Tricomoníase – O que é, Sintomas e Tratamentos é improvável que a ela desapareça sem tratamento. Além disso, a Tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível (ITS) causada por um pequeno parasita chamado Trichomonas vaginalis (TV).Os sintomas da Tricomoníase geralmente se desenvolvem no prazo de um mês após a infecção, embora até metade de todos os homens e mulheres infectados não tenham sintomas. Os sintomas da Tricomoníase são semelhantes aos de muitas outras infecções sexualmente transmissíveis (ITS), por isso às vezes pode ser difícil diagnosticar.
A Tricomoníase é uma DST, isto é, doença sexualmente transmissível gerada pelo parasita Trichomonas vaginalis. Tanto o homem quanto a mulher podem desenvolver o problema. Mais comum no sexo feminino, a Tricomoníase causa corrimento vaginal e vaginite. Nos homens a infecção é assintomática – não apresenta sintomas fortes. Então, confira agora Tricomoníase – O que é, Sintomas e Tratamentos:
Causas: A principal origem da Tricomoníase é o protozoário Trichomonas vaginalis. Um parasita minúsculo que se transfere de pessoa para pessoa durante o ato sexual. Tem um período de incubação que varia entre cinco a 28 dias. O problema acarreta uretrite e vaginite, cistite, prostatite ou epididimite.
Pode permanecer por um longo período instalado no trato urinário do homem sem lhe prejudicar, porém é capaz de ser transmitido sem conhecimento para a parceira. A Tricomoníase pode vir seguida por gonorreia e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Sintomas nas Mulheres: A Tricomoníase em mulheres pode causar algum dos seguintes sintomas:
- Descarga vaginal anormal que pode ser grossa, fina ou espumosa e de cor amarelo-verde:
- Produzindo mais descarga do que o normal, o que também pode ter um cheiro de peixe desagradável:
- Dor, inflamação (inchaço) e comichão ao redor da vagina – às vezes as coxas internas também ficam com comichão:
- Dor ou desconforto ao passar urina ou ter relações sexuais:
Sintomas nos Homens: Em homens pode causar qualquer um dos seguintes sintomas:
- Dor durante a micção ou ejaculação:
- Precisando urinar com mais frequência do que o habitual:
- Descarga branca fina do pênis:
- Dor, inchaço e vermelhidão em torno da cabeça do pênis ( balanite) ou prepúcio (bálano-postiopia):
Tratamentos: É improvável que a Tricomoníase desapareça sem tratamento, mas pode ser efetivamente tratada com antibióticos. A maioria dos homens e mulheres é tratada com um antibiótico chamado metronidazol, que normalmente é tomado duas vezes ao dia durante cinco a sete dias. É importante completar todo o curso de antibióticos e evitar ter relações sexuais até que a infecção desapareça, para evitar a reinfecção. O seu parceiro sexual atual e outros parceiros recentes também devem ser tratados da Tricomoníase.