Tratar o Melasma Usando o Pêssego é bem simples pois ele uma excelente remédio caseiro. Além disso, o Melasma é o surgimento de manchas escuras na pele, que normalmente aparecem no rosto, mas pode ocorrer em outras áreas expostas ao sol, como braços e colo.
É mais comum em mulheres entre os 20 e 50 anos, porém também pode afetar os homens. Quando surgem na gravidez, essas manchas são chamadas de cloasma gravídico.
Tipos de Melasma: O Melasma possui algumas características distintas, que através delas um especialista pode identificar o melhor tratamento a ser seguido, caso o Melasma esteja em um estado crítico, por exemplo, essa características são:
- Melasma epidérmico: Quando há um aumento no depósito de pigmento através da epiderme (camada mais superficial da pele).
- Melasma dérmico: Descrito pelo depósito de melanina ao redor dos vasos superficiais e profundos da pele.
- Misto: Quando se tem uma grande quantidade de pigmento na epiderme em certas áreas e na derme em outras regiões.
- Há três outros tipos comuns de Melasma mais comum no rosto, o malar (maçãs do rosto), centrofacial (nariz, bochechas, acima do lábio, testa e queixo) e mandibular, conforme a região em que o Melasma apresenta-se.
Causas de Melasma: Ainda não há uma única causa definida para o Melasma, mas sabe-se que ele está relacionado principalmente à exposição solar, mas também ao uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças e à gravidez.
Grande parte das pessoas com Melasma tem um histórico de exposição diária ou intermitente ao raios solares, ainda que também suspeita-se que o calor seja um fator subjacente. O Melasma é mais comum em mulheres, aproximadamente 90% dos casos são apresentados nelas, e àquelas com tons de pele mais escuro tem mais probabilidade de desencadear a doença.
São diversos os fatores que podem desencadear o surgimento de Melasma, dentre eles está a exposição ao sol, pois a luz ultravioleta estimula os melanócitos (que produzem os pigmentos de cor da pele, a melanina). Apenas uma pequena quantidade de exposição ao sol pode fazer com que o Melasma retorne, mesmo em uma pessoa que já realizaram o tratamento anteriormente, e essa é uma das principais razões de porque os casos de Melasma aumentam no verão.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Outro fator de causa de Melasma são as mudanças hormonais causadas pela gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou repositores hormonais, além das endocrinopatias, como as doenças da tireoide. Produtos cosméticos para o tratamento da pele que acabam por irritá-la podem piorar os episódios de Melasma.
Sintomas de Melasma: Os sintomas de Melasma são escurecimento de áreas da pele expostas aos raios solares, predominantemente no rosto. As cores variam de acordo com o tom de pele do portador de Melasma e o formato é irregular e, normalmente, simétrico em relação ao posicionamento no rosto.
Caso apareçam manchas na região do rosto ou pescoço a pessoa deve procurar de imediato um dermatologista para examinar o que está acontecendo. Mesmo que seja um caso recorrente de Melasma , é importante verificar com o especialista o tipo e tratamento adequado para este momento. Porém, há alguns remédios caseiros que ajudam a tratar de uma forma simples e natural o Melasma em casa, e não se esqueça de limpar bem sua pele antes de iniciar qualquer tratamento caseiro. Então, confira o que você tem que você Trate o Melasma Usando o Pêssego:
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
- Lave bem o seu rosto com abundante água, antes de usar.
- Misture muito bem os ingredientes.
- Aplique a pasta resultante na área afetada.
- Deixe agir por cerca de 10 minutos.
- Agora retire a substância com bastante água.
Dicas Para Tratar o Melasma: Esta máscara pode ser utilizada por pelo menos 3 vezes na semana, ou até você obter os resultados desejados. Entretanto, se desejar pode usá-la com mais frequência. Além disso listamos algumas dicas para você obter mais resultados no tratamento de Melasma e de forma mais rapidamente, são elas:
- Evite comer alimentos que contêm cobre.
- Junto com os remédios caseiros, é importante manter uma dieta saudável também.
- Tente incluir alimentos ricos em vitamina C e ácido fólico em sua dieta para bons resultados.
- Idealmente deve comer muitas frutas cítricas, vegetais de folhas verdes, cereais integrais e amêndoas.
Esta máscara pode ser utilizada por pelo menos 3 vezes na semana, ou até você obter os resultados desejados. Entretanto, se desejar pode usá-la com mais frequência. Os tratamentos para Melasma variam, mas é importante que o paciente sempre se proteja contra os raios ultravioleta e a luz visível, além de procedimentos para o clareamento e uso de medicamentos tópicos e/ou orais. Caso os sinais de Melasma ainda persista depois da utilização do Pêssego, procure ajuda medica.