Os remédios caseiros para tratar sarampo funcionam, pois, é provocado pelo vírus Morbili e é transmitido por secreções das vias respiratórias. Como espirros e tosse, que espalham gotículas pelo ar. Além disso, após doze dias da transmissão, podem aparecer os sintomas e estes costumam permanecer até o quarto dia após o aparecimento das placas avermelhadas na pele.
Como a doença se divide em fases após o contágio, até mesmo os médicos podem ter alguma dificuldade para diagnosticá-la a princípio. Após o contágio, os primeiros dez ou doze dias são assintomáticos, depois, vem sintomas que podem facilmente ser confundidos com gripe.
Mas, o que pode facilitar a identificação da doença pelo médico, são os pequenos pontinhos brancos, cercados por um anel vermelho que se localizam na boca, na parte interna das bochechas e perto dos dentes, são chamados de manchas de Koplik e podem ser vistas em exame com uma lanterninha.
Sintomas do sarampo:
- febre;
- mal-estar;
- tosse;
- coriza;
- inapetência;
conjuntivite; - manchas brancas na parte interna das bochechas;
- manchas avermelhadas na pele.
- otite, encefalite e pneumonia são complicações do sarampo.
Quando uma gestante se contamina com sarampo, pode ocorrer aborto ou parto prematuro. Além disso, essa doença é muito perigosa e causa a morte de grande número de crianças, especialmente se a criança contaminada estiver debilitada ou desnutrida.
O sarampo pode atingir o sistema nervoso central, causando encefalite, com sequelas como distúrbios motores e sensoriais e até retardo mental. A broncopneumonia é uma complicação muito grave, que pode até levar à morte.
Ela encobre as manchas do sarampo sob um arroxeado na pele, é o chamado popularmente de “sarampo recolhido”. Deve ser tratado em hospital. Agora confira Os 10 Remédios Caseiros Para Tratar Sarampo:
Remédios caseiros para tratar sarampo:
1. Compressas de água:
Colocar compressas de água fria na testa, axilas e região genital é uma ótima forma de baixar a temperatura do corpo do bebê. Esse cuidado pode ser seguido sempre que a febre estiver voltando, abaixo de 38ºC, mas não substitui o uso do remédio para febre orientado pelo pediatra.
Veja Também: Os 15 Remédios Caseiros Para Febre
2. Folhas de equinácea:
O chá, ou a tintura de equinácea, são excelentes para ajudar a fortalecer a imunidade da pessoa, para que o corpo se recupere mais rápido do sarampo. Para o chá:
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de equinácea
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
- Colocar as folhas dentro da xícara de água quente e tapar, deixando repousar por 10 minutos. Coar e tomar enquanto estiver morno 2 vezes ao dia.
- A dose recomendada da tintura de equinácea é de 10 gotas diluídas num pouquinho de água, tomar diariamente.
Veja Também: Os 17 Remédios Caseiros Para Sarampo
3. Remédios caseiros:
Um excelente remédio caseiro para sarampo é o chá de pau-tenente, pois esta planta medicinal possui propriedades febrífugas que ajudam a baixar a febre do sarampo.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de pau-tenente
- 500 ml de água
Modo de Preparo:
- Colocar as folhas de pau-tenente na água e deixar ferver.
- Depois de fervida, deixar repousar durante 10 minutos, coar e beber 2 a 3 xícaras do chá por dia.
Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Meningite Viral
4. Beba sucos:
É sempre bom ter frutas e sucos de frutas frescas, pois são carregados com anti-oxidantes. Além disso, eles acrescentam sabor na boca. Além de suplementos para o corpo como minerais vitais, vitaminas, nutrientes e fibras.
Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Leucemia!
Ao mesmo tempo, suco de fruta também hidrata o corpo por dentro. Além disso, beba abacaxi, laranja, tangerina e suco de limão, tanto quanto você puder. Fique em um quarto arejado e ventilado, para evitar qualquer tipo de coceira.
5. Proteja os olhos:
Os olhos são altamente sensíveis e sarampo tende a afetá-los também. Além disso, devido ao aumento da sensibilidade durante o sarampo você pode sentir que a brilhante luz fere os olhos.
Veja Também: Os 10 Remédios Caseiros Para Olhos Vermelhos
É, portanto, aconselhável ficar em condições de pouca luz ou manter a pessoa que sofre de sarampo, em uma sala iluminada ofuscante para evitar sobrecarregar os músculos oculares enfraquecidos e tecidos.