Triquinose – O que é, Sintomas e Tratamentos dessa infecção parasitária. Além disso, a Triquinose é uma infecção causada pelo nematódeo Trichinella spiralis ou por outro nematódeo do gênero Trichinella.
Os sintomas incluem diarreia, cólicas abdominais, dor muscular e febre. As pessoas adquirem a infecção ao comer carne contaminada crua ou mal cozida. Primeiramente, as pessoas têm enjoo, diarreia, cólicas abdominais, seguidas mais tarde por dor muscular, fraqueza, febre, dor de cabeça e, por vezes, inflamação de outros órgãos.
Várias semanas após a infecção iniciar, um exame de sangue para detectar anticorpos contra o nematódeo pode confirmar o diagnóstico. Cozinhar muito bem as carnes pode matar os nematódeos, e congelar as carnes geralmente os mata. Medicamentos antiparasitários, tais como albendazol, podem eliminar os vermes do intestino, mas o descanso na cama e analgésicos são necessários para aliviar a dor muscular.
As larvas de Trichinella vivem no tecido muscular de animais, geralmente porcos, javalis, ursos, morsas e muitos carnívoros. Às vezes, o tecido muscular de cavalos que recebem suplementos de carne contém essas larvas.
As pessoas desenvolvem Triquinose se ingerirem carne crua, mal cozida ou subprocessada de um animal que transporte o parasita. Na maioria das pessoas, as infecções provêm de comer porco, especialmente nas regiões onde os porcos são alimentados com restos de carne crua e lixo, ou de comer carne de javali, urso ou morsa.
Causas da Triquinose: A Triquinose é causada pelas larvas Trichinella. O verme parasita é freqüentemente encontrado em animais que comem carne. Os porcos são um dos portadores mais comuns deste parasita.
A larva Trichinella também é comumente encontrado em ursos, raposas e javalis. Os animais podem se infectar com Trichinella quando se alimentam de outros animais infectados ou com lixo contendo fragmentos de carne infectados.
Os seres humanos podem contrair a Triquinose quando comem carne crua ou pouco cozida de um animal infectado com larvas de Trichinella . Depois que os parasitas são ingeridos, o ácido no estômago dissolve o cisto, que é a cápsula protetora que envolve as larvas. Quando a cobertura dura do cisto é dissolvida, as larvas entram no intestino, onde amadurecem em vermes adultos e se reproduzem.
Os vermes fêmeas liberam suas larvas na corrente sanguínea, permitindo que migrem através dos vasos sanguíneos e para dentro dos músculos. Uma vez que estão nos músculos, os vermes se encapsulam nos tecidos musculares, onde podem viver por um longo período.
Sintomas da Triquinose: Quando você se torna infectado, você pode ou não apresentar sintomas. No entanto, dentro de uma semana da infecção inicial, as larvas entrarão no seu tecido muscular. Uma vez que isso acontece, os sintomas geralmente se tornam aparentes.
Os sintomas de triquinose que podem ocorrer enquanto as larvas estão nos intestinos incluem:
- Vômito
- cólicas abdominais
- Fadiga ou baixa energia
- náusea
- Diarreia
Os sintomas de triquinose que podem ocorrer após as larvas entrarem no seu tecido muscular incluem:
- Inchaço facial
- Uma febre alta
- Dores musculares
- Dores de cabeça
- Sensibilidade à luz
- Infecções oculares persistentes
- Erupções inexplicadas
- arrepios
Tratamentos da Triquinose: Infelizmente a infecção pelo verme no músculo não pode ser curada. O médico direcionará o tratamento para os sintomas. Quanto mais cedo se der início ao tratamento, melhor será o prognóstico. Os médicos geralmente prescrevem uma combinação dos seguintes medicamentos:
- medicamento antiparasitário;
- esteroides para controlar a inflamação;
- analgésicos para as dores musculares.