Úlcera de Decúbito – Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, a Úlcera de Decúbito também é conhecida como úlcera de pressão, dor de pressão ou dor de cama, é uma ferida aberta em sua pele. As Úlceras de Decúbitos geralmente ocorrem na pele cobrindo áreas ósseas. Os locais mais comuns para uma Úlcera de Decúbito são os seguintes:
- Ancas.
- Costas.
- Tornozelos.
- Nádegas.
Esta condição é comum entre:
- Pessoas idosas.
- Deficientes.
- Pessoas que passam longos períodos na cama ou uma cadeira de rodas.
- Pessoas que não podem mover certas partes do corpo sem ajuda.
- Pessoas com pele frágil.
A condição é altamente tratável e a recuperação é boa com um diagnóstico adequado.
Causa de Úlcera de Decúbito: A pressão é uma das principais causas de uma Úlcera de Decúbito. Deitar-se em uma certa parte do seu corpo por longos períodos pode causar a quebra da pele. Sua pele é mais fina em locais ao lado de osso ou cartilagem e seus quadris, calcanhares e cóccix são especialmente vulneráveis a feridas de pressão.
As Úlceras de Decúbitos também podem ocorrer quando você raspa ou esfrega a pele contra uma superfície dura ou áspera. As queimaduras na fricção podem danificar a camada mais externa das células da pele, chamada “epiderme”. Usar roupas sujas ou roupas sujas por longos períodos pode criar feridas abertas na pele. Isso pode irritar a camada de pele externa delicada.
Quem Está em Risco com a Úlcera de Decúbito: Há uma série de fatores de risco para úlceras de decúbito:
- Você pode estar em risco se você não pode mover ou mudar de posição sozinho enquanto está deitado na cama ou sentado em uma cadeira de rodas.
- Sua pele pode ser mais frágil e delicada se você é um adulto mais velho, o que pode colocar você em maior risco.
- Os maus hábitos alimentares ou a falta de nutrientes suficientes na sua dieta podem influenciar a condição de sua pele, o que pode aumentar seu risco. Isso inclui não beber água suficiente para manter sua pele hidratada e prevenir a secura.
- Condições como o diabetes podem restringir a circulação sanguínea, o que pode causar a destruição dos tecidos na pele e aumentar o risco.
Sintomas de Úlcera de Decúbito: Cada estágio de uma Úlcera de Decúbito apresenta sintomas diferentes. Dependendo do estágio, você pode ter um dos seguintes:
- Descoloração da pele.
- Dor na área afetada.
- Infecção.
- Pele aberta.
- Pele que não acende ao toque.
- Pele mais macia ou mais firme do que a pele circundante.
Diagnosticando uma Úlcera de Decúbito: Seu médico pode encaminhá-lo a uma equipe de cuidados de feridas de médicos, especialistas e enfermeiras experientes no tratamento de feridas de pressão. A equipe pode avaliar sua úlcera com base em várias coisas. Esses incluem:
- Tamanho e profundidade da sua úlcera.
- O tipo de tecido diretamente afetado por sua úlcera, como pele, músculo ou osso.
- A cor da pele afetada por sua úlcera.
- A quantidade de morte de tecido que ocorre da sua úlcera.
- A condição de sua úlcera, como presença de infecção, mau cheiro e sangramento.
- Seu médico pode tomar amostras dos fluidos e tecidos na sua Úlcera de Decúbito. Além disso, eles podem procurar sinais de crescimento de bactérias e câncer.
Tratamentos de Úlcera de Decúbito: Seu tratamento dependerá do estágio da sua úlcera. O tratamento pode incluir medicamentos, terapias e até cirurgia. Os medicamentos antibacterianos podem tratar a infecção. Você também pode receber medicação para aliviar ou reduzir qualquer desconforto.
Um processo para remover o tecido morto chamado “desbridamento” é uma opção para limpar sua ferida. Manter o local limpo e livre de detritos é importante para promover a cura. O seu médico pode solicitar mudanças frequentes na cura da ferida.