O trigo verde, também conhecido de freekeh, pode ser o novo super grão. Embora a quinoa tenha sido uma das principais alternativas para grãos saudáveis, ele tem alguns benefícios que podem surpreendê-lo, ao mesmo tempo em que proporciona alguma variedade à sua alimentação.
A maior cautela para muitos é o fator do trigo verde, uma vez que as opções saudáveis de trigo são difíceis de serem encontrados, mas caso consiga a variedade certa, você pode conseguir os nutrientes correto a partir dele. Então, por que você deveria conferir esse novo super grão e como se compara à quinoa? Fico feliz que você tenha perguntado.
Vamos começar dizendo que o trigo verde não é isento de glúten, enquanto que o quinoa é. No entanto, é forte devido às suas características de baixa gordura, alta fibra e proteína. Se olharmos para as porções, o trigo tem mais proteína e quase o dobro da fibra da quinoa, o que pode ser o motivo pelo qual a perda de peso é um benefício – em última análise, porque você fica mais cheio por mais tempo.
Outro “sim” nutricional é que está em baixo no índice glicêmico, chegando aos 43 anos, o que pode fornecer aos diabéticos uma opção saudável. Também é rico em ferro, zinco e cálcio, além de seu conteúdo pré-biótico, que pode ajudar o sistema digestivo a funcionarem de forma eficiente.
Benefícios do trigo verde para saúde:
1. Ajuda com o controle de peso:
Como o trigo verde é tem alta quantidade de proteínas e fibras, ele pode proporcionar mais saciedade ao comê-lo com sua refeição. O trigo na verdade possui três vezes mais fibras do que o arroz integral. Uma alimentação rica em fibras pode contribuir para diminuir o peso corporal, ajudando na saciedade.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Um estudo mostrou que o aumento do consumo de fibras ajudou os indivíduos na perda de peso. O estudo concentrou-se em mudanças de peso ao longo de um período de 1 ano, examinando 240 adultos com síndrome metabólica, e os resultados indicam que aos 12 meses, houve grande perda de peso no grupo de dieta rica em fibras.
2. Ajuda a saúde ocular:
O trigo verde possui os carotenoides zeaxantina e luteína, que são antioxidantes que ajudam na prevenção da degeneração macular relacionada à idade. Evidências indicam que a luteína, por exemplo, afeta positivamente o desenvolvimento ocular ao longo da vida e diminui o risco para o desenvolvimento de muitas doenças oculares relacionadas à idade. Esses carotenoides não estão presentes somente em frutas e vegetais, gemas de ovos e leite materno, mas o trigo verde também os contém.
3. Apoia a digestão saudável:
A fibra encontrada no trigo verde ajuda na promoção das evacuações saudáveis. Alguns dos carboidratos são fibras insolúveis não digeríveis. As fibras solúveis e insolúveis são boas, mas neste caso a fibra insolúvel ajuda a saúde digestiva, adicionando volume às fezes. Isso pode dar alívio da constipação, ajudando os alimentos a passarem pelo seu sistema digestivo com eficiência e facilidade.
4. Trata os sintomas da síndrome do intestino irritável:
O trigo possui prebióticos, que são diferentes dos probióticos. Os probióticos são bactérias vivas benéficas consumidas através de coisas como kombucha, kefir, iogurte, chucrute cru e missô. Os prebióticos ajudam na alimentação das bactérias intestinais, já os probióticos estão presentes nas plantas. Embora mais pesquisas sejam necessários, esses prebióticos podem ser úteis para quem sofre de síndrome do intestino, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn.
Um relatório em 2012 afirmou que os prebióticos, juntamente com os probióticos, podem tratar muitos problemas digestivos, incluindo:
- Doença inflamatória intestinal;
- Síndrome do intestino gotejante;
- Vírus da Cândida;
- Diarreia (especialmente após tomar antibióticos);
- Sintomas da Síndrome do Intestino Irritável.
5. Ajuda na construção dos músculos fortes:
O trigo possui cerca de 2,27 gramas de ácido glutâmico por porção, que é a maior quantidade de aminoácidos no seu perfil de aminoácidos. Popular para fisiculturistas e atletas, o ácido glutâmico ajuda na sintetização da glutamina e tem a capacidade de auxiliar na construção da força e resistência. Ele faz isso através do que é chamado de neurotransmissor excitatório que reside no sistema nervoso central, o neurotransmissor mais normal na medula espinhal e na área do cérebro.
Precauções do trigo verde:
O trigo verde é um grão de poder antigo incrível – contudo, caso tenha problemas com glúten ou tenha doença celíaca, esta não é uma boa escolha para você. Compre as versões puras em vez de produtos que tenham sabores acrescentados para evitar ingredientes processados e conservantes.