Café jackson
Os grãos de café Jackson crescem no Burundi e em Ruanda, e o sabor é um pouco parecido com o tipo de grão Bourbon.
Além disso, com uma delicada característica ácida, esses grãos de café são um tipo de grão de altíssima qualidade que sempre fazem uma ótima xícara de café.
Café jamaican blue mountain
De todo o café cultivado na Jamaica, este é talvez o mais saboroso. Na verdade, o café Jamaican Blue Mountain é um dos primeiros cafés trazidos para o Novo Mundo, e se você procurar a variedade JBM.
Sempre encontrará uma xícara de café de alta qualidade com um sabor que você vai adorar. Além disso, o café é levemente ácido, leve e de sabor equilibrado.
Café jember
Este grão de café é originário da Indonésia é um dos tipos diferentes de grãos de café. Frequentemente chamado de S795.
Além disso, os grãos de café Jember são encorpados e ricos, e seu sabor é como uma combinação de caramelo, bordo e açúcar mascavo. Foi desenvolvido para sua robustez na década de 1940 e é uma combinação dos grãos de café Kent e S228.
Café kent
Desenvolvido na Índia na década de 1920, este é um dos tipos diferentes de grãos de café que têm um sabor muito leve e tons florais e picantes.
Café kona typica
Com um sabor limpo, equilibrado e bastante suave, esses grãos vêm em muitas variedades diferentes e crescem muito nas ilhas havaianas.
Café liberica
Os grãos liberica são maiores do que outros tipos diferentes de grãos de café e apresentam uma forma um tanto irregular.
Além disso, o seu aroma é uma combinação de nuances frutadas e florais, e também possui um sabor único.
Na verdade, muitos bebedores de café afirmam que ele tem um sabor amadeirado e defumado, diferente de qualquer outro café que já experimentaram.
O feijão também tem uma história única que começa no final do século XIX. Quando uma doença eliminou mais de 90% da safra mundial de café, a planta Liberica foi o que eles procuraram para fazer seu café, e ela reapareceu no final da década de 1990 para cobrir muitos outros países.
Café maracatu
Um cruzamento entre os grãos de café Caturra e Maragogype. Além disso, os grãos do Maracatu são muito grandes e são cultivados na América Central em altitudes mais elevadas. É um tipo de grão de café muito ácido e frutado.
Café maragogype
Esse tipo de grão de café é cultivado no Brasil e é muito grande, o que é um dos motivos pelos quais às vezes são chamados de grãos de café Elephant Bean.
Além disso, ele tem um sabor bastante pesado e amanteigado com notas cítricas e notas florais.
Café mocca
Esse grão de café agora é cultivado no Iêmen e no Havaí e é um produto pequeno com um leve sabor de chocolate.
Café híbrido
Esta é uma variedade híbrida de grão de café que produz bastante e é resistente à maioria das doenças.
Este é um dos tipos diferentes de grãos de café que se você usar o solo modificado correto e muito fertilizante, o sabor é perfeito.
Também consiste em muitas variedades diferentes que variam um pouco entre os tipos.
Café pacamara
Esses grãos de café são uma variedade híbrida que se originou em 1958 em El Salvador.
Além disso, o próprio café oferece um equilíbrio perfeito entre os sabores florais e cítricos, com um pouco de acidez e um toque de doçura.
Café pacas
Uma variedade mutante de El Salvador, esses grãos produzem muito estoque e se dão melhor em altitudes mais elevadas.
Além disso, ele é um tipo diferente de grão de café doce e ácido com notas picantes e florais.
Café pache
Esses grãos crescem na Guatemala e têm duas variedades exclusivas: Pache Colis e Pache Comum.
Produzem muito e oferecem um sabor muito suave, o que reforça a sua reputação como café liquidificador.
Café robusta
Se você está procurando um café que combine muito bem com creme e açúcar e que seja gostoso mesmo quando gelado, vale a pena experimentar os grãos de café Robusta.
Além disso, eles são o segundo tipo de grão mais popular na produção de café, e as árvores estão praticamente imunes a qualquer tipo de doença.
Os grãos Robusta são resistentes e podem até resistir a grandes altitudes, especialmente aqueles onde há pelo menos chuvas ocasionais e muitos sóis.
O café é resistente a muitas doenças se deve diretamente ao fato de conter muita cafeína, o dobro da quantidade de cafeína que o café arábica.
Para melhores resultados, você deve beber este tipo de café no palato posterior, onde estão localizadas as papilas gustativas amargas.
Este é um dos tipos diferentes de grãos de café que têm um baixo nível de acidez e um sabor agradável e macio, e alguns deles até trazem um toque de chocolate.
Obviamente, os grãos Robusta devem ser cultivados nas condições certas para que tenham o melhor sabor, portanto, se o seu tiver gosto ou cheiro ruim, talvez não tenha sido cultivado nessas condições. Sempre compre café feito de grãos Robusta de uma fonte confiável.
Café ruiru
Este é um café arábica selvagem desenvolvido no Quênia e com um sabor único que tem um gosto um pouco parecido com o dos grãos de café Robusta.
Café bombas de mirtilo
Esses cafés são uma variedade do Quênia e, na verdade, representam quase 90% das exportações de café daquele país.
Além disso, normalmente chamados de “bombas de mirtilo”, são cafés de alta qualidade com sabor frutado a vinho e sabor duradouro.
Café villa sarchi
Este tipo diferente de grão de café é uma variedade híbrida que se dá melhor quando cultivada organicamente.
Além disso, ele tem um pouco de acidez e um paladar medianamente encorpado, bem como notas de fruta e doçura.
Café villalobo
Cultivado na Costa Rica, este é um grão de café mutante que cresce melhor em solos pobres e altitudes mais elevadas. É altamente ácido e também oferece muita doçura.