Toxoplasmose – Causas, Sintomas e Tratamentos dessa doença que muitos ainda desconhecem. Além disso, a toxoplasmose, conhecida popularmente como a doença do gato, é uma infecção causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. A doença é transmitida pela ingestão de alimentos contaminados ou pela transmissão mãe-filho, quando mulheres grávidas estão infectadas e não fazem o tratamento da doença. A toxoplasmose não provoca sintomas na maior parte das pessoas, mas pode ter consequências graves como cegueira, convulsões e morte. No entanto, essa doença tem cura e seu tratamento é feito através do uso de antibióticos. Então confira agora sobre a Toxoplasmose – Causas, Sintomas e Tratamentos.
Causas: Toxoplasmose é causada por um cisto do tipo Toxoplasma gondii, um dos parasitas mais comuns do mundo. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou mal passada, principalmente de porco e de carneiro, e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.
Esses cistos podem infectar quase todas as partes do organismo humano, incluindo cérebro, músculos e até mesmo o coração. No entanto, se a pessoa for saudável de um modo geral, o sistema imunológico a defenderá bem contra as ações do parasita, mantendo-o inativo dentro do organismo e impedindo, assim, que a pessoa volte a ser infectada novamente por ele. Mas se a resistência não for tão boa, principalmente se o paciente tiver alguma doença que comprometa o sistema imunológico, a infecção pode ser reativada e causar sérias complicações.
A toxoplasmose não é contagiosa entre humanos, ou seja, ela não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, as fezes de gatos e outros felinos e a ingestão de alimentos contaminados não são a única porta de entrada para o parasita. Humanos também podem adquirir a doença em outras situações, como:
- Usando facas e outros utensílios de cozinha contaminados
- Comer frutas e vegetais mal lavados
- Transfusões de sangue ou transplantes de órgãos
- A doença também pode ser congênita. Neste caso, ela é transmitida da mãe infectada para o bebê por meio da placenta. Se a mulher foi diagnosticada com a doença um pouco antes ou durante a gestação, as chances de ela passar a inflamação para o filho são de 30%, em média.
Sintomas da Toxoplasmose: A toxoplasmose normalmente não provoca sintomas na maioria das pessoas, mas podem ocorrer:
- Ínguas pelo corpo, principalmente na região do pescoço;
- Febre;
- Dor muscular e nas articulações;
- Cansaço;
- Dor de cabeça e de garganta;
- Manchas vermelhas pelo corpo;
- Dificuldade para enxergar.
Em casos mais graves, a toxoplasmose pode prejudicar o funcionamento de órgãos como pulmões, coração, fígado e cérebro, e normalmente os sintomas da forma grave são cansaço forte, sonolência, delírios e diminuição da força e dos movimentos do corpo.
Prevenção da Toxoplasmose:
Nos humanos:
- Lave bem as mãos antes de preparar alimentos;
- Lave bem as verduras, frutas e legumes antes de consumi-las;
- Não coma carne crua ou mal passada;
- Não beba leite que não seja pasteurizado;
- Mantenha bons hábitos de higiene;
- Não deixe seus filhos brincarem em areais ou pracinhas que não sejam telados, onde há fezes de animais;
- Lave bem as mãos após limpar a bandeja sanitária de seu gato ou mexer em terra, e procure sempre usar luvas ao praticar jardinagem.
Nos gatos (ações para prevenir a infecção dos gatos e das pessoas):
- Leve seu gato regularmente ao médico veterinário;
- Mantenha-o sempre bem alimentado com ração comercial: isto reduz a chance de ele caçar e se infectar com a toxoplasmose;
- Nunca dê carne crua para seu gato;
- Leve-o ao veterinário se ele apresentar diarreia;
- Evite que seu gato faça passeios fora de casa;
- Mantenha sempre uma bandeja com areia sanitária para seu gato fazer as necessidades e remova os dejetos diariamente, sempre com o auxílio de luvas e uma pá;
- Higienize a bandeja sanitária no mínimo uma vez por semana.
Tratamentos para Toxoplasmose: A toxoplasmose tem cura e o seu tratamento é feito com o uso de antibióticos, que variam de acordo com o tipo e a gravidade da infecção. Os tratamento mais longos são indicados nos casos de gravidez, toxoplasmose congênita e indivíduos com deficiência do sistema imunológico, como pessoas com AIDS ou doença de Hodgkin. O tratamento da toxoplasmose deve ser iniciado logo que a doença seja identificada, sendo o diagnóstico feito através de um exame de sangue que identifica a existência de anticorpos IgG e IgM no corpo, que são produzidos para combater o protozoário causador da doença.