Tramadol – O que é, Indicações e Efeitos Colaterais que muitos desconhecem. Além disso, o Tramadol é um opiáceo que é usado principalmente como analgésico de ação central que alivia a dor atuando sobre células nervosas específicas da medula espinhal e do cérebro.
O tramadol se combina com os receptores opiáceos do cérebro e bloqueia a transmissão de estímulos de dor. É indicado para o tratamento de dores de intensidade moderada a severa.
Tramadol – Indicações: O cloridrato de Tramadol é indicado para analgesia (alívio da dor) de intensidade moderada a grave; independente do tempo que esta dor atinge o paciente, seja a dor do tipo aguda, subaguda e crônica.
Tramadol – Contra-indicações: O cloridrato de Tramadol é contraindicado nas seguintes situações:
- Hipersensibilidade ao cloridrato de Tramadol ou a qualquer componente da fórmula.
- Intoxicações agudas: por álcool, hipnóticos, analgésicos e psicofármacos em geral.
- Pacientes em tratamento com: inibidores de MAO, antidepressivos tricíclicos, antidepressivos inibidores da recaptação da serotonina, neurolépticos e drogas ou situações que baixam o limiar 4 para convulsões (carbamazepina, trauma encefálico, desordens metabólicas, abstinência a álcool e drogas) ou pacientes que foram tratados com essas drogas nos últimos 14 dias.
Tramadol – Modo de Uso: Posologia, dosagem e instruções de uso de Cloridrato de tramadol.
As cápsulas de cloridrato de tramadol devem ser engolidas inteiras com quantidade adequada de líquido para deglutição; com ou sem alimentos.
A melhor eficácia analgésica (redução e/ou cessação da dor) é atingida quando a dose de cloridrato de tramadol é individualizada (processo em que a dose é ajustada à intensidade da dor, à sensibilidade do paciente ao estímulo doloroso e ao efeito da medicação).
O esquema recomendado é apenas uma sugestão. Sempre se deve usar a menor dose eficaz para produzir analgesia.
O tratamento com cloridrato de tramadol deve ser feito apenas pelo período de tempo necessário.
Para adultos e jovens com idade igual ou superior a 16 anos a dose de cloridrato de tramadol pode ser de o efeito dura de 4-8 horas. Informe ao seu médico se você achar que o efeito de cloridrato de tramadol está muito forte ou muito fraco.
Normalmente não se deve usar doses maiores que 400 mg/dia (8 cápsulas de 50 mg). Para certas dores – por exemplo, pósoperatórios e dor devido a tumores – doses maiores podem ser necessárias.
Em pacientes com insuficiência (redução importante da função) dos rins e do fígado a eliminação de cloridrato de tramadol pode ser mais lenta; nesse caso o médico pode avaliar o espaçamento entre as doses. Isso também pode ser necessário em idosos.
Se as doses recomendadas são consideravelmente excedidas e outras substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central são administradas concomitantemente, pode ocorrer depressão respiratória.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Cloridrato de tramadol não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Efeitos colaterais do Tramadol: Os principais efeitos colaterais do Tramadol incluem:
- dor de cabeça,
- tonturas,
- sonolência,
- palpitações,
- aumento dos batimentos cardíacos,
- náuseas,
- vômitos,
- prisão de ventre,
- boca seca,
- transpiração,
- cansaço excessivo;
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Cloridrato de tramadol não deve ser partido, aberto ou mastigado.