Início » Triptofano – o que é, benefícios e efeitos colaterais!

Triptofano – o que é, benefícios e efeitos colaterais!

quais os benefícios do triptofano?

O suplemento de triptofano purificado é útil no aumento da quantidade de serotonina no cérebro enquanto comer alimentos nem têm o mesmo efeito. Como tal, muitos indivíduos começaram a usar suplementos para aumentar os níveis de serotonina no cérebro, o que pode resultar em melhor humor e melhores padrões de sono.

O triptofano não é solúvel em água e também possui uma notável resistência ao calor, tornando-o um composto muito durável. Também possui um alto grau de biodisponibilidade. O aminoácido tem qualidades nootrópicas na medida em que pode aliviar os sintomas de ansiedade e depressão, aumentar o sono reparador, melhorar o foco e equilibrar o humor.

quais os benefícios do triptofano?
quais os benefícios do triptofano?

O que é triptofano?

O triptofano é um dos 23 aminoácidos proteinogênicos (construtores de proteínas) encontrados na natureza. As pessoas precisam desse nutriente como um componente importante para processar proteínas e sintetizar a serotonina.

Vale lembrar que ele é um dos nove aminoácidos “essenciais” para os seres humanos. Aminoácidos essenciais são necessários para diferentes funções do corpo; No entanto, o corpo não pode produzir esses compostos internamente. Os aminoácidos essenciais, incluindo o triptofano, devem ser obtidos por alimentos ou suplementos dietéticos para pele.

Para que serve o triptofano:

É um precursor de uma variedade de hormônios, neurotransmissores e outras substâncias em todo o corpo. Quando este aminoácido viaja através da corrente sanguínea, ele suporta a produção ou síntese de diferentes proteínas. Também é um precursor da niacina, uma vitamina B com vários efeitos positivos no cérebro. Ainda é usado para fazer a serotonina, uma importante substância sinalizadora.

O triptofano é decomposto no fígado no composto 5-HTP e outros metabólitos. O 5-HTP viaja através do sangue para o cérebro, atravessa a barreira hematoencefálica e entra no cérebro. Uma vez no cérebro, o 5-HTP é convertido em serotonina.

A serotonina é conhecida como a “felicidade da substância sinalizadora”, porque a presença de serotonina no cérebro está associada a sentimentos positivos, incluindo felicidade, silêncio e calma.

É um precursor da serotonina; é uma função importante em si, mas também leva a uma série de efeitos adicionais. A serotonina deve ajudar a regular coisas como o apetite e o humor. Algumas serotoninas também são convertidas em melatonina, o hormônio que regula os padrões de sono / vigília (ritmo diurno).

Quais os benefícios do triptofano?

Um dos benefícios mais importantes do aminoácido é que ele pode ajudar a reduzir o apetite e reduzir os sintomas de depressão e ansiedade. Estudos mostraram que níveis baixos de triptofano no organismo podem levar a ansiedade e depressão.

Também demonstrou que a serotonina derivada do aminoácido tem um efeito limitante no apetite e pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias e o peso em indivíduos obesos. O aminoácido ainda é usado ainda para sintetizar a niacina, que é usada no tratamento de carboidratos e gorduras.

Suplementos de triptofano também podem estimular padrões saudáveis ​​de sono. Além disso, esses benefícios parecem estar diretamente relacionados à liberação e síntese de serotonina e melatonina. Ele ainda pode conter uma serotonina bastante uniforme durante todo o dia e ajudar na produção do nível certo de melatonina durante a noite.

Isso faz com que o aminoácido seja diferente de outros precursores da serotonina bem conhecidos (e do metabolito do triptofano), o 5-HTP. Quando tomado por via oral, o 5-HTP não está sujeito a nenhum fator de limitação de velocidade, o que significa que não há controle sobre até que níveis de serotonina podem ir.

Consequentemente, os efeitos do aminoácido podem ser menos perceptíveis do que o 5-HTP, mas com menos riscos de causar efeitos colaterais. Há uma série de condições médicas que o triptofano é capaz de melhorar. Além disso, o estudo de 2010 mostrou que ele pode impedir a disseminação de uma doença hepática comum chamada esteato-hepatite.

Dosagem de triptofano:

Tal como acontece com a maioria dos suplementos, a dose que você tomar será determinada pelo seu propósito ou condição específica. Além disso, por este motivo, é aconselhável consultar o seu médico ou profissional médico qualificado antes de iniciar o uso.

Algumas fontes indicam que o intervalo de dose mais comum é entre 6 e 12 gramas. A maioria dos adultos (especialmente aqueles que estão procurando reduzir os sintomas da depressão) tomará 3 ou 4 suplementos de triptofano distribuídos em administrações diárias para garantir uma consistência do aminoácido.

Efeitos colaterais do triptofano:

É possível exagerar a dose excessiva quando o triptofano é tomado em grandes quantidades. Além disso, pode levar a uma série de possíveis efeitos colaterais, incluindo: agitação, confusão, febre, reflexos hiperativos, inquietação, calafrios, sudorese, tremores, formigamento, tontura, boca seca ou dor de cabeça.

Se algum desses sintomas ocorrer, recomenda-se interromper o uso imediatamente e entrar em contato com um médico. Além disso, depois que os efeitos colaterais passarem, é possível começar a usar uma dose menor.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.