Tuberculose Pulmonar – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. A Tuberculose Pulmonar é uma doença contagiosa e infecciosa que ataca seus pulmões. A tuberculose latente significa que você tem o germe, mas você não está mostrando os sintomas e não é contagioso. Você pode tratar a Tuberculose Pulmonar com antibióticos, mas você deve terminar todos os seus medicamentos para evitar que ele volte.
A bactéria Mycobacterium tuberculosis é a causadora da Tuberculose Pulmonar, uma infecção contagiosa e aérea que destrói o tecido corporal. A Tuberculose Pulmonar ocorre quando a Mycobacterium tuberculosis ataca principalmente os pulmões. No entanto, pode se espalhar de lá para outros órgãos. A Tuberculose Pulmonar é curável com diagnóstico precoce e tratamentos com antibióticos.
A Tuberculose Pulmonar se espalhou amplamente como uma epidemia nos séculos 18 e 19 na América do Norte e na Europa. Após a estreptomicina, um antibiótico, foi descoberto em 1944, as pessoas foram capazes de tratar e controlar a propagação da Tuberculose Pulmonar. Desde então, a Tuberculose Pulmonar está em declínio. Está em sua menor taxa registrada desde 1953.
Dito isto, ainda é importante se proteger contra a Tuberculose Pulmonar. Mais de 9,2 milhões de pessoas possuem uma forma ativa da bactéria, de acordo com a American Lung Association (ALS). Se não for tratada, a doença pode causar complicações fatais como lesão pulmonar permanente.
Causas da Tuberculose Pulmonar: A Tuberculose Pulmonar é causada pela Mycobacterium tuberculosis e é transmitida pelo ar, através de gotículas do espirro, tosse ou fala de pessoas já infectadas, assim, as pessoas com saúde respirando o ar contaminado inala a bactéria que se aloja no pulmão. Após ser lançada ao ar, a bactéria pode durar várias horas, desde que não haja contato com a luz solar.
Se a pessoa que entrou em contato com a bactéria estiver com boa saúde, o corpo absorve a bactéria e ela ficará no corpo por um tempo (período latente). Apesar da doença ser passada de pessoa para pessoa, existem alguns fatores que facilitam a contaminação da tuberculose. A difusão da bactéria depende da condição de vida das pessoas, o nível de aglomeração, habitação, alimentação e trabalho. Todos esses fatores influenciam na proliferação da doença.
O contágio da Tuberculose Pulmonar depende de alguns fatores, como:
- Condições do ambiente;
- Extensão da doença (pessoas com lesões no pulmão são mais suscetíveis à doença);
- Tempo de exposição entre o paciente e a pessoa com saúde.
Sintomas da Tuberculose Pulmonar: Se você ou alguém que você conhece tem Tuberculose Pulmonar, os seguintes sintomas serão apresentados:
- Tosse quase continuamente;
- Tosse com sangue;
- Ter febre consistente, incluindo febres de baixo grau;
- Ter suores noturnos;
- Ter dores no peito;
- Ter perda de peso inexplicada.
Também pode haver outros sintomas da Tuberculose Pulmonar, como fadiga. O seu médico poderá dar um diagnóstico preciso após a revisão de todos os seus sintomas.
Fatores de Risco da Tuberculose Pulmonar: O risco de contrair Tuberculose Pulmonar é maior para as pessoas que estão em contato próximo com aqueles que têm Tuberculose Pulmonar. Isso inclui estar em torno de familiares ou amigos com Tuberculose Pulmonar ou trabalhar em locais como instalações médicas ou instituições que alojam pessoas com Tuberculose Pulmonar.
- Esses lugares são freqüentemente:
- Instalações correcionais;
- Casas grupais;
- Asilos;
- Hospitais;
- Abrigos.
As pessoas também em risco de desenvolver doença de Tuberculose Pulmonar são:
- Adultos mais velhos;
- Crianças pequenas;
- Fumantes;
- Pessoas com transtorno auto-imune, como lúpus ou artrite reumatóide;
- Pessoas com condições ao longo da vida, como diabetes ou doença renal;
- Pessoas que usam injeções de drogas;
- Pessoas imunocomprometidas, como aquelas que recebem quimioterapia, esteróides crônicos ou que têm HIV ou AIDS.
Diagnósticos da Tuberculose Pulmonar: Durante o seu exame, o seu médico irá:
- Realizar um exame físico para verificar o fluido nos pulmões;
- Perguntar sobre seu histórico médico;
- Agendar uma radiografia de tórax;
- Encomendar um teste médico para confirmar a Tuberculose Pulmonar.
Os dois testes médicos para Tuberculose Pulmonar são um teste de Pele e um exame de sangue. Esses testes não irão dizer se você desenvolveu Tuberculose Pulmonar, somente se você tiver o germe. O teste cutâneo é o mais comum e é menos dispendioso, mas requer duas visitas ao seu médico. Seu médico pedirá um exame de sangue se você não conseguir retornar para uma segunda visita.
O Seu Médico poderá indicar:
Tratamentos da Tuberculose Pulmonar: É importante obter tratamento, mesmo que não tenha sintomas. Você ainda pode desenvolver a Tuberculose Pulmonar no futuro. Você só pode precisar de um medicamento contra a tuberculose se tiver uma tuberculose latente.
Se você tem Tuberculose Pulmonar, seu médico pode prescrever vários medicamentos. Você precisará tomar estas drogas por seis meses ou mais para obter os melhores resultados. Os medicamentos para Tuberculose Pulmonar mais comuns são:
- Isoniazida
- Pirazinamida
- etambutol , ou Myambutol, interrompido
- Rifampicina ou Rifadin e Rimactane, algumas marcas descontinuadas
Seu médico pode recomendar uma abordagem chamada terapia observada diretamente para garantir que você complete seu tratamento. Parar o tratamento ou saltar doses pode tornar a Tuberculose Pulmonar resistente aos medicamentos, levando a multirresistência.
Com o DOT, um profissional de saúde se reúne com você todos os dias ou várias vezes por semana para administrar sua medicação para que você não precise se lembrar de tomar isso sozinho. Se você não estiver no DOT, faça um cronograma para tomar seus medicamentos para que você não perca uma dose. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se lembrar de tomar seus medicamentos:
- Tome medicamentos ao mesmo tempo todos os dias.
- Anote em seu calendário todos os dias para mostrar que você tomou seu remédio.
- Peça a alguém para lembrá-lo de tomar seus remédios todos os dias.
- Mantenha seus medicamentos em um organizador de comprimidos.
Você não precisará ir ao hospital a menos que você não consiga tomar a medicação em casa ou tenha uma reação ruim ao tratamento.