Tumor Ósseo – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição perigosa. Além disso, o Tumor Ósseo é um tipo de câncer que acomete qualquer osso do corpo. Quando as células se dividem anormalmente e incontrolavelmente, elas podem formar uma massa ou nódulo de tecido. Esse nódulo é chamado de tumor. Tumores Ósseos formam nos seus ossos. À medida que o tumor cresce, o tecido anormal pode deslocar o tecido saudável.
Alguns tumores são benignos, o que significa que eles não são cancerígenos. Embora os Tumores Ósseos benignos não se espalhem para outras partes do corpo e é improvável que sejam fatais, eles ainda podem ser perigosos e podem exigir tratamento. Os tumores benignos podem crescer e podem comprimir seu tecido ósseo saudável.
Outros tumores são malignos, o que significa que são cancerígenos. O Tumor Ósseo maligno pode causar câncer e se espalhar por todo o corpo.
Causas do Tumor Ósseo: A causa do Tumor Ósseo não é conhecida. Os tumores geralmente ocorrem quando as partes do corpo estão crescendo rapidamente. Algumas causas possíveis são a genética, o tratamento de radiação e lesões nos ossos. O osteossarcoma tem sido associado ao tratamento de radiação (particularmente altas doses de radiação) e outros medicamentos anticancerígenos, especialmente em crianças.
No entanto, uma causa direta não foi identificada. As pessoas que tiveram fraturas ósseas reparadas com implantes metálicos também são mais propensas a desenvolver osteossarcoma mais tarde.
Sintomas do Tumor Ósseo: Uma dor maçante no osso afetado é o sintoma mais comum de Tumor Ósseo. A dor começa como ocasional e torna-se severa e constante. A dor pode ser grave o suficiente para acordá-lo durante a noite. Às vezes, quando as pessoas têm um Tumor Ósseo não descoberto, o que parece uma lesão insignificante quebra o osso já debilitado, levando a dor severa. Isso é conhecido como uma fratura patológica. Às vezes, pode haver inchaço no local do tumor.
O Tumor Ósseo pode causar suores noturnos ou febres. Ou você pode não ter dor, mas você notará uma nova massa de tecido em alguma parte do seu corpo.
As pessoas com tumores benignos podem não ter sintomas e o tumor pode não ser detectado até que uma varredura de imagem revele enquanto recebe outros exames médicos. Um Tumor Ósseo benigno, como um osteocondroma, pode não exigir tratamento a menos que comece a interferir com sua função e movimento.
Diagnósticos do Tumor Ósseo: Fraturas, infecções e outras condições podem parecer com tumores. Para ter certeza de que você tem um Tumor Ósseo, seu médico pode pedir uma variedade de testes.
Primeiro, seu médico fará um exame físico com foco na área do seu suspeito tumor. Eles verificarão a ternura em seu osso e testarão sua amplitude de movimento. O seu médico também irá fazer-lhe perguntas sobre o histórico médico da sua família.
Testes de Sangue e Urina: Seu médico pode solicitar testes, incluindo amostras de sangue ou urina. Um laboratório analisará esses fluidos para detectar diferentes proteínas que podem indicar a presença de um tumor ou outros problemas médicos.
Um teste de fosfatase alcalina é uma ferramenta comum usada no diagnóstico de Tumores Ósseos. Quando seu tecido ósseo é especialmente ativo na formação de células, grandes quantidades desta enzima aparecem em seu sangue. Isso pode ser porque um osso está crescendo, como em jovens, ou pode significar que um tumor está produzindo tecido ósseo anormal. Este teste é mais confiável naqueles que pararam de crescer.
Testes de Imagem: Seu médico provavelmente irá pedir raios-X para determinar o tamanho e a localização exata do tumor. Dependendo dos resultados de raios-X, esses outros testes de imagem podem ser necessários:
- Uma tomografia computadorizada é uma série de imagens detalhadas do interior do seu corpo que são retiradas de vários ângulos.
- Uma varredura de ressonância magnética fornece imagens detalhadas da área em questão.
- Em uma tomografia por emissão de pósitrons (PET), seu médico irá injetar uma pequena quantidade de açúcar radioativo em sua veia. Uma vez que as células cancerosas usam mais glicose do que células normais, esta atividade ajuda seu médico a localizar o local do tumor.
- Um angiograma é um raio-X de seus vasos sanguíneos.
- Biópsias
Seu médico pode querer fazer uma biópsia. Neste teste, uma amostra do tecido que compõe seu tumor será removida. A amostra é examinada em laboratório por microscópio. Os principais tipos de biópsias são uma biópsia com agulha e uma biópsia incisional.
VOCÊ JÀ VIU ISSO?
Uma biópsia com agulha pode ser feita no consultório do seu médico ou por um radiologista, juntamente com um dos testes de imagem mencionados anteriormente. De qualquer forma, você terá anestesia local para bloquear a dor. O médico inserirá uma agulha em seu osso, usando-a para remover um pequeno pedaço de tecido tumoral. Se um radiologista faz a biópsia com agulha, eles usarão a imagem da radiografia, da RM ou da tomografia computadorizada para ajudar a encontrar o tumor e saber onde inserir a agulha.
Uma biópsia incisional, também chamada de biópsia aberta, é feita em uma sala de operação sob anestesia geral para que você possa dormir durante o procedimento. O médico faz uma incisão e remove seu tecido através da incisão.
A biópsia óssea é importante para determinar de forma definitiva a condição.
Tratamentos do Tumor Ósseo: Se o seu Tumor Ósseo é benigno, pode ou não exigir ação. Às vezes, os médicos apenas observam os tumores de osso benignos para ver se eles mudam ao longo do tempo. Isso requer voltar periodicamente para os raios-X de acompanhamento. Os Tumores Ósseos podem crescer, permanecer o mesmo ou eventualmente desaparecer. As crianças têm maior probabilidade de ter seus Tumores Ósseos desaparecerem à medida que amadurecem.
Os tumores benignos às vezes podem se espalhar ou se transformar em tumores malignos. Uma vez que os Tumores Ósseos também podem levar a fraturas, seu médico pode querer remover cirurgicamente um tumor benigno.
Seu médico quer que você fique em contato próximo enquanto você se recupera. Os raios-X de acompanhamento e os exames de sangue serão necessários para garantir que todo o tumor tenha desaparecido e que ele não volte. Você pode ter testes de acompanhamento a cada poucos meses.
A rapidez com que você recupera dependerá do tipo de Tumor Ósseo que você teve, de quão grande era e de onde estava localizado.
Muitas pessoas acham úteis grupos de apoio ao câncer. Se o seu Tumor Ósseo é maligno, pergunte ao seu médico para obter recursos ou indagar sobre grupos como a American câncer Society (ACS) .
Recuperação do Tumor Ósseo: Seu médico quer que você fique em contato próximo enquanto você se recupera. Os raios-X de acompanhamento e os exames de sangue serão necessários para garantir que todo o Tumor Ósseo tenha desaparecido e que ele não volte. Você pode ter testes de acompanhamento a cada poucos meses.
A rapidez com que você recupera dependerá do tipo de Tumor Ósseo que você teve, de quão grande era e de onde estava localizado.
Muitas pessoas acham úteis grupos de apoio ao câncer. Se o seu Tumor Ósseo é maligno, pergunte ao seu médico para obter recursos ou indagar sobre grupos como a American câncer Society (ACS) .
Perspectiva do Tumor Ósseo: Se seu Tumor Ósseo é benigno, seu resultado a longo prazo provavelmente será bom. No entanto, o rumor ósseo benigno pode crescer, recurrir ou se transformar em câncer, então você ainda se beneficiará de exames regulares.
A perspectiva varia de acordo com o tipo de câncer, tamanho, localização e sua saúde geral. Sua perspectiva também é boa se o osso estiver localizado. Ambos os tumores malignos e benignos dos ossos podem se repetir. As pessoas que tiveram câncer de osso, especialmente em idade precoce, correm maior risco de desenvolver outros tipos de câncer. Se você tiver quaisquer sintomas ou preocupações com a saúde, não se esqueça de discutir com seu médico prontamente.
A perspectiva é mais pobre se o câncer de osso se espalhou. Mas existem tratamentos e a tecnologia continua a avançar. Muitas pessoas com câncer de osso se juntam a ensaios clínicos sobre novos medicamentos e terapias. Isso beneficia os pacientes atuais de câncer e aqueles que serão diagnosticados e tratados no futuro.