Benefícios do Tomilho, tudo isso é o que você vai conhecer a partir de agora. Logo porque o Tomilho é uma erva repleta de nutrientes e com muitas formas de uso. Além disso, o nome científico do Tomilho é Thymus vulgaris. E seu cultivo é melhor em climas quentes e com boa quantidade de sol durante o ano. Um clima que torne a planta perene, ou seja, que a mesma apresente folhas durante todo o ano.
As flores do Tomilho são pequenas e roxas. E se caracterizam por igualmente serem pequenas e por crescerem ao largo de ramos separados e finos. O Tomilho é uma das plantas mais comuns na cozinha, fácil de adquirir em lojas especializadas ou supermercados em muitas partes do mundo, ou de cultivar em uma horta.
Não é nenhum segredo que o Tomilho pode ser usado como efetivo condimento para dar aquele sabor na comida, especialmente a sopas e carnes. No entanto, o uso do Tomilho como planta medicinal é menos conhecido. Sendo assim, reunimos os benefícios e outras informações sobre a eficacia do Tomilho para tratar, evitar e aliviar varias condições.
Valor Nutricional do Tomilho
Sendo assim, confira os benefícios do Tomilho:
- Melhora a saúde da pele;
- Mantém a saúde do coração;
- Ajuda no processo digestivo;
- Reduz a pressão arterial;
- Age contra problemas respiratórios;
- Ajuda o sistema nervoso;
- Alivia o estresse;
- Age contra a perda de cabelo;
- É um Antibiótico natural;
- Previne danos dos radicais livres.
Depois desse resumo, confira agora mais detalhadamente seus benefícios:
Benefícios do Tomilho Para a Saúde
Benefícios do Tomilho Para a Saúde da Pele: As preparações tradicionais feitas usando o Tomilho são usadas como uma alternativa às medicamentações sintéticas. O extrato de óleo essencial de Tomilho atua como um agente antifúngico para curar lesões causadas por eczema.
Benefícios do Tomilho Para a Saúde do Coração: O Tomilho é rico em antioxidantes, minerais e vitaminas e tem muitos efeitos na saúde do coração, mas o potássio e o manganês são particularmente importantes para esses benefícios.
O potássio é um vasodilatador, o que significa que ele pode reduzir o estresse sobre o sistema cardiovascular, relaxando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão arterial. Então o Tomilho pode prolongar a sua vida prevenindo a aterosclerose e evitando derrames, ataques cardíacos e doenças coronarianas.
Benefícios do Tomilho Para a Digestão: O Tomilho é um tônico magnífico que impede a formação de gases, controla a acidez e alivia cólicas e dores de estômago. Ao mesmo tempo, infusões de Tomilho são amplamente utilizadas para recuperar o apetite, por isso é altamente recomendado em casos de doenças crônicas e anorexia.
Benefícios do Tomilho Para Reduzir a Pressão Arterial: A ingestão de Tomilho produz uma atividade anti-hipertensiva, o que torna o Tomilho uma ótima escolha de ervas para quem sofre de sintomas de pressão arterial elevada. Um estudo recente com animais descobriu que o extrato de Tomilho era capaz de reduzir significativamente a frequência cardíaca de indivíduos com pressão arterial elevada.
Benefícios do Tomilho Para Combater Problemas Respiratórios: Um dos usos e benefícios mais conhecidos e de longa data para do Tomilho na medicina tradicional é no tratamento da saúde respiratória. Se você está sofrendo de bronquite, asma crônica, congestão, resfriados, sinusites ou alergias sazonais, o Tomilho pode atuar como um expectorante e uma substância anti-inflamatória, eliminando o muco das vias respiratórias, diminuindo a inflamação e melhorando a respiração, além de prevenir o desenvolvimento microbiano, que pode levar à doenças mais graves.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Benefícios do Tomilho Para o Corpo
Benefícios do Tomilho Para o Sistema Nervoso: O Tomilho contém um composto chamado lisina, que facilita o relaxamento e promove o sono. Uma infusão de Tomilho antes de dormir pode garantir horas de sono reparadoras. E em estados de agitação nervosa também colabora com a estabilização do humor. Além disso, o Tomilho é excelente para melhorar a oxigenação cerebral, por isso seu uso é recomendado para pessoas que sentem que perderam as suas capacidades de memória e como um adjuvante no tratamento da doença de Alzheimer.
Benefícios do Tomilho Para Aliviar o Estresse: O Tomilho pode lhe proporcionar 0,35 mg de vitamina B6 ou piridoxina, que atende 27% da ingestão diária recomendada. A piridoxina ajuda a manter os níveis de GABA em nosso cérebro e, portanto, é conhecido como um aliviador do estresse.
Benefícios do Tomilho Para a Saúde do Cabelo: Há evidências de que a perda de cabelo ou alopecia pode ser diminuída com o uso de Tomilho. Em um estudo, foi relatado que a aplicação de óleo de lavanda em conjunto com óleos essenciais do Tomilho, alecrim e cedro no couro cabeludo aumentou o crescimento do cabelo em até 44% das pessoas avaliadas no estudo após 7 meses de tratamento.
Benefícios do Tomilho Como um Antibiótico: O Tomilho tem um elevado teor de uma substância denominada timol, um dos mais poderosos antibióticos, antibacterianos e anti-sépticos naturais, que eliminam patogênicos respiratórios que causam a maioria das infecções respiratórias em todos os níveis. O Tomilho também tem a capacidade de aliviar mal estar e febre, tornando-se uma ótima medida para tratar e melhorar a gripe e resfriado comum. Além disso, pode ser usado como desinfectante para feridas abertas.
Outros Benefícios do Tomilho Para
Benefícios do Tomilho Para Combater os Radicais Livres: O Tomilho é preenchido com flavonoides que contêm propriedades antioxidantes. O Tomilho é rico fonte de manganês e vitamina K, que fornece proteção antioxidante. Os antioxidantes presente no Tomilho podem prevenir os danos dos radicais livres e estresse oxidativo, que é considerado para aumentar o risco de câncer, doenças cardíacas e o processo de envelhecimento.
Outros Benefícios do Tomilho: O Tomilho possui muitos benefícios para a saúde, além dos citados acima, ela possui muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:
Principais Usos do Tomilho: Na medicina, seus frutos, folhas e óleos podem ser usados sozinhos ou em combinação com outras ervas. Para a culinária, podemos encontrar o Tomilho fresco ou Tomilho seco seco. O Tomilho fresco é muito mais saboroso. Porém deve ser mantido na geladeira e consumido em no máximo 1 ou 2 semanas. Já o Tomilho seco ou Tomilho em pó pode ser armazenado por até 6 meses em um local fresco e escuro.
A versão do Tomilho seco pode ser substituído pelo Tomilho fresco na maioria das receitas. Uma colher de chá de folhas secas é equivalente a uma colher de sopa de Tomilho fresco picado. Para fins medicinais, ele pode ser comprado na forma de chá, extrato, suplemento ou óleo essencial. Para uso diário, o Tomilho seco ou fresco pode ser utilizado em diversas receitas como no preparo de carnes, frangos, peixes, legumes, sopas, feijão, molhos, dentre outros.
Efeitos Colaterais do Tomilho: O Tomilho está contraindicado para mulheres gestantes e lactação, assim como em crianças com menos de 6 anos de idade e paciente com insuficiência cardíaca e enterocolite. O Tomilho deve ser usado com cautela durante a menstruação, gastrite, úlcera, colite, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado.