Torcicolo – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, o Torcicolo é tipicamente caracterizado por dor e dificuldade em mover o pescoço, especialmente quando se trata de virar a cabeça para um lado. O Torcicolo também pode ser acompanhado de uma dor de cabeça, dor de garganta, dor no ombro e / ou dor no braço, e tornar o indivíduo som seríssimas dificuldades em mover o pescoço e olhar para os lados ou para trás.
O Torcicolo é um problema bastante conhecido popularmente, assim, quando se pergunta do que se trata, logo o ouvinte ou leitor associa com o travamento do pescoço.
E isto está correto, o Torcicolo consiste na torção rígida causada pela contração, com ou sem espasmos, do músculo esternocleidomastoideo esquerdo ou direito.
Com isto, o pescoço se posiciona para um lado específico, a cabeça fica inclinada para um lado e o queixo para o outro, com dificuldade de rotação para o outro lado e para trás.
Causas do Torcicolo: As causas mais comuns de Torcicolo incluem, mas não estão limitados a, as seguintes condições:
Tensão muscular ou entorse: As causas do Torcicolo mais comuns são as tensões musculares, particularmente na escápula levantadora. Na parte traseira e lateral do pescoço, o músculo elevado da escápula liga a coluna cervical (pescoço) com o ombro.
Este músculo é controlado pelo terceiro e quarto nervos cervicais (C3, C4). O músculo levantador pode ser filtrado ou ter um entorse várias vezes durante as atividades diárias comuns, tais como:
- Dormir em uma posição que enfatiza os músculos do pescoço;
- Qualquer atividade que envolve a rotação da cabeça várias vezes a partir de um lado para outro, como a natação ou acidente vascular cerebral;
- Má postura, como slouching, enquanto observa o monitor do computador;
- Muito estresse, o que pode levar a tensão no pescoço;
- Manter o pescoço em posição anormal por um longo período, tal como segurando um telefone entre o pescoço e ombro.
Meningite ou Infecção: O Torcicolo em combinação com uma febre alta, dor de cabeça, náuseas ou vômitos, sonolência e outros sintomas podem ser indicativos de meningite, inflexão bacteriana faz com que as membranas protetoras do cérebro e da medula espinal parem de inchar.
Outras infecções também podem causar sintomas de Torcicolo, tais como a doença meningocócica, uma infecção na coluna cervical. Cada vez que o Torcicolo é acompanhado de febre, ele deve procurar atenção médica imediata para verificar essas possibilidades.
Distúrbios da Coluna Cervical: Muitos problemas podem causar Torcicolo cervical. A rigidez pode ser uma reação para a doença subjacente na coluna cervical. Por exemplo, uma hérnia de disco cervical ou artrite cervical pode levar a rigidez do pescoço, como estruturas e vias neurais da coluna cervical estão todos interligados, um problema em qualquer área pode levar a espasmos musculares e rigidez muscular.
Sintomas do Torcicolo: Os sintomas geralmente duram um par de dias ou uma semana e pode causar dor de garganta que vão desde um pouco doloroso, mas irritante para extremamente doloroso e limitante.
Embora existam alguns casos em que a rigidez do pescoço é um sinal de uma condição médica séria, a maioria dos episódios de dor aguda ou Torcicolo curam rapidamente por causa da natureza do pescoço e recuperação cervical.
Os principais sinais e sintomas de um Torcicolo incluem:
- Limitação dos movimentos de cabeça;
- Dor de cabeça;
- Tremor da cabeça;
- Dor no pescoço;
- Ombro mais alto de um lado do corpo;
- Rigidez dos músculos do pescoço;
- Inchaço dos músculos do pescoço.
Tratamentos para Torcicolo: Como regra geral, você deve procurar atendimento médico se os sintomas de Torcicolo não desaparecem depois de uma semana. Atenção médica imediata é recomendada se for observado rigidez do pescoço após uma lesão traumática, ou se houver sintomas desagradáveis adicionais como febre alta.
Na maioria dos casos, o Torcicolo pode ser tratado dentro de alguns dias e é aconselhável para programar os métodos mencionados acima.
O principal tratamento para Torcicolo se dá por meio do relaxamento dos músculos do pescoço, que envolvem medicamentos, fisioterapia, exercícios de alongamento e também cirurgia.
- Aplicação de calor, tração na espinha cervical e massagem podem ajudar a aliviar a dor na cabeça e no pescoço;
- Exercícios de alongamento e apoios de pescoço podem ajudar com os espasmos musculares;
- Injeções de toxina botulínica podem aliviar o Torcicolo temporariamente, porém normalmente é necessário repeti-las a cada três meses;
- A cirurgia para corrigir o músculo do pescoço pode ser realizada nos anos pré-escolares, se os outros métodos de tratamento falharem.