O trigo bulgur, às vezes também popular de trigo triturado, é um tipo menos conhecido de trigo duro. Em comparação com alimentos ricos em carboidratos refinados feitos com trigo enriquecido ou refinado, ele é uma fonte muito melhor de fibras, vitaminas, minerais, fitonutrientes e antioxidantes.
O Bulgur é baixo em gordura, rico em minerais como manganês, ferro e magnésio, além de ser uma boa fonte de proteína à base de plantas. Além disso, o trigo bulgur fornece uma dose muito boa da fibra dietética necessária para a saúde cardíaca e digestiva – mais de 25% de suas necessidades diárias em cada porção de xícara!
Estudos epidemiológicos mostram que o consumo de grãos integrais pode proteger contra problemas de saúde como câncer, distúrbios digestivos, diabetes, obesidade e doenças cardíacas, o que sugere que o trigo bulgur pode ser parte de uma dieta de cura.
Além de vitaminas e minerais, os grãos integrais fornecem importantes fitonutrientes à base de plantas que reduzem a inflamação e previnem os danos dos radicais livres. Estes incluem compostos tais como fitoestrógenos como estanóis, lignanas vegetais e esteróis vegetais.
Como alimento básico das culinárias indiana, turca e do Oriente Médio há séculos, o trigo tende a ser mais popular no Ocidente como o ingrediente principal usado no tabule. Mas há muitas maneiras de usar esse grão versátil e de cozimento rápido: em sopas, em saladas e em pães integrais, por exemplo.
Valores nutricional do trigo bulgur:
Uma porção de um copo de trigo bulgur cozido tem cerca de:
- 151 calorias;
- 0,5 gramas de gordura;
- 8 gramas de fibra;
- 6 gramas de proteína;
- 7 miligramas de ferro (10 por cento);
- 1 miligrama de manganês (55%);
- 8 miligramas de niacina (9 por cento);
- 58 miligramas de magnésio (15 por cento);
- 0,2 miligramas de vitamina B6 (8 por cento).
Benefícios do trigo bulgur para saúde:
1. Protege a saúde do coração:
Estudos relatam que as pessoas que consomem grãos integrais como o trigo da bulgur e consumem muita fibra são mais vulneráveis a terem um peso mais saudável, a saúde cardiovascular e até mesmo a viver mais.
Além disso, os cereais integrais são ricos em antioxidantes, incluindo compostos fenólicos e minerais que estão ligados à prevenção de doenças. O trigo bulgur é rico em fibras e benéfico para a saúde do coração, porque ajuda na diminuição da inflamação e pode corrigir os níveis elevados de colesterol.
2. Melhora a digestão:
Bulgur fornece uma boa quantidade da fibra que você precisa diariamente, a fim de manter os movimentos intestinais regulares e desintoxicar o corpo de toxinas. A fibra incha na trilha digestiva, absorvendo a água e levando consigo o lixo e o excesso de partículas de colesterol.
Muitos empenho mostram que dietas mais ricas em fibra podem levar à melhoria da saúde intestinal e do cólon, menos casos de constipação ou outros sintomas relacionados à síndrome do intestino irritável e um peso corporal mais saudável, uma vez que a fibra nos dar saciedade.
3. Diminui a absorção de açúcar e combate o diabetes:
O trigo bulgur tem uma baixa pontuação no índice glicêmico, especialmente em comparação com carboidratos refinados ou enriquecidos. Como o bulgur possui altos níveis de fibra, reduziu a velocidade com que os carboidratos são digeridos e o açúcar no sangue é liberado na corrente sanguínea.
Quando os pesquisadores testaram os efeitos de quatro produtos de grãos nos níveis de açúcar no sangue em pessoas diabéticas, eles descobriram que o trigo da bulgura resultou no aumento mais lento da glicose em comparação com o pão branco, pão de centeio e pão integral.
4. Ajuda você a se sentir completo:
Em comparação com carboidratos refinados e processados, os grãos integrais como o trigo bulgur possuem mais fibras de saciedade, além de mais vitaminas e minerais que suportam a perda de peso. A fibra na verdade não é absorvível dentro do corpo e não contribui com carboidratos ou calorias para sua dieta, embora seja encontrada em alimentos contendo carboidratos.
Como não podemos digerir fibras, elas varrem nosso trato digestivo e ocupam uma grande quantidade de espaço enquanto absorvem água. Isso lhe dá uma sensação de saciedade e pode diminuir os desejos e a tendência a comer demais.
5. Equilibra o nível de pH do corpo:
Os grãos integrais são fontes concentradas de fibras na forma de amido oligossacarídeos e resistente, que são carboidratos que escapam à digestão no intestino delgado e são fermentados no intestino, produzindo ácidos graxos de cadeia curta (AGCC).
Esses GCC ajudam no equilíbrio do nível de pH do corpo, evitando que se torne muito ácido devido a alimentos como açúcar, produtos animais de baixa qualidade e grãos refinados. Eles também promovem a saúde intestinal contínua, o que melhora a imunidade e a absorção de nutrientes.
6. Melhora a imunidade:
Como os grãos integrais fornecem nutrientes importantes, antioxidantes e mediam as respostas de insulina e glicose, eles estão relacionados à redução dos níveis de estresse colocados no corpo que podem resultar em baixa imunidade. O menor impacto glicêmico do trigo bulgur torna-o benéfico em relação a grãos processados e produtos carregados de açúcar, ligados a problemas como diabetes, risco de desenvolver câncer e a obesidade.
Uma dieta rica em alimentos integrais atua na cura natural para o câncer – e grãos integrais estão especialmente ligados a um risco diminuído de câncer de mama e cólon. O trigo bulgur também pode melhorar a saúde dos órgãos vitais, incluindo o intestino, cólon, fígado e coração.