O trigo fornece quantidades substanciais de uma série de componentes que são essenciais ou benéficos para a saúde, nomeadamente proteínas, vitaminas (nomeadamente vitaminas B), fibras alimentares e fitoquímicos.
Além disso, o trigo é um dos cereais mais antigos que foi cultivado pelo homem. Há registros de que o trigo já era produzido há mais de 10.000 a.C. Na região compreendida entre o atual Egito até o Iraque. Em 4.000 a.C., os egípcios observaram que a massa feita a base de trigo.
Após fermentada e assada, dava origem a um alimento muito saboroso e foi assim que teriam surgido os primeiros pães.
Também passaram a adicionar mel nessa massa e assim, deram origem aos primeiros biscoitos. Que eram moldados em forma de pessoas e animais para serem ofertados aos deuses. Desde então, as receitas e modos de preparo foram sendo aprimorados.
Valor nutricional do trigo
Uma porção de 3,5 onças de farinha de trigo integral não enriquecida contém:
- 15 gramas de proteína
- 10,6 gramas de fibra alimentar
- 71,2 gramas de carboidratos
- 38 miligramas de cálcio
- 136 miligramas de magnésio
- 352 miligramas de fósforo
- 376 miligramas de potássio
- 39 microgramas de folato
- 5,5 miligramas de niacina
- 0,5 miligramas de tiamina
Benefícios do trigo para saúde
Então, confira agora detalhadamente os benefícios do trigo para saúde.
1. Melhora a saúde da pele e cabelo
O principal benefício da farinha de trigo é que ela tem um efeito positivo no nosso corpo. Contém selênio, um antioxidante que é um elemento essencial no combate a infecções prejudiciais. Também ajuda o couro cabeludo a ficar seco e com caspa. O grão de trigo integral possui um elemento de zinco e vitamina E que auxilia na obtenção de cabelos brilhantes, nutre os cabelos e os protege de danos. Também ajuda no endurecimento da pele e no antienvelhecimento.
2. Ajuda na digestão
A riqueza de fibras presentes no grão de trigo integral tem efeitos multidimensionais no nosso corpo. Não é apenas bom para ajudar na boa digestão, mas também ajuda a eliminar toxinas prejudiciais do corpo. As propriedades antibacterianas do grão de trigo integral auxiliam na redução dos efeitos adversos do trato digestivo e ajudam a melhorar a saúde do trato intersticial. Com um bom sistema digestivo, a saúde geral do corpo também melhora. Tem um efeito positivo na pele e no cabelo.
3. Previne o ganho de peso
Pesquisas sugerem que comer alimentos ricos em fibras pode ajudar na redução da perda de peso e diminuir o risco de obesidade. Estudos também sugerem que o grão de trigo integral ajuda a reduzir a gordura ruim do corpo e ajuda na distribuição no corpo. Na verdade, também foi sugerido que se uma pessoa fizer 3 refeições diárias de grãos de trigo integral, o índice de massa corporal (IMC) será reduzido.
4. Rico em nutrientes e fibras
A farinha de trigo integral é rica em vitaminas, fibras, magnésio, zinco e proteínas. O trigo integral possui alto teor de zinco. É também uma rica fonte de vitamina B. Contém uma boa quantidade de minerais como zinco, ferro, magnésio e manganês. Os antioxidantes também são encontrados no trigo integral.
5. Limpa o sistema
O atta de trigo integral estimula a limpeza do sangue e a eliminação de bactérias nocivas, por isso é considerada a melhor dieta de desintoxicação. Doenças como dor de cabeça, dores nas articulações e inchaço podem ser aliviadas com o consumo de grãos de trigo integral. O consumo de atta ajuda a reviver a constipação devido à presença de fibras que desintoxicam o sistema e mantêm o cólon e o intestino saudáveis.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
6. Redução da inflamação crônica
Estudos mostram que as pessoas que escolhem o grão de trigo integral em vez dos grãos refinados têm menos probabilidade de sofrer de inflamação. A inflamação é a causa de muitas doenças crônicas. Um dos principais benefícios do uso da farinha de trigo é que ela reduz a inflamação. Adicionar trigo integral à dieta pode não só ajudar na redução da inflamação, mas também reduzir o risco de doenças crônicas.
7. Melhora a saúde mental
O fato das vitaminas B e E presentes no trigo integral auxiliam na geração de energia e também mantêm o DNA saudável do corpo.
Diz-se que a vitamina B compreende 8 classes de vitaminas. Destes, o complexo de vitamina B é o mais conhecido, mas é solúvel em água por natureza, o nosso corpo não consegue reter esta vitamina. Portanto, incluir o complexo de vitamina B em nossa dieta é bom para regulações inflamatórias no cérebro e doenças mentais subclínicas. Considerando que a vitamina E é uma boa fonte de prevenção de doenças relacionadas à memória.
8. Reduz o risco de doenças cardíacas
O maior benefício para a saúde do uso de grãos integrais é a redução do risco de doenças cardíacas. Estudos mostram que três refeições diárias (28 gramas) de grãos integrais são boas para a saúde do coração. Os pesquisadores descobriram que as dietas de grãos integrais são boas para manter um coração saudável em relação aos grãos refinados.
9. Reduz o risco de câncer
Estudos mostram que incluir trigo integral em sua dieta pode ajudar a reduzir o risco de câncer de pele. A presença de selênio no trigo integral auxilia nesse processo. Também ajuda a nutrir a pele e a manter o brilho.
O trigo integral tem o benefício de eliminar o câncer colorretal, que é um tipo comum de câncer.
10. Ajuda na regulação dos sintomas da TPM
O fato da presença de vitamina B no trigo integral ajuda a aliviar os sintomas da TPM. A presença do teor de magnésio no trigo integral alivia a ansiedade e a dor causada pelos sintomas da TPM. Estudos lançaram luz sobre os efeitos positivos dos compostos de gérmen de trigo (vitamina B6 e E, cálcio e ácidos essenciais), que causam redução dos sintomas da TPM.
Outros benefícios do trigo
O trigo possuir muitos benefícios para a saúde, além dos citados acima, ela possuir muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:
Como usar o trigo
O trigo é um grão versátil e pode ser utilizado de várias formas na culinária. Aqui estão algumas maneiras comuns de usar trigo:
- Farinha de trigo: É o uso mais comum do trigo. A farinha de trigo é usada para fazer uma variedade de produtos assados, como pão, bolos, biscoitos, tortas e massas.
- Cereais de trigo: O trigo pode ser cozido e servido como cereal quente. Você pode prepará-lo como mingau, adicionando leite e adoçando conforme preferir. Também pode ser usado em receitas de café da manhã, como panquecas ou waffles.
- Grãos cozidos: O trigo pode ser cozido e usado como acompanhamento ou adicionado a saladas. Ele fornece uma textura mastigável e um sabor leve e agradável.
- Farro: Farro é um tipo específico de trigo que tem sido cada vez mais popular na culinária. Ele pode ser cozido como grãos inteiros e usado em saladas, sopas ou como acompanhamento.
- Sêmola de trigo: É usada para fazer massas como macarrão e cuscuz.
- Trigo em grão: Pode ser cozido e adicionado a sopas, ensopados ou saladas para adicionar textura e sabor.
Malefícios do trigo
O grão do trigo contém ácido fítico, um nutriente que diminui a absorção de minerais, como ferro e zinco, a partir da alimentação. Por esta razão, o trigo vem assumindo um caráter de anti-nutriente.
Isso geralmente não é um problema nas dietas bem balanceadas, mas pode ser uma preocupação em dietas que se baseia em grãos de cereais e leguminosas. O conteúdo de ácido fítico do trigo pode ser consideravelmente reduzido por imersão e fermentação dos grãos. Por exemplo, o teor de fitato de pão de fermento fermentado pode ser reduzido em 90%.