Tumores Cardíacos – O que é, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, Os Tumores Cardíacos podem se desenvolver a partir de qualquer parte do coração. Os mixomas benignos são o tumor mais comum que se origina no coração. Mesmo que sua celularidade seja benigna, eles ainda podem ser letais, conforme descrito abaixo.
Em adultos, os cânceres de coração maligno mais comuns são angiossarcomas, que tendem a se desenvolver na câmara superior direita do coração (átrio). Os angiossarcomas são originários de células que formam o revestimento dos vasos sanguíneos. Quando essas células tornam-se cancerosas, elas se multiplicam e criam massas irregulares de vasos sanguíneos que podem entrar no átrio e se espalharem para as estruturas adjacentes.
O que Causa Tumores Cardíacos: Uma pequena porcentagem de pacientes com Tumores Cardíacos possui história familiar da doença. Às vezes, os Tumores podem ser parte de outra condição de saúde, como Síndrome de NAME, Síndrome de LAMB ou Síndrome de Carney. Na maioria das vezes, o tumor se desenvolve sem nenhuma dessas condições ou história familiar. Eles são o resultado do crescimento excessivo de células que começa no coração ou se move para o coração.
Quais são os Tumores Cardíacos: Os Tumores Cardíacos são crescimentos anormais no coração ou válvulas cardíacas . Existem muitos tipos de Tumores Cardíacos. Mas, os Tumores Cardíacos, em geral, são raros. Os Tumores podem ser cancerosos (malignos) ou não cancerosos (benignos).
Os tumores que começam a crescer no coração e permanecem chamados de tumores primários. Os tumores que começam em outra parte do corpo e se deslocam para o coração (metástase) são chamados de tumores secundários.
A maioria dos Tumores Cardíacos são benignas. Mas, mesmo os Tumores benignos podem causar problemas por causa do tamanho e da localização. Às vezes, pequenos pedaços de tumor caem na corrente sanguínea e são transportados para vasos sanguíneos distantes e entra no caminho do fluxo sanguíneo para órgãos vitais ( embolia ).
Quais são os Tipos de Tumores Cardíacos: Veja agora os 2 Tipos de Tumores Cardíacos.
Tumores Primários: Os Tumores primários afetam apenas 1 em 1.000 para 100.000 pessoas. O tipo mais comum de tumor cardíaco primário é o mixoma . A maioria destes é benigna. Pacientes de qualquer idade podem desenvolver um mixoma. Eles são mais comuns em mulheres do que em homens.
Na maioria das vezes, o tumor cresce na câmara superior esquerda do coração (átrio esquerdo) no septo atrial, que divide as duas câmaras superiores do coração. Os myxomas podem crescer em outras áreas do coração ou nas válvulas cardíacas, mas esse crescimento é raro. Cerca de 10 por cento dos mixomas são hereditários ou se desenvolvem como resultado de outras doenças (ver acima).
Outros tipos de Tumores primários benignos são fibroelastomas papilares, fibromas, rabdomiomas, hemangiomas, teratomas, lipomas, paragangliomas e cistos pericárdicos. Os Tumores primários malignos incluem mesotelioma pericárdico, linfoma primário e sarcoma.
Tumores Secundários: Os Tumores Cardíacos secundários são muito mais comuns do que os Tumores primários. Eles não começam no coração. Em vez disso, eles se mudam para o coração depois de se desenvolverem em outra área do corpo. Na maioria das vezes, esses Tumores começam nos pulmões, seios, estômago, rins, fígado ou cólon. Eles também podem ser tumores relacionados ao linfoma, leucemia ou melanoma.
Quais são os Sintomas de Tumores Cardíacos: Muitas vezes, os pacientes não sabem que têm um tumor cardíaco. Eles são freqüentemente encontrados quando o paciente tem um ecocardiograma por outro motivo. Se o tumor se tornar endurecido por depósitos de cálcio (calcificados), pode ser visto em uma radiografia de tórax.
A maioria dos Tumores Cardíacos primários são descobertos quando os pacientes estão em seus 50 e 60 anos. No entanto, eles também podem ser encontrados em pacientes mais jovens.
Pacientes com mixoma cardíaco no átrio esquerdo podem desenvolver sintomas. Isto é devido ao fluxo sanguíneo bloqueado através da válvula mitral. O fluxo sanguíneo pode ser bloqueado o tempo todo, ou apenas quando o paciente está em determinada posição física (ou seja, deitado).
Embora muitos pacientes não tenham sintomas, se o fluxo sangüíneo é bloqueado e aumentado a pressão no átrio esquerdo, ele pode causar falta de ar, vertigem ou tosse. A inflamação pode causar febre e o paciente pode ter dor nas articulações ou não se sentir bem.
Como Tratam os Tumores Cardíacos: Como os Tumores Cardíacos podem levar a problemas com o fluxo sanguíneo, a cirurgia para remover o tumor geralmente é o tratamento de escolha. Mas, se a cirurgia é necessária depende do tamanho do tumor, seja ele causa sintomas e a saúde geral do paciente.
A remoção requer cirurgia cardíaca aberta. Mas, em muitos casos, a cirurgia pode ser realizada de forma robótica ou usando uma técnica minimamente invasiva . Durante a cirurgia, o cirurgião remove o tumor eo tecido ao redor dele para reduzir o risco de retorno do tumor. Como a cirurgia é complicada e requer um coração imóvel, uma máquina coração-pulmão será usada para assumir o trabalho de seu coração e pulmões durante a cirurgia.