Tratamento para candidíase em 5 minutos pois esta condição é uma infecção causada pelo fungo Candida, geralmente Candida albicans. Ela é mais famosa por afetar os órgãos genitais femininos, mas pode aparecer em outras regiões como: Órgãos genitais masculinos, pele, unhas, garganta, boca e corrente sanguínea.
Apesar de maior número de casos em mulheres, também existem casos de candidíase no homem. O principal causador da candidíase vaginal é o fungo Candida albicans. Esse fungo já existe em pequenas quantidades no organismo da mulher e vive em equilíbrio com a flora vaginal.
No entanto, alguns fatores podem levar ao seu desequilíbrio no organismo, levando o fungo a se reproduzir e a causar sintomas. Áreas quentes e úmidas são mais propícias para o fungo se propagar. Por isso que as partes íntimas, zonas de dobra de pele e garganta e boca são mais propícias ao aparecimento do problema.
Além disso, o desequilíbrio da concentração desse fungo pode aparecer com mais facilidade em adultos ou crianças que possuem o sistema imunológico debilitado, já que são as defesas do nosso organismo que ajudam a conter seu crescimento exagerado.
Remédios caseiros para candidíase:
1. Tratamento para candidíase feminina:
Um ótimo tratamento para candidíase feminina é introduzir o iogurte natural na vagina. Além disso, o iogurte irá diminuir a acidez da vagina, travando o crescimento dos fungos que preferem um ambiente mais ácido para se desenvolver. Esse remédio caseiro também pode ser utilizado por homens, mas pode ser desconfortável permanecer com a cueca molhada durante o dia.
Ingredientes:
– 1 embalagem de 125 g de iogurte natural;
– 1 seringa sem agulha ou 1 absorvente interno;
Modo de preparo:
- Introduza o iogurte no interior da vagina, com o auxílio de uma seringa (sem agulha), 2 vezes por dia, durante 3 dias.
- Use um absorvente para evitar que a calcinha fique molhada.
Uma outra forma prática de utilizar o iogurte como remédio para candidíase é mergulhar um absorvente interno no potinho de iogurte natural, em temperatura ambiente, e introduzi-lo na vagina, deixando-o atuar por, pelo menos, 3 horas. Retire o iogurte da geladeira com alguma antecedência, para que a temperatura fria não cause incômodo.
2. Tratamento para candidíase masculina:
O chá de uva-ursina é um ótimo tratamento para candidíase masculina porque diminuir a reprodução da levedura Candida Albicans, que é o micro-organismo causador da candidíase. No entanto, este chá também pode ser utilizando para o tratamento em mulheres.
Ingredientes:
– 1 xícara de água quente;
– 2 colheres (de chá) de folhas de uva-ursina;
Modo de Preparo:
- Verter a água quente sobre as folhas e deixar repousar por 5 minutos.
- Quando amornar, coar e beber a seguir.
- É recomendado beber este chá 3 vezes por dia.
3. Tratamento para candidíase na boca:
O chá de poejo é ótimo tratamento para candidíase na boca porque possui propriedades que diminuem a proliferação dos fungos e, por isso, pode auxiliar no combate à doença.
Ingredientes:
– 1 colher (sopa) de flores ou folhas de poejo
– 1 xícara de água
Modo de preparo:
- Picar as folhas ou flores de poejo, colocá-las numa xícara e cobrir com a água fervente.
- Abafe por 15 minutos e coe a seguir.
- Umedeça um pedacinho de algodão com o chá e passe na boca, de 3 a 4 vezes ao dia.
4. Tratamento para candidíase intestinal:
A infusão de Pau D’Arco para candidíase intestinal facilita o trânsito intestinal e possui propriedade antifúngica que elimina o excesso de fungos no intestino, facilitando o tratamento da candidíase.
Ingredientes:
– 2 colheres (de sopa) de cascas de Pau D’Arco;
– 1 litro de água fervente;
Modo de preparo:
- Juntar os ingredientes e deixar repousar durante cerca de 10 minutos.
- Depois coar e beber 2 a 3 xícaras por dia.
Uma outra possibilidade é tomar água de alho porque possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que impedem o desenvolvimento dos fungos, responsáveis pela candidíase intestinal. Basta colocar 5 dentes de alho de molho num copo de água durante 6 horas e tomar a seguir, somente a água.
Remédios para candidíase:
Uma outra opção para tratar a candidíase é tomar um remédio em dose única, como o Fluconazol e o Itraconazol. A abordagem costuma ser bem aceita, pois o tratamento só dura 1 dia. Mesmo assim, o tratamento deve ser realizado sob a orientação médica.
Esse tipo de medicamento pode ser utilizado sozinho ou associado ao tratamento tópico, que consiste em passar uma pomada com o mesmo princípio ativo nos órgãos genitais, sendo eficaz tanto para homens quanto para mulheres.
1. Pomada para candidíase na mulher:
Exemplos: Nitrato de Miconazol 2% – que pode ser usada durante 7 a 14 dias ou Terconazol 0,8% – que pode ser usada de 3 a 5 dias. Como usar:
- Lavar e secar as mãos e a região íntima, removendo vestígios da pomada aplicada anteriormente ou da pele que possa estar soltando;
- Abrir a embalagem da pomada, acoplar o aplicador, colocar o conteúdo da bisnaga dentro do aplicador até encher. Após cheio, desacoplar o aplicador da bisnaga;
- Estando deitada e com as pernas dobradas, ou sentada com as pernas bem abertas, introduza o aplicador cheio de pomada dentro da vagina, o mais profundo possível e vá retirando-o enquanto a pomada vai sendo liberada dentro da vagina.
A pomada para candidíase deve ser indicada pelo ginecologista, respeitando suas orientações em relação ao tempo de uso. Ela deve ser aplicada em toda a região genital externa e também no interior da vagina e é preciso continuar usando a pomada, mesmo que os sintomas da candidíase desapareçam antes da data prevista.
2. Pomada para candidíase no homem:
Exemplos: Clotrimazol (Canesten) 1% – usar por 7 a 14 dias, ou Clotrimazol 2% – usar por 3 dias. Como usar:
- Lavar e secar as mãos e a região íntima, removendo vestígios da pomada aplicada anteriormente ou da pele que está soltando.
- Aplicar cerca de meio centímetro de pomada no pênis, deixando agir por cerca de 4 a 6 horas e depois repetir todo o procedimento.
A pomada para candidíase deve ser indicada pelo médico, respeitando suas orientações em relação ao tempo de uso. Além disso, a pomada deve ser aplicada em toda a região genital externa e também no interior da vagina e é preciso continuar usando a pomada, mesmo que os sintomas da candidíase desapareçam antes da data prevista.
Para quem sofre de candidíase crônica, o uso de pomadas para candidíase podem não ter efeito, pois a Cândida pode se tornar resistente a elas. Nesse caso, o tratamento deve ser feito de outra maneira, fortalecendo o sistema imune e com uma dieta pobre em carboidratos e açúcares. Em todo caso, o conselho médico é indispensável para garantir a cura da doença.