Tromboembolismo Venoso, porque as mulheres tem uma predisposição maior à desenvolver o tromboembolismo? Pois é, infelizmente elas nascem com uma maior propensão a ter problemas genéticos que propiciam a trombose. Alem disso, hormônios femininos tendem a aumentar a coagulação. O fator da hereditariedade também influencia, portanto, é bom prestar atenção caso já existam casos anteriores na família com tromboembolismo venoso.
Assim como todas as doenças, descobrindo precocemente as chances de conviver de maneira pacífica com o problema são muito grandes. O simples uso de medicamentos anticoagulantes pode resolver uma grande parcela dos problemas e ainda previne a embolia pulmonar. Outra maneira de conviver com a doença é praticar exercícios físicos. Atividades físicas garantem um aumento da qualidade de vida e brecam a ação da doença.
O tromboembolismo venoso é um termo advindo da mistura de duas doenças, trombose venosa profunda e a embolia pulmonar, ambos os termos se referem à obstrução de vasos sanguíneos, mas com diferença de localização. Não sei se vocês sabem, mas infarto e acidente vascular cerebral também consistem no entupimento de vasos, que podem levar uma pessoa a óbito.
Os nomes mudam porque os órgãos onde ocorrem também mudam, mas ambos ocorrem por problemas na circulação sanguínea, e precisam ter nosso cuidado, a trombose venosa profunda trata-se da coagulação do sangue em veias profundas, principalmente nos membros inferiores.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Causas: As causas podem derivar de algum problema com o sangue mesmo, que passa a coagular com mais facilidade, porém, outros motivos são aparentes. Uma pessoa que fuma muito pode ser vítima de uma trombose. Isso porque as partículas de nicotina e outras substâncias do cigarro que caem na corrente acabam se prendendo às paredes dos vasos.
Isso faz com que eles fiquem mais espessos por dentro, diminuindo o espaço para a passagem do sangue. Da mesma forma, uma pessoa que tem a dieta desequilibrada, rica em açúcares e gordura e pobre em fibras, também está sujeita a sofrer uma trombose profunda.
- A circulação nos membros inferiores é naturalmente prejudicada, por questões gravitacionais;
- O sangue desce tranquilamente até os pés, mas para subir a dificuldade é maior;
- É comum pessoas que passam muito tempo em pé sentirem dores nas pernas;
- Descansar um pouco com as pernas elevadas pode ajudar;
Portanto, para evitar uma trombose profunda, ou qualquer outro entupimento de vasos e veias, é importantíssimo manter:
- uma dieta equilibrada,
- fazer exercícios físicos e principalmente,
- não fumar.
O tromboembolismo venoso também tem outras origens.
- cirurgia;
- obesidade;
- trauma;
- idade avançada;
- câncer;
- o uso de anticoncepcional;
- gravidez e pós-parto e até varizes;
As varizes são um sinal de que a circulação não está bem, e por isso se você estiver sentindo dores nas pernas mesmo se os vasinhos não aparecerem é importante buscar ajuda médica. Infelizmente, é uma doença comum, mas se não for tratada corretamente pode matar uma pessoa. Apesar de ser a combinação de dois problemas, o tromboembolismo venoso é considerado uma única condição, tendo tratamentos combinados.
Tratamento: O tratamento do tromboembolismo venoso cuida de aliviar os sintomas como a dor e o inchaço, controlar a formação de coágulos e diminuir a possibilidade de óbito. Os medicamentos são ministrados geralmente por via oral e intravenosa, e o médico precisa acompanhar o paciente de perto.