Tricoleucemia – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, A Tricoleucemia, também conhecida como Leucemia de células cabeludas ou Leucemia das células pilosas, consiste em uma neoplasia maligna dos linfócitos B caracterizada por emitir projeções citoplasmáticas que lembram a aparência de fios de cabelo, quando observados sob microscopia.
Esta patologia habitualmente é considerada um subtipo de Tricoleucemia linfoide crônica. Este tipo de Tricoleucemia é incomum, representando somente 2% da totalidade das leucemias. A divisão em subtipos possibilita que o médico escolha o melhor tipo de tratamento para cada paciente.
Os linfócitos leucêmicos (ou células pilosas) acumulam-se na medula óssea, baço e, em menor proporção, nos gânglios linfáticos. O acúmulo dessas células acarreta um impedimento da geração de células sanguíneas normais.
Embora haja muita pesquisa a respeito do assunto, até o momento não ficou claro como as células leucêmicas adquirem vantagem competitiva, adentram a medula óssea e impedem a produção de células normais.
Causas da Tricoleucemia: Não está claro o que causa Tricoleucemia de células pilosas.
Os médicos sabem que o câncer ocorre quando as células desenvolver erros em seu DNA. No caso da Tricoleucemia de células pilosas, mutações no DNA causar as células-tronco da medula óssea para criar muitas células brancas do sangue que não funcionam corretamente.
Os médicos não sabem o que causa as mutações do DNA que levam à Tricoleucemia de células pilosas.
Sintomas da Tricoleucemia: Algumas pessoas não têm sinais ou sintomas de Tricoleucemia de células pilosas, mas um exame de sangue para outra doença ou condição pode inadvertidamente revelar Tricoleucemia de células pilosas.
Outras vezes, pessoas com Tricoleucemia de células pilosas apresentam sinais e sintomas comuns a uma série de doenças e condições, tais como:
Um sentimento de plenitude no abdômen que pode incomodar comer mais do que um pouco de cada vez
- Fadiga
- Hemorragias fáceis
- Infecções recorrentes
- Fraqueza
- Perda de peso
- Quando consultar um médico
Faça uma consulta com o seu médico se tiver quaisquer sinais e sintomas persistentes que o preocupem.
Diagnósticos da Tricoleucemia: Para diagnosticar a Tricoleucemia de células pilosas, o médico pode recomendar testes e procedimentos que incluem:
- Exame físico. Ao sentir o seu baço – um órgão em forma de oval no lado esquerdo do seu abdômen superior – seu médico pode determinar se ele é ampliada. Um aumento do baço pode causar uma sensação de plenitude em seu abdômen que torna desconfortável para comer.
- Seu médico também pode verificar se há aumento dos gânglios linfáticos que podem conter células de Tricoleucemia.
- Exames de sangue: O seu médico usa exames de sangue, como o hemograma completo, para monitorar os níveis de glóbulos no sangue.
- As pessoas com Tricoleucemia de células pilosas têm baixos níveis de todos os três tipos de células do sangue – glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outro exame de sangue chamado um esfregaço de sangue periférico olha para as células de Tricoleucemia de células cabeludas em uma amostra de seu sangue.
- Biópsia de medula óssea: Durante uma biópsia de medula óssea, uma pequena quantidade de medula óssea é removida da sua anca. Esta amostra é usado para procurar células de Tricoleucemia de células
- cabeludas e monitorizar as suas células sanguíneas saudáveis.
A tomografia computadorizada (TC) A tomografia computadorizada mostra imagens detalhadas do interior do seu corpo. O seu médico pode pedir uma tomografia computadorizada para detectar alargamento do seu baço e seus nódulos linfáticos.
Tratamentos da Tricoleucemia: O tratamento nem sempre é necessário para pessoas com Tricoleucemia de células pilosas. Porque este câncer progride muito devagar e às vezes não progride, algumas pessoas preferem esperar para tratar seu câncer somente se causar sinais e sintomas. A maioria das pessoas com Tricoleucemia de células pilosas eventualmente precisa de tratamento.
Se sua Tricoleucemia de células pilosas causar sinais e sintomas, você pode decidir se submeter ao tratamento. Não há cura para a Tricoleucemia de células pilosas. Mas os tratamentos são efetivos para colocar leucemia de células peludas em remissão por anos.
Quimioterapia: Os médicos consideram os medicamentos de quimioterapia a primeira linha de tratamento para Tricoleucemia de células pilosas. A grande maioria das pessoas experimentará remissão completa ou parcial através do uso de quimioterapia.
Dois medicamentos de quimioterapia são utilizados na Tricoleucemia de células pilosas:
Cladribine: O tratamento para Tricoleucemia de células pilosas geralmente começa com a cladribina. Você recebe uma infusão contínua do medicamento em uma veia ao longo de vários dias.
A maioria das pessoas que recebem cladribine experimenta uma remissão completa que pode durar vários anos. Se a Tricoleucemia das células peludas voltar, você pode ser tratado novamente com cladribine. Os efeitos secundários da cladribina podem incluir infecção e febre.
Pentostatina (Nipent): A pentostatina causa taxas de remissão semelhantes à cladribina, mas é administrada em um horário diferente. As pessoas que tomam pentostatina recebem infusões a cada duas semanas por três a seis meses. Os efeitos colaterais da pentostatina podem incluir febre, náuseas e infecção.
Tratamentos Biológicos: A terapia biológica tenta tornar as células cancerígenas mais reconhecidas em seu sistema imunológico. Uma vez que seu sistema imunológico identifique as células cancerosas como intrusos, isso pode ajudar a destruir seu câncer.
Dois tipos de tratamentos biológicos são utilizados na Tricoleucemia de células pilosas:
Interferão: Atualmente, o papel do interferão no tratamento da Tricoleucemia de células pilosas é limitado. Você pode receber interferão se a quimioterapia não tiver sido eficaz ou se você não pode tomar quimioterapia.
A maioria das pessoas experimenta remissão parcial com interferão, que é tomada por um ano. Os efeitos secundários incluem sintomas semelhantes a gripe, como febre e fadiga.
Rituximab (Rituxan): Rituximab é um anticorpo monoclonal aprovado para tratar linfoma não-Hodgkin e Tricoleucemia linfocítica crônica, embora às vezes seja usado na Tricoleucemia de células pilosas.
Se os medicamentos de quimioterapia não tiverem funcionado para você ou você não pode tomar quimioterapia, seu médico pode considerar rituximab. Os efeitos colaterais do rituximab incluem febre e infecção.
Cirurgia: A cirurgia para remover o seu baço (esplenectomia) pode ser uma opção se o seu baço se rompe ou se estiver aumentando e causando dor. Embora a remoção de seu baço não possa curar a Tricoleucemia de células pilosas, geralmente pode restaurar a contagem sanguínea normal.
A esplenectomia não é comumente usada para tratar a Tricoleucemia de células pilosas, mas pode ser útil em certas situações. Qualquer cirurgia corre risco de sangramento e infecção.