Transtorno de Estresse Agudo – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. O Transtorno de Estresse Agudo é uma reação de estresse agudo ocorre quando os sintomas se desenvolvem devido a um evento particularmente estressante. Ela é semelhante ao transtorno de estresse pós-traumático, porém, começa dentro de quatro semanas após o evento traumático e dura apenas dois dias a quatro semanas.
Pessoas com Transtorno de Estresse Agudo foram expostas a um evento assustador. As pessoas revivem mentalmente o incidente traumático, evitam coisas que possam recordá-las do evento e sentem ansiedade crescente. Elas também apresentam três ou mais dos seguintes sintomas (chamados sintomas dissociativos):
- Sensação de entorpecimento, afastamento ou ausência de respostas emocionais
- Percepção reduzida do meio (por exemplo, atordoamento)
- Sensação de que as coisas não são reais
- Sensação de que as coisas estão deslocadas de seu lugar e não são reais
- Incapacidade de recordar uma parte fundamental de um evento traumático
O número de pessoas com Transtorno de Estresse Agudo é incerto. A probabilidade de desenvolvimento do Transtorno de Estresse Agudo aumenta proporcionalmente à gravidade dos eventos traumáticos.
Causas do Transtorno de Estresse Agudo: Experimentar, testemunhar ou ser confrontado com um ou mais eventos traumáticos pode causar Transtorno de Estresse Agudo. Os eventos criam medo intenso, horror ou desamparo. Eventos traumáticos que podem causar Transtorno de Estresse Agudo incluem:
- Morte;
- Uma ameaça de morte a si mesmo ou a outros;
- Uma ameaça de lesões graves a si mesmo ou a outros;
- Uma ameaça à integridade física de si mesmo ou de outros.
Aproximadamente 6 a 33 por cento das pessoas que experimentam um evento traumático desenvolveram Transtorno de Estresse Agudo. Esta taxa varia de acordo com a natureza da situação traumática.
Fatores de Risco do Transtorno de Estresse Agudo: Qualquer um pode desenvolver o Transtorno de Estresse Agudo após um evento traumático. Você pode ter um risco aumentado de desenvolver Transtorno de Estresse Agudo se você tiver:
- Experimentado, testemunhado ou confrontado com um evento traumático no passado;
- Uma histórico de Transtorno de Estresse Agudo;
- Uma histórico de certos tipos de problemas mentais;
- Uma histórico de sintomas dissociativos durante eventos traumáticos.
Sintomas do Transtorno de Estresse Agudo: Os sintomas do Transtorno de Estresse Agudo incluem:
Sintomas Dissociativos: Você terá três ou mais dos seguintes sintomas dissociativos se você tiver Transtorno de Estresse Agudo:
- Sentir-se entorpecido, desapegado ou sendo emocionalmente insensível;
- Uma consciência reduzida do seu entorno;
- Desrealização, que ocorre quando seu ambiente parece estranho ou irreal para você;
- Despersonalização, que ocorre quando seus pensamentos ou emoções não parecem reais ou não parecem pertencer a você;
- Amnésia dissociativa, que ocorre quando você não consegue se lembrar de um ou mais aspectos importantes do evento traumático.
Experimentar Novamente o Evento Traumático: Você irá persistentemente experimentar novamente o evento traumático em uma ou mais das seguintes maneiras, se você tiver Transtorno de Estresse Agudo:
- Tendo imagens recorrentes, pensamentos, pesadelos, ilusões ou episódios de flashback do evento traumático;
- Sentindo que está revivendo o evento traumático;
- Sentindo-se angustiado quando algo lembra o evento traumático.
Evasão: Você pode evitar estímulos que fazem com que você lembre ou recrie o evento traumático, como:
- Pessoas
- Conversas
- Locais
- Objetos
- Atividades
- Pensamentos
- Sentimentos
- ansiedade ou aumento de excitação
Os sintomas do Transtorno de Estresse Agudo podem incluir ansiedade e aumento da excitação. Os sintomas de ansiedade e aumento da excitação incluem:
- Ter problemas para dormir;
- Ser irritável;
- Ter dificuldade em se concentrar;
- Ser incapaz de parar de se mover ou ficar quieto;
- Estar constantemente tenso ou em guarda;
- Ficar assustado com muita facilidade ou em tempos inadequados.
Diagnósticos do Transtorno de Estresse Agudo: Seu médico ou profissional de saúde mental diagnosticará o Transtorno de Estresse Agudo fazendo perguntas sobre o evento traumático e seus sintomas. Também é importante excluir outras causas, tais como:
- Abuso de drogas;
- Efeitos colaterais da medicação;
- Problemas de saúde;
- Outros distúrbios psiquiátricos.
Tratamentos do Transtorno de Estresse Agudo: O seu médico pode usar um ou mais dos seguintes métodos para tratar o Transtorno de Estresse Agudo:
- Uma avaliação psiquiátrica para determinar suas necessidades específicas;
- Hospitalização se você estiver em risco de suicídio ou prejudicar os outros;
- Assistência na obtenção de abrigo, comida, vestuário e localização de família, se necessário;
- Educação psiquiátrica para ensinar você sobre sua desordem;
- Medicação para aliviar os sintomas do Transtorno de Estresse Agudo, como medicamentos anti-ansiedade, inibidores seletivos da recaptação de serotonina e antidepressivos;
- A terapia comportamental cognitiva, que pode aumentar a velocidade de recuperação, evita que o Transtorno de Estresse Agudo se agrave;
- Terapias baseadas na exposição;
- Hipnoterapia.
Prevenção do Transtorno de Estresse Agudo: Porque não há como garantir que você nunca experimente uma situação traumática, não há como evitar o Transtorno de Estresse Agudo. No entanto, existem coisas que podem ser feitas para reduzir sua probabilidade de desenvolver Transtorno de Estresse Agudo. Obter tratamento médico dentro de algumas horas após experimentar um evento traumático pode reduzir a probabilidade de que você desenvolva o Transtorno de Estresse Agudo.
As pessoas que trabalham em empregos que correm alto risco de eventos traumáticos, como o pessoal militar, podem se beneficiar de treinamento e aconselhamento para reduzir o risco de desenvolver Transtorno de Estresse Agudo, se ocorrer um evento traumático. O treinamento e o aconselhamento de preparação podem envolver promessas falsas de eventos traumáticos e aconselhamento para fortalecer os mecanismos de enfrentamento.