O tratamento da H5N1 é eficaz no entanto, é importante seguir as instruções medicas corretamente.
Além disso, a gripe H5N1 ou gripe aviária é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza.
O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.
Tratamento da H5N1 é eficaz?
Sim, o tratamento da H5N1 é bastante eficaz, porém é necessário seguir as recomendações do medico.
Além disso, recomenda-se repouso e hidratação adequada e as medicações antitérmicas podem ser utilizadas, no entanto, é importante evitar o uso de acido acetilsalicílico nas crianças.
Em caso de complicações pulmonares graves, podem ser necessárias medidas de suporte intensivo.
Atualmente, há duas classes de medicamentos utilizadas no tratamento específico da Influenza, sendo que apenas os inibidores da neuraminidase tem mostrado certa eficácia na redução das complicações graves da doença.
No entanto, a amantadina e a rimantadina são drogas similares, licenciadas há alguns anos.
Apresentam entre 70 a 90% de eficácia na prevenção da doença pelo vírus da Influenza A, em adultos jovens e crianças, caso sejam administradas profilaticamente durante o período de exposição ao vírus.
Estes medicamentos também podem reduzir a intensidade e duração do quadro, se administradas terapeuticamente.
Além disso, a oseltamivir e o zanamivir fazem parte de uma nova classe de drogas que inibem a neuraminidase dos vírus da Influenza A e B.
Essas drogas, se administradas até 2 dias após o início dos sintomas, podem reduzir o tempo de doença, bem como suas complicações.((https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_tratamento_influenza_2017))
O que fazer em casos de suspeitas de H5N1:
Além disso, quando existe suspeita elevada de infecção pelo vírus H5N1, é importante o isolamento do paciente e o tratamento precoce com inibidores da neuraminidase empíricos, de acordo com as diretrizes existentes, enquanto se espera os resultados dos exames laboratoriais específicos.
Administrado por via oral ou enteral o oseltamivir é um tratamento primário preferencial.
Já Zanamivir por via inalatória pode ser usado como um esquema alternativo em pacientes não intubados.
Além disso, é importante observar que a infecção pelo vírus H5N1 em humanos parece ser muito rara, e os médicos devem considerar diagnósticos alternativos ao avaliar pacientes com suspeita de H5N1 da IAAP.
Como é o tratamento da H5N1?
Além disso, de acordo com o Protocolo de Tratamento de Influenza 2017, do Ministério da Saúde, o uso do antiviral fosfato de oseltamivir está indicado para todos os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).
Em casos de Síndrome Gripal (SG) com condições ou fatores de risco para complicações, os início do tratamento deve ocorrer nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas. ((https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Influenza-Gripe))
H5N1 tem cura?
Sim a H5N1 tem cura, porém quando atinge os humanos costumam ser casos graves, e requer um atendimento hospitalar rápido, por isso em caso de suspeita de contaminação é importante procurar um serviço médico o quanto antes.