Úlcera de Buruli – O que é, Sintomas e Tratamentos e muito mais é o que você vai aprender a partir de agora, então continue conosco e desvende tudo sobre a Úlcera de Buruli, doença essa que mata mais brasileiros a cada dia. Além disso, não tão conhecido como outra doença tropical, Úlcera de Buruli é ainda uma “infecção a ser contada com. Causada pelo Mycobacterium ulcerans, esta bactéria é da mesma família como as bactérias que causam a hanseníase e a tuberculose, também, duas infecções mais conhecidos em todo o mundo.
A infecção com esta bactéria provoca um pouco de Buruli ‘de danos nos tecidos moles e da pele com a formação de Úlceras. Estas áreas ulceradas geralmente ocorrem em braços ou pernas. Se estas Úlcera de Buruli não são tratados nas primeiras fases da doença, os pacientes não só têm de viver com mau pele deformada, mas também considerável dor nas articulações, assim como a imobilidade parcial.
O que é a Úlcera de Buruli: A Úlcera de Buruli, também conhecida como úlcera de Bairnsdale, de Searls ou de Daintree é uma doença de pele infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium ulcerans. O início da Úlcera de Buruli é caracterizada por um nódulo indolor e inchaço que com os dias se transforma em uma Úlcera. Quase todos os 5000-6000 casos de Úlcera de Buruli, anuais ocorrem na África subsaariana, sendo raro na América e Ásia e não há relatos de casos recentes na Europa
Sintomas da Úlcera de Buruli: Os principais sinais desta doença surgem na pele, incluindo:
- Inchaço na pele;
- Ferida que cresce lentamente sem provocar dor;
- Pele com coloração mais escura, especialmente em volta da ferida;
- Inchaço do braço ou perna, se a ferida surgir nos membros.
Na maior parte dos casos, a ferida que aparece na pele é menor que a região afetada pela bactéria e, por isso, o médico pode precisar remover uma área maior que a ferida para expor toda a região afetada e fazer o tratamento adequado.
Tratamentos Para a Úlcera de Buruli: O tratamento da Úlcera de Buruli consiste de uma combinação de antibióticos e tratamentos complementares. Existem diretrizes de tratamento para profissionais de saúde na publicação da OMS intitulada Tratamento da doença por Mycobacterium ulcerans.
Antibióticos: Diferentes combinações de antibióticos são usados durante oito semanas para tratar a Úlcera de Buruli, independentemente da fase da doença. Dependendo do perfil de paciente, você pode usar uma das seguintes combinações:
- Uma combinação de rifampicina (10 mg / kg uma vez por dia) e estreptomicina (15 mg / kg uma vez por dia).
- Uma combinação de rifampicina (10 mg / kg uma vez por dia) e claritromicina (7,5 mg / kg duas vezes por dia). 2016 recrutar pacientes fase finalizado para um estudo randomizado controlado, com resultados esperados em 2017.
- Desde estreptomicina é contra-indicada na gravidez, a combinação de rifampicina e claritromicina é considerada a opção mais segura para este grupo de doentes
Na Austrália é normalmente utilizada uma combinação de rifampicina (10 mg / kg uma vez por dia) e de moxifloxacina (400 mg uma vez por dia) com bons resultados contra a Úlcera de Buruli, embora a sua eficácia não tem sido demonstrada em randomizado.